Maio 26, 2025
O Itaú Cultural recebe de 29 de maio a 1 de junho (quinta-feira a domingo) Um Grito Parado no Ar, texto clássico do ator, diretor e dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), cuja nova montagem é apresentada pelo Teatro do Osso. Marco do teatro brasileiro, que estreou a sua primeira versão em 1973, o espetáculo reflete sobre os desafios da criação artística em períodos de censura e repressão. Ela dialoga, agora, com questões contemporâneas, por meio da dramaturgia assinada em conjunto pela companhia teatral, o dramaturgo Jonathan Silva e o diretor Rogério Tarifa.
Assim como toda a programação do Itaú Cultural, as apresentações da peça são gratuitas. Os ingressos podem ser reservados a partir das 12h do dia 27 (terça-feira), na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural. Todas as apresentações contam com interpretação em Libras.
Um Grito Parado no Ar reflete sobre a precariedade e a persistência de se fazer arte em tempos complexos, ao acompanhar um grupo de artistas que ensaia uma peça a 10 dias da estreia e vê essa produção sendo ameaçada tanto pela censura, quanto por dívidas e restrições financeiras. A trama mantém a essência crítica proposta por Guarnieri há mais de 50 anos, no período da ditadura militar brasileira, expondo os desafios de se fazer arte em um contexto de repressão.

Nesta nova montagem, estreada em janeiro, o diretor Rogério Tarifa segue com foco na importância do teatro como ferramenta de questionamento e crítica social. No entanto, traça também diálogos com a atualidade, com improvisações do elenco baseadas em relatos reais sobre este cotidiano permeado por questões sociais e econômicas.
Ainda, ele faz uma conexão entre dois tempos de Um Grito Parado no Ar – o de 1973 e o de 2025 –, por meio da participação de Dulce Muniz. A atriz faz parte da história do teatro brasileiro e integrou o Teatro Arena, vivenciando situações como as levadas ao palco no papel da personagem Flora.
Com direção musical de William Guedes e composições originais de Jonathan Silva, este ato-espetáculo musical conta com um coro de oito integrantes, que se junta ao elenco e enriquece a conexão com o público. Assim, atrizes, atores e não atores, pessoas cis e pessoas trans, além de diferentes gerações, classes sociais e nacionalidades, colocam em cena uma pluralidade de vozes e experiências.
Curiosidades e história
Gianfrancesco Guarnieri foi um ator, diretor, dramaturgo e poeta italiano naturalizado brasileiro. Figura central do Teatro de Arena de São Paulo, ele marcou a dramaturgia nacional com textos que abordavam questões sociais e políticas. Entre as suas obras mais significativas está Eles Não Usam Black-Tie, reconhecida como um marco do teatro brasileiro, em 1958. O cineasta Leon Hirszman levou a peça para o cinema em 1981, sob sua direção e com fotografia de Lauro Escorel.
Um Grito Parado no Ar estreou há 52 anos, em um período de forte repressão política, e tornou-se um símbolo da resistência cultural. Dos movimentos das ruas nos anos 1970, levou para o palco a frase "Nós vamos estrear, nem que seja na marra!", dita em cena pelo personagem Fernando, mas que ecoava como um manifesto dos artistas contra a censura daquela época.
Sobre o grupo e o diretor
Teatro do Osso tem uma trajetória de nove anos e um repertório que reafirma algumas características constitutivas de uma linguagem do grupo: a exploração das possíveis relações entre a fala, música e encenação; a construção de uma dramaturgia coletiva a partir das vivências pessoais, éticas, estéticas e políticas de cada integrante do grupo; a incorporação das experiências originadas na resistência social; e a desconstrução da relação palco e plateia.
Entre seus trabalhos estão os espetáculos Canto para Rinocerontes e Homens e Produtos, as leituras dramáticas de A Lua Muito Pequena e a Caminhada Perigosa, de Augusto Boal, e Meu Reino por um Cavalo, de Dias Gomes, o show Ato de Liberdade e a exposição Do Canto ao Grito - Um Estudo sobre o Teatro Épico no Brasil, a partir da obra Um Grito Parado no Ar.
Rogério Tarifa é diretor, ator, dramaturgo, cenógrafo e diretor de arte. Em 2022, dirigiu O que nos Mantém Vivos, trabalho com o qual foi indicado ao Prêmio Shell de Direção, e ao APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte como Melhor Espetáculo. No mesmo ano dirigiu ANONIMATO, espetáculo da Cia Mungunzá de Teatro. Ganhou o Shell de Melhor Cenário e foi indicado na categoria direção com os espetáculos Cantata Para Um Bastidor de Utopias e O que nos Mantém Vivos?.
É integrante da Cia São Jorge de Variedades há 22 anos, da Cia do Tijolo há 15, do coletivo Teatro do Osso e do coletivo Ópera Urbe, ambos há 7 anos. No grupo Teatro Popular União e Olho Vivo, dirigiu, em 2018, o espetáculo Bom Retiro Meu Amor ao lado de César Vieira. Junto a estes grupos, nos últimos anos, dirigiu dezenas de espetáculos aclamados na cena paulistana.
Ficha Técnica
Direção: Rogério Tarifa
Dramaturgia: Jonathan Silva, Rogério Tarifa e Teatro do Osso
Direção de Atores: Luis André Cherubim e Rogério Tarifa
Texto original: "Um Grito Parado no Ar", de Gianfrancesco Guarnieri
Elenco: Guilherme Carrasco, Isadora Títto, Maria Loverra, Oswaldo Ribeiro Acalêo e Rubens Consulini
Atriz convidada: Dulce Muniz
Coro: Dan Nonato, Thiego Torres, Ísis Gonçalves, Marcela Reis, Nduduzo Siba, Rommaní Carvalho, Sofia Lemos e Wilma Elena
Iluminação: Marisa Bentivegna
Direção musical e treinamento vocal: William Guedes
Composições originais: Jonathan Silva
Músicos: Gabriel Moreira, Felipe Chacon e Ju Vieira
Direção de movimento e treinamento: Marilda Alface
Direção de Arte: Rogério Tarifa
Cenário: Diego Dac e Rogério Tarifa
Figurino: Juliana Bertolini
Desenho de som: Duda Gomes
Produção Executiva: Carolina Henriques
Diretor de palco: Diego Dac
Técnico de Palco: DiegoLeo
Técnica de Luz: Gabi Ciancio
Técnico de som: Duda Gomes
VJ: Lui Cavalcante
Assistente de Produção: Julia Terron
Assistente figurino: VI Silva
Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli
Fotos: Mauricio Bertolin e Cacá Bernardes
Designer gráfico: Fábio Vieira
Ilustração: Elifas Andreato
Realização: Teatro do Osso
Produção: Jessica Rodrigues Produções Artísticas
Direção de Produção: Jessica Rodrigues
Serviço
Peça Um Grito Parado no Ar
De 29 de maio a 1 de junho (quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Com Teatro do Osso. Direção: Rogério Tarifa.
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Duração: 170 minutos
Capacidade: 224 lugares
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
Interpretação em Libras
PROTOCOLOS / Sala Itaú Cultural:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.
Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção "Minhas compras" no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.
Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Fonte: Larissa Corrêa - Itaú Cultural
Trio Le Donne apresenta-se gratuitamente na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Higienópolis.
O recital A Música de Câmara Brasileira- Paisagens Sonoras do Centro de Música Brasileira contará com o Trio Le Donne, canto, violoncelo e piano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/trio+le+donne+universidade+presbiteriana+mackenzie+higienopolis.php
Mostra internacional Naveganças entra em cartaz na Funarte, com artistas de três países e participação cearense de Ana Cristina Mendes e Herbert Rolim.
Exposição celebra os 35 anos da Ponte Cultura e reúne artistas do Brasil, Alemanha e Canadá em torno de assuntos como deslocamento, território e encontros culturais
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+internacional+navegancas+funarte+artistas+tres+paises+participacao+cearense+ana+cristina+mendes+herbert+rolim.php
Carol Garcia e Juliana Lohmann estreiam Animal Dentro.
A peça mergulha na amizade profunda e complexa entre Carolina e Juliana, duas mulheres que crescem e vivem juntas, mas que na idade adulta são impedidas de continuar essa amizade.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/carol+garcia+juliana+lohmann+estreiam+animal+dentro.php
Sesc Consolação realiza workshop e concerto Gratuito com artistas eslovenos no dia 23 de abril.
A cantora Neza Okorn e o trompetista Zan Cesar conduzem a formação vocal seguida da apresentação que mescla jazz, música brasileira e criação em tempo real
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+consolacao+workshop+concerto+gratuito+artistas+eslovenos+abril.php
Depois de 2 temporadas de sucesso em São Paulo, Na Sala dos Espelhos ocupa a Cúpula do Theatro Municipal com 6 apresentações gratuitas.
Solo tem indicação ao prêmio APCA de melhor atriz, para Carolina Manica, e a direção é assinada por Michelle Ferreira e Maíra de Grandi. Monólogo traz aos palcos adaptação do quadrinho homônimo de Liv Strömquist e questiona a tirania da imagem em um mundo dominado pelas redes sociais
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sala+dos+espelhos+theatro+municipal+apresentacoes+gratuitas.php
Bela Vista Cultural lança o primeiro Guia Gastronômico da Culinária Imigrante do século XXI em São Paulo.
Publicação reúne 33 estabelecimentos familiares comandados por imigrantes de diferentes gerações e conta com cupons promocionais para estimular a visitação do público a bares e restaurantes como Al Janiah, Casa Turca e Cho Sun Gal Bi, entre outros
https://www.sampaonline.com.br/noticias/bela+vista+cultural+guia+gastronomico+culinaria+imigrante+seculo+xxi+sao+paulo.php
Espetáculo de dança Do chão não passa tem novas apresentações em temporada gratuita.
O espetáculo, que explora a potência do movimento rasteiro, e investiga as possibilidades de uma dança em plano baixo, tem novas apresentações nos Teatros Paulo Eiró e Arthur Azevedo em maio
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+danca+chao+nao+passa+novas+apresentacoes+temporada+gratuita.php
Concerto Tempo Pascal apresenta raridades do século XVIII.
Concerto sob regência de Jésus Figueiredo reúne Vivaldi, José Maurício Nunes Garcia e obra inédita de Jommelli no Brasil para o ciclo da Páscoa.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/concerto+tempo+pascal+apresenta+raridades+seculo+xviii.php
Circuito de Teatro Infantil Ambiental anuncia apresentações em Francisco Morato e Caieiras.
O projeto promove apresentações gratuitas do espetáculo "Pasqualino e a Natureza", que mistura arte, diversão e educação ambiental ao abordar de forma leve e poética a importância de cuidar do planeta.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circuito+teatro+infantil+ambiental+anuncia+apresentacoes+francisco+morato+caieiras.php
O Buraco d’Oráculo realiza em abril a XIII Mostra de Teatro de São Miguel Paulista.
O teatro de rua ocupa o bairro da zona leste paulistana com nove espetáculos gratuitos. Cultura, arte e diversão ao ar livre!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/buraco+d’oraculo+realiza+abril+xiii+mostra+teatro+sao+miguel+paulista.php
Tenor Jean William e violonista Rafael Altro apresentam concerto no CCSP.
Espetáculo reúne árias de ópera e canções brasileiras em formação inédita de voz e violão, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tenor+jean+william+violonista+rafael+altro+apresentam+concerto+ccsp.php