Itaú Cultural recebe a estreia do espetáculo cênico-musical O Diário de André Rebouças

Maio 06, 2025

De 8 a 11 de maio (quinta-feira a domingo), o Itaú Cultural recebe a estreia do espetáculo cênico-musical O Diário de André Rebouças, com concepção, dramaturgia e direção do músico Renato Gama. O espetáculo é resultado da primeira residência artística realizada em um arquivo documental no Brasil, fruto de uma parceria entre a Sá Menina Plataforma de Artes, o Instituto Çarê e o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), e propõe uma reflexão potente sobre memória, resistência e transformação social.

Assim como toda a programação do Itaú Cultural, as apresentações da peça são gratuitas. Os ingressos podem ser reservados a partir das 12h do dia 6 de maio (terça-feira), na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural. Todas as apresentações contam com interpretação em Libras.


Crédito: Thiago Tannous

A trama de O Diário de André Rebouças acompanha quatro jovens de uma favela fictícia, vizinha a uma universidade, que, guiados por Mãe Carolina – uma mãe de santo ancestral –, recebem apoio financeiro de um mecenas para ingressarem no ambiente acadêmico. O objetivo inicial é ousado: roubar o diário de André Rebouças (1838-1998), engenheiro e articulador do movimento abolicionista no Brasil. Durante a jornada, eles encontram autores, autoras e espíritos que transformam suas vidas, revelando a busca pelo conhecimento como ato de resistência, cura e mobilidade social.

A peça mergulha em temas como o racismo estrutural, o elitismo nas universidades públicas e a urgência de diálogos mais inclusivos entre a academia e as periferias brasileiras. O espetáculo é, ao mesmo tempo, semente, raiz e flor — um encontro de tempos, saberes e territórios.

Com texto, dramaturgia e direção assinados pelo compositor e musicoterapeuta Renato Gama, e cofundador da Sá Menina, o espetáculo é estruturado em três atos, inspirados em documentos originais do acervo de André Rebouças – em especial, um de seus diários, a partir do qual Gama constrói uma narrativa onde o real e o ficcional se entrelaçam para afirmar o direito à memória e ao sonho.

Para tanto, a produção do espetáculo obteve acesso a outros materiais para o desenvolvimento da narrativa. Entre eles, cartas escritas por mulheres negras no século XIX e documentos escritos por Milton Santos, um dos maiores geógrafos brasileiros.

"A história e o conhecimento sempre foram negados aos jovens negros da periferia, portanto, a ideia da peça, além de ser um registro documental, é também mostrar para esses jovens que para além do esporte e da música, existem outros grandes exemplos de luta e resistência negra, como foi André Rebouças para a engenharia, mostrando que podemos ser amplos e diversos", afirma Renato.

Sobre Sá Menina

A Sá Menina Plataforma de Artes traz a história de quintais de resistência criados por afrodescendentes, e afirma a força da vida, assim como a árvore Baobá. É ponto de encontro! Reúne o contemporâneo e a tradição, desenvolvendo linguagens artísticas e proporcionando espaços seguros de acolhimento, de criação e de expansão de saberes. Co-fundada pelo premiado artista, diretor, escritor, compositor e produtor musical, Renato Gama, a Sá Menina nasce em 2014 com a intenção de descolonização e descentralização da arte, oxigenando o cenário artístico, principalmente do território de São Paulo. Caracteriza-se como uma plataforma múltipla e transdisciplinar, criando diálogos entre música, teatro, literatura, audiovisual, arte de rua, artes plásticas, diversificando, ampliando olhares e partilhando histórias.

Ficha técnica

Direção, dramaturgia e concepção: Renato Gama
Direção Musical: Ronaldo Gama
Elenco: Luzia Rosa (Mãe Carolina), Almir Rosa (Mar da Rua / André Rebouças / Doutor Mário), Tiago Mine (Pedro), Tita Reis (Márcio), Luciana Sunsun (Cleide / Sayuma), Gav (NR / Guiné), Janna (Nay / Conceição), Thais de Sá (Inaraí / Piá), Oswaldo Faustino (Chico Beleza) e Paulo Rafael (Antonio Caronte)
Músicos: Izzy Gordon. Ronaldo Gama, Jhony Guima e Mozart Silva
Cenografia: Julio Dojcsar
Desenho de Luz: Danielle Meireles
Operador de iluminação: João Alves
Figurino: Silvana, Vera Lucia
Produtor Técnico: Kauê Gama
Sonoplastia: Malak Beatz
Roudie: Marcelo Henirque
Assistente de direção: Gabriella Gummersbach
Contrarregragem: Isadora Rosa
Mediadora de Pesquisa: Letícia Cescon da Rosa
Coordenação pedagogica: Paulo Rafael
Produção Executiva: Ligéa de Mateo
Apoio: Çarê - IEB USP - Sá Menina
A&R: Edu Silva
Registro de foto: Thiago Tannous
Registro de foto e vídeo: JS Filmes e Mel Gomes
Camarim/produção: Elenice Joaquim e Hamilton Medeiros
Arte de divulgação: Saulo Martin

Serviço

ESTREIA / peça O Diário de André Rebouças
De 8 a 11 de maio (quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Direção, dramaturgia e concepção: Renato Gama. Direção Musical: Ronaldo Gama.
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Duração: 150 minutos
Capacidade: 224 lugares
Classificação Indicativa: Livre, segundo autodefinição
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir de 6 de maio (terça-feira), às 12h, pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural
Interpretação em Libras

PROTOCOLOS / Sala Itaú Cultural:

- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção "Minhas compras" no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Fonte: Larissa Corrêa - Itaú Cultural

Outras notícias

Centro de Música Brasileira no Mackenzie, em Higienópolis apresenta recital gratuito Modinhas e Lundus.
O recital, gratuito, terá as cantoras Eliseth Gomes e Luciana Monteiro, com Antônio Carlos de Magalhães ao cravo, que interpretarão obras de Antônio José da Silva, Antônio José do Rego, Carlos Gomes, Domingos Caldas Barbosa e outros autores.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+musica+brasileira+mackenzie+higienopolis+recital+gratuito+modinhas+lundus.php

Na semana da Consciência Negra, CineTeatro Santos Dumont exibe documentário Black Rio! Black Power! em sessão gratuita.
O diretor do documentário, Emilio Domingos, faz uma imersão pelo Black Rio, importante movimento cultural e político no Brasil durante a década de 1970.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/semana+consciencia+negra+cineteatro+santos+dumont+documentario+black+rio+black+power.php

MAC USP traz diálogos entre Arte Contemporânea, arqueologia, antropologia, arquitetura e saberes tradicionais.
A mostra promove e cultiva reflexões críticas sobre os múltiplos e dissonantes sentidos da agricultura, em diferentes contextos sociais, e as complexas formas em que humanos e plantas se relacionam
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+dialogos+arte+contemporanea+arqueologia+antropologia+arquitetura+saberes+tradicionais.php

Itaú Cultural abre temporada de Black Machine no Dia da Consciência Negra, com Hamlet e Ofélia incorporados em corpos pretos no século 21.
Peça com dramaturgia de Dione Carlos e direção geral de Eugênio Lima leva ao palco o ator Fernando Lufer e a atriz Marina Esteves no papel destes dois personagens da dramaturgia mundial com olhares contemporâneos a temas como raça, necropolítica, masculinidade tóxica, dor e desejo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+abre+temporada+black+machine+dia+consciencia+negra+com+hamlet+ofelia+incorporados+corpos+pretos+seculo.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo infantil Peixinho Nuni.
A apresentação acontece no dia 23 de novembro e a entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+espetaculo+infantil+peixinho+nuni.php

No Mês da Consciência Negra, Projeto Trançando Vidas promove oficinas gratuitas na Zona Norte.
Por meio da arte das tranças, o projeto promove formação profissional gratuita, valorização da identidade negra e fortalecimento comunitário, criando oportunidades reais de autonomia e protagonismo para mulheres do território.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mes+consciencia+negra+projeto+trancando+vidas+promove+oficinas+gratuitas+zona+norte.php

Itaú Cultural estreia Sonora Brasiliana, encontros musicais intimistas no espaço da mostra histórica Brasiliana Itaú.
A programação, que abre com o duo Conversa Brasileira, convida artistas a mostrarem suas músicas e falarem sobre seus processos criativos em troca direta com o público, sem palco, tendo como cenário e inspiração esta exposição permanente no IC. A mostra percorre a história do Brasil através de quase mil peças — muitas delas raras —, como pinturas e documentos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+estreia+sonora+brasiliana+encontros+musicais+intimistas+espaco+mostra+historica+brasiliana+itau.php

CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php

Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php

Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php

Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php

No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php

Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php

No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php