Itaú Cultural recebe o espetáculo Filoctetes em Lemnos, inspirado na mitologia grega e na vivência de dor e sobrevivência

Abril 24, 2026

O Itaú Cultural recebe, de 30 de abril a 3 de maio (quinta-feira a domingo), o espetáculo Filoctetes em Lemnos, que está de volta aos palcos da cidade, agora em apresentações gratuitas. Com direção de Marina Tranjan, a dramaturgia cruza o mito de Filoctetes com a experiência pessoal do performer Vinicius Torres Machado, dando origem a um personagem que convive com seu corpo enfermo. Esta fragilidade, no entanto, expõe tanto a imperfeição, quanto a beleza e a presença da matéria viva.

Neste final de semana, as sessões acontecem às 20h nos dias 30 de abril e 2 de maio (quinta-feira e sábado), e às 18h no feriado de 1 de maio (sexta-feira) e no dia 3 (domingo). Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados sempre a partir das 12h do dia 28 de abril (terça-feira), por meio da plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural.


Crédito: Ju Paié

Em Filoctetes em Lemnos, Filoctetes é um herói incapaz de suportar a sua própria dor. No Mar Egeu, a caminho da Guerra de Troia, ele é picado no pé por uma serpente venenosa, gerando uma ferida que não cicatriza. Vivendo sem trégua com sua carne apodrecendo e dolorida, seus companheiros, que também não suportam o seu cheiro e seu sofrimento, decidem abandoná-lo na Ilha de Lemnos, onde ele fica vivendo sozinho por nove anos.

A trajetória toma um novo rumo quando, segundo a mitologia, um oráculo revela que Troia só pode ser conquistada com o retorno de Filoctetes, com o seu arco e flechas herdados de Hércules. O herói, que inicialmente resiste ao pedido, acaba cedendo e vai para a batalha, desempenhando um papel fundamental na queda de Troia e no fim da guerra.

A concepção de Filoctetes em Lemnos faz um cruzamento da trajetória desse mito – transformado em texto de teatro por dramaturgos filósofos como Sófocles e Heiner Müller – com a história pessoal do ator Vinicius Torres Machado e seu próprio corpo. Após a retirada de parte do nervo ciático e de sua musculatura posterior em decorrência do tratamento de um tumor maligno, Machado perdeu alguns movimentos da perna direita e convive com uma ferida causada pela radioterapia, que, há 20 anos, se abre periodicamente. Assim, ele se aproxima do personagem central.

O espaço cênico, assinado por Eliseu Weide, materializa o isolamento do personagem, distanciando-o tanto do público, quanto de qualquer outra matéria. A exceção fica por conta de uma mesa consumida pela ferrugem e circundada por terra, que o deixa ilhado durante toda a ação, assim como viveu Filoctetes.

A peça esteve em temporadas no Sesc Pompeia e no TUSP Maria Antonia. Ela começou a ser elaborada por Machado em 2022, na cidade de Holstebro, na Dinamarca, com a plataforma Cross Pollination. Naquele ano, o artista também esteve em Londres, e desenvolveu novas etapas do projeto por meio da residência artística Intercultural Roots. Em 2023 seguiu para Bruxelas, onde novos processos foram trabalhados no ateliê SZN art Lab.

Sobre performer e diretora
Vinicius Torres Machado é professor do Instituto de Artes da UNESP, com formação em interpretação teatral e doutorado em Artes Cênicas pela ECA/USP. Fez pós-doutorado na Ghent University, na Bélgica, integrando o grupo S:PAM, e coordena o Grupo de Estudos da Matéria Cênica (CNPq). Sua trajetória acadêmica se dedica à teoria teatral e à estética, com investigações sobre a máscara no teatro moderno, a relação entre matéria e tempo na cena e a teatralidade trágica grega. Esses estudos resultaram em livros publicados pelas editoras UNESP e Annablume, alguns em coautoria. Como artista, atua como diretor, performer e dramaturgo, com criações reconhecidas como A Porta, Aporia, Com os bolsos cheios de pão, Revoltar e Filoctetes em Lemnos.

Marina Tranjan é atriz, dramaturga e diretora, graduada pela ECA/USP. Assina a dramaturgia de obras como O Ruído Branco da Palavra Noite, Sobre Concreto Sonho e Aporia, além de Anecdoche e Cantos de um naufrágio esquecido. É autora também de Todos os Meus, premiada em concurso do grupo Folias, e de Fuga a Quatro Vozes, em fase de montagem. Integrante da Companhia Auto-Retrato entre 2002 e 2012, atuou como atriz, diretora e dramaturga em diversos espetáculos. Em 2025, dirigiu Filoctetes em Lemnos, e integrou o núcleo Narrativas de Passagem, da Escola Livre de Teatro de Santo André, sob orientação de Luís Alberto de Abreu.

Ficha técnica:
Concepção geral e performance: Vinicius Torres Machado
Direção e criação: Marina Tranjan
Desenho de som e criação: Pedro Canales
Assistência de direção, assistência de produção e design: Luane Sato
Acompanhamento de movimentação: Laura Puche
Cenotecnia e pesquisa de materiais: Beatriz Mendes
Assistente de cena: Juan Luís
Cenografia: Eliseu Weide
Iluminação: Wagner Antônio e Dimitri Luppi
Fotografia: Ju Paié e Helyana Manso
Coordenação de produção: Leo Birche

SERVIÇO
Espetáculo Filoctetes em Lemnos
De 30 de abril a 3 de maio (quinta-feira e sábado, às 20h, e sexta-feira e domingo, às 18h)
Teatro (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos [nudez]
Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural

PROTOCOLOS no teatro do Itaú Cultural:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção "Minhas compras" no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Fonte: Assessoria de Imprensa - ConteúdoInk

Outras notícias

Oficinas de Música Caipira levam clássicos de raiz ao Theatro São Pedro em apresentação gratuita.
O evento acontece no dia 22 de agosto, a partir das 16h.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oficinas+musica+caipira+levam+classicos+raiz+theatro+sao+pedro+apresentacao+gratuita.php

Teatro YouTube reúne Bianca Comparato, Rita Von Hunty e Daniela Thomas em programação inédita.
Com mesas de debate, dança, literatura, música e performances, programação inspirada na obra de Anne Carson amplia a experiência do espetáculo para além do palco e segue até 27 de setembro, no Conjunto Nacional.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+youtube+reune+bianca+comparato+rita+von+hunty+daniela+thomas+programacao+inedita.php

Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php

Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vídeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php

44º Encontro Nacional de Dança reúne grupos de todo o país no Teatro Sérgio Cardoso.
Evento gratuito acontece nos dias 29 e 30 de agosto e promove apresentações, intercâmbio artístico e atividades voltadas à valorização da dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/44º+encontro+nacional+danca+reune+grupos+todo+pais+teatro+sergio+cardoso.php

Circo Piorô estreia espetáculo A Banda do Circo Piorô com temporada na Zona Leste.
Novo trabalho do coletivo da Zona Leste une música ao vivo, palhaçaria e circo contemporâneo para refletir, com humor e ironia, sobre os desafios de viver da arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+pioro+estreia+espetaculo+banda+circo+pioro+com+temporada+zona+leste.php

Programação Especial Celebra a Poética de William Shakespeare no Sesc Belenzinho.
A programação é dedicada à obra de William Shakespeare, e promove a interseção entre literatura, artes cênicas e música
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+especial+celebra+poetica+william+shakespeare+sesc+belenzinho.php

Ana Leal estreia mostra inédita Chão de Histórias, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com concepção artística e expográfica da própria artista, acompanhamento de Sylvia Sanchez e texto crítico de Éder Chiodetto, a exposição reúne 21 obras sobre memórias e ancestralidade do sertão pernambucano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+leal+chao+historias+museu+imagem+som+mis.php