Itaú Cultural recebe espetáculos teatrais e oficina criativa voltados às crianças e suas famílias

Agosto 06, 2025

Nos finais de semana de agosto, o Itaú Cultural realiza novas atividades para crianças e suas famílias. Nos primeiros dois sábados do mês, dias 2 e 9, às 11h30, a programação tradicional para esse público no Bulevar do Rádio, espaço ao ar livre entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, continua com uma nova atração, o espetáculo Casa de Vó, do Coletivo Corpo Aberto. A peça une música, poesia e dança e acompanha três netas que lutam para que a casa de sua avó, que faleceu, não seja demolida. Nos domingos de agosto, a partir do dia 3, às 16h, chega à Sala Vermelha uma nova peça para crianças, o espetáculo Decripolou Totepou. Nele, a multiartista pernambucana Odília Nunes vive Bandeira, uma palhaça sertaneja que conta histórias através dos objetos divertidos que carrega em sua mala, como bonecos e malabares.

Por fim, nos domingos de agosto, setembro e outubro, às 11h, o núcleo de Mediação Cultural realiza uma nova atividade para famílias no térreo do Itaú Cultural, a oficina Postal lúdico – Rabiscos e memórias. Ela convida o público a criar cartões postais com materiais diversos, como giz pastel oleoso, guache em bastão, lápis de cor e outros. Como tudo no IC, a programação é gratuita. Para assistir ao espetáculo Casa de Vó e participar da oficina, não é necessário reservar ingressos, basta chegar, sujeito a lotação. Para assistir a Decripolou Totepou, por sua vez, é necessário reservar ingressos pela plataforma INTI, disponível no site do IC, a partir das 12h da terça-feira da semana da apresentação.

Quem não conseguir garantir o seu ingresso, pode comparecer uma hora antes do evento ser iniciado, quando é formada uma fila de espera. Os ingressos que tiverem desistência serão distribuídos por ordem de chegada.

Sobre as programações
Casa de Vó, do Coletivo Corpo Aberto, grupo de teatro sediado na Zona Leste de São Paulo, faz apresentações no Bulevar do Rádio nos dois primeiros sábados de agosto, dias 2 e 9, às 11h30. O espetáculo acompanha três netas que, após a partida da avó, recebem a proposta de uma construtora que deseja demolir a antiga casa dela para erguer um prédio comercial. Determinadas a lutar pela preservação da residência, elas ocupam a casa da árvore construída no quintal e descobrem um catálogo de folhas que a avó havia compilado. Juntas, elas relembram momentos da infância enquanto planejam estratégias para finalizar o livro e salvar a casa.

Em cena, as atrizes criadoras Jennifer Soares, Thamara Almeida e Patrícia Bruschini mesclam elementos do teatro, da dança e da poesia, acompanhadas da trilha sonora criada pela musicista e cantora Rita Maria, com canções de André do Amaral, que também assina a dramaturgia. Por meio da brincadeira e da interação com o público, o espetáculo aborda temas como a especulação imobiliária, o crescimento vertical da cidade de São Paulo, e a importância de preservar afetos, memórias e raízes. A direção é de Verônica Avelar.

Nos domingos de agosto, às 16h, por sua vez, a Sala Vermelha, localizada no 3º andar do Itaú Cultural, recebe a temporada de uma nova peça para crianças. Criado e interpretado pela brincante popular, atriz, bonequeira, diretora teatral, dramaturga, cordelista e produtora cultural pernambucana Odília Nunes, o espetáculo Decripolou Totepou apresenta Bandeira, uma palhaça sertaneja. Em mais uma de suas paradas, a personagem encontra-se com uma terrível "dor de boneca", que a impede de realizar sua função de palhaça. Então, surge o boneco Sr. Moraes, um velho amigo, trazendo consigo uma receita de espantar tristezas.

Curada, a palhaça segue sua brincadeira com o público, na qual conta histórias populares a partir de seus dotes circenses e ilusionistas e dos objetos divertidos que carrega em sua mala, como bonecos e malabares. O figurino de Odília, que já apresenta o espetáculo há 20 anos, é construído com material reciclado, como garrafas, embalagens e tampinhas.

Ainda, o público que visitar o Itaú Cultural aos domingos de agosto, setembro e outubro, poderá participar da nova oficina Postal lúdico – Rabiscos e memórias, que acontece às 11h no piso térreo do prédio. Nela, os educadores do núcleo de Mediação Cultural convidam os participantes a confeccionar um cartão-postal lúdico, experimentando materiais diversos, como giz pastel oleoso, guache em bastão, lápis de cor, entre outros, de forma a construir um trabalho com a imaginação e a criatividade.

Como um cartão-postal conta a história de uma viagem ou de um lugar? Quais são os cartões-postais da nossa cidade ou da Avenida Paulista? Nessa prática, cada pessoa poderá criar registros de seus passeios ou viagens, documentar memórias, ideias ou desejos.

SERVIÇO

Casa de Vó, do Coletivo Corpo Aberto (SP)
2 e 9 de agosto (sábado), às 11h30
Local: Bulevar do Rádio (entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista)
Classificação indicativa: livre
Duração: 30 min
Entrada gratuita, basta chegar. Sujeito a lotação.

Decripolou Totepou, de Odília Nunes (PE)
3, 10, 17, 24 e 31 de agosto (domingo), às 16h
Local: Sala Vermelha, no 3º andar do Itaú Cultural
Classificação indicativa: livre
Duração: 50 min
Capacidade: 70 lugares
Ingressos gratuitos, reservados na terça-feira da semana da apresentação pelo site do IC (www.itaucultural.org.br).
Quem não conseguir reservar o seu pode comparecer ao Itaú Cultural no dia da atração, onde uma fila de espera é formada uma hora antes do seu início. Os ingressos remanescentes são distribuídos por ordem de chegada.

Postal lúdico – Rabiscos e memórias
Domingos de agosto, setembro e outubro, das 11h às 13h (entrada até as 12h30)
Local: térreo do Itaú Cultural
Classificação indicativa: livre (crianças devem permanecer acompanhadas de seus responsáveis)
Duração: aprox. 120 min
20 vagas
Entrada gratuita, basta chegar. Sujeito a lotação.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Fonte: Júlia Rodrigues - Assessoria Itaú Cultural

Outras notícias

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php