Itaú Cultural recebe a edição paulista do festival Porto Alegre em Cena, com dois espetáculos gaúchos inéditos na cidade

Abril 16, 2025

De 17 a 20 de abril (quinta-feira a domingo), a Sala Itaú Cultural recebe o 31º Porto Alegre em Cena, festival que chega a São Paulo em uma itinerância para além do Rio Grande do Sul, movida pela busca de manter a produção teatral gaúcha ativa e em circulação, após as enchentes sofridas no ano passado. Na capital paulista, serão apresentados os espetáculos A Mulher que queria ser Micheliny Verunschk e Idade é um Sentimento, ainda inéditos na cidade.

Todas as atividades no Itaú Cultural são gratuitas. Os ingressos para o festival podem ser reservados a partir das 12h do dia 12 (terça-feira) na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural. Todas as apresentações contam com interpretação em Libras, e terão audiodescrição sempre no segundo dia de apresentação de cada espetáculo.


Crédito: Isadora Quintana

A programação tem início no dia 17 (quinta-feira), às 20h, com a Cia Stravaganza em A mulher que queria ser Micheliny Verunschk, a ser reapresentada no dia seguinte no mesmo horário. O romance de Wilson Freire, ganha o palco com atuação de Sandra Possani e direção de Adriane Mottola, colocando em cena uma mulher que conhece a dor desde pequena. Ela foi abusada na adolescência. Crescida, quis ser escritora.

A personagem acha que as pessoas aprendiam a ler olhando as letras, com as palavras pulando dos livros para dentro dos olhos e saindo pela boca, em uma revelação da ingenuidade de uma garota educada em um ambiente masculino, em zona portuária. Nas poucas saídas de seu mundo particular, seu contato com o exterior é por meio dos homens. Eles passam por sua vida, mas logo se vão em seus navios.

Como um porto sem cais e em constante imobilidade, ela vê a passagem da vida sumindo no mar. No entanto, a sua imaginação é gigantesca e ela gosta de garatujar letras e garranchos, procurar e alimentar ideias, chafurdar frases, em busca de inspiração para contar a sua própria história e um pseudônimo de escritora à altura dessa enorme tarefa.

No sábado e no domingo, respectivamente às 20h e às 19h, é apresentado o espetáculo interativo Idade é um Sentimento. Encenado pelas atrizes Gabriela Munhoz e Paola Kirst, sob direção de Camila Bauer, o texto da escritora canadense Haley McGee propõe reflexões sobre a passagem do tempo e as infinitas possibilidades de fazer escolhas e modificar rumos enquanto se está vivo.

A peça é um chamado para aproveitar o tempo da vida, com uma narrativa que costura o texto com escolhas do espectador sobre quais recortes de vida da personagem devem ser contados. Assim, reflete sobre ritos de passagem, a trajetória para a vida adulta, a gloriosa e melancólica vulnerabilidade da vida e a incapacidade de controlá-la.

Resistência e novidades

"Receber o Porto Alegre em Cena em São Paulo é muito gratificante para o Itaú Cultural, pois reforça nosso olhar e atuação no sentido de buscar fomentar e contribuir para a circulação de produções artísticas em um país grande como o Brasil", pontua Galiana Brasil, gerente de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural, sobre a parceria com o festival nesta edição histórica, em circulação pelo país.

Ela destaca que o Rio Grande do Sul tem uma produção artística de grande força e potência criativa. "Uma das comprovações disso é este festival, que, com mais de três décadas de atuação, não desmoronou nem mesmo depois de passar pelas terríveis enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul no ano passado e ainda impactam a população gaúcha", complementa ela.

Em função dessas enchentes que devastaram parte do Estado há um ano e, em consequência, as produções culturais, a 31ª edição do Porto Alegre em Cena foi realizada entre novembro e dezembro de 2024 na capital gaúcha, voltada exclusivamente à produção local. Mais de 35 espaços receberam um público estimado em 12 mil pessoas, para conferir os mais de 80 espetáculos gaúchos de artes cênicas – entre peças de teatro, dança, circo, performances e ações formativas –, reafirmando a força e a diversidade da arte produzida no Rio Grande do Sul.

Ainda, em uma ação inédita para continuar fomentando a produção e circulação das produções, o festival foi além-fronteiras, levando espetáculos de lá para outros estados. "Testemunha privilegiada da história do Porto Alegre em Cena, posso dar um depoimento do quanto se trabalha para aumentar o espectro das parcerias culturais que podem ampliar a potência de um evento, expandi-lo para além de suas fronteiras regionais. Nesses mais de 30 anos, dialogamos com todos aqueles que demonstraram interesse pelo nosso trabalho regional. Vida longa ao projeto de circulação nacional. Que tudo se revele potente e importante. Bem-vindos!", celebra Luciano Alabarse, coordenador geral do Porto Alegre em Cena.

Para os artistas que estão vivenciando a novidade, a ação é um ganho para a cena artística nacional, fortalecendo a cena local e estimulando a circulação. "A presença da Cia Stravaganza e de outros grupos gaúchos em São Paulo propicia uma oportunidade inestimável para que nossos artistas ampliem seus horizontes, dialogando com novas audiências e redes de contatos. Esta colaboração não só promove a circulação de talentos e ideias entre diferentes estados e instituições, mas também reafirma a importância de investir em parcerias culturais como um meio de democratizar, diversificar e fortalecer a produção artística no Brasil", aposta Adriane Mottola, diretora do espetáculo A mulher que queria ser Micheliny Verunschk.

Para Gabriela Munhoz, atriz e idealizadora de Idade é um Sentimento, a possibilidade de sair do estado traz novo fôlego e novos panoramas para quem faz arte. "Os trânsitos e costuras entre pensamentos curatoriais e o trabalho coletivo e colaborativo entre instituições e entidades, provoca a classe artística a maiores e melhores oportunidades surgidas destes cruzamentos. A sensação que fica para quem está vivendo essa experiência é de efervescência, pulso artístico, muita alegria", conclui.

Estes espetáculos fizeram parte da programação do 31º Porto Alegre em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas em edição histórica, que promove temporadas dos espetáculos do Sul, para outras cidades do país. O festival conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, parceria do Itaú Cultural, gestão cultural da Primeira Fila Produções, e realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução.

Fichas técnicas

Peça A Mulher que queria ser Micheliny Verunschk
Atriz: Sandra Possani
Diretora: Adriane Mottola
Texto: Wilson Freire
Dramaturgistas: Fernando Kike Barbosa, Adriane Mottola, Angela Spiazzi, Sandra Possani
Diretora de Movimento e Assistente de Direção: Angela Spiazzi
Cenografia: Rodrigo Shalako
Figurino: Liane Venturella
Iluminação e Videografia: Ricardo Vivian
Cena Sonora: Álvaro RosaCosta
Música: El Tiempo Teje Histórias (Álvaro RosaCosta)
Arranjo, Violão e Charango: Beto Chedid
Voz: Simone Rasslan
Edição e Percussão: Álvaro RosaCosta
Maquiagem Miriã Possani
Designer Identidade: Visual Pingo Alabarce
Redes Sociais: Duda Cardoso
Fotos: Vilmar Carvalho
Projeto: Amora Produções Culturais, Adriane Mottola, Sandra Possani
Produção: Duda Cardoso
Realização: Cia Stravaganza

Idade é um Sentimento
Texto: Haley McGee
Tradução: Diego Teza
Direção: Camila Bauer
Com: Gabriela Munhoz e Paola Kirst
Direção de movimento: Carlota Albuquerque
Cenografia: Elcio Rossini
Desenho de luz: Ricardo Vivian
Colaboração artística: Helena Varvaki
Produção executiva: Santiago Vieira
Produção assistente: Michelle Perceval

Serviço

Porto Alegre em Cena – edição São Paulo
De 17 a 20 de abril (quinta-feira a domingo)
No Itaú Cultural

Peça A Mulher que queria ser Micheliny Verunschk
Dias 17 e 18 de abril (quinta-feira e sexta-feira, às 20h)
Com Cia Stravaganza. Direção: Adriane Mottola
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Interpretação em Libras nos dois dias e audiodescrição no dia 18 de abril (sexta-feira)

Peça Idade é um Sentimento
Dias 19 e 20 de abril (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)
Com Gabriela Munhoz e Paola Kirst. Direção: Camila Bauer
Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Interpretação em Libras nos dois dias e audiodescrição no dia 20 de abril (domingo)

Entrada gratuita. Reservas de ingressos a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural

PROTOCOLOS / Sala Itaú Cultural:

- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.
- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.
- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção "Minhas compras" no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Fonte: Assessoria de Imprensa - Larissa Corrêa

Outras notícias

MAC USP recebe a exposição Fabulações de Gilvan Samico.
A exposição fica aberta de 11 de abril a 7 de junho e é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mac+usp+recebe+exposicao+fabulacoes+gilvan+samico.php

Cia Fundo Falso apresenta espetáculo Trapaça Honesta no Sesc Mogi das Cruzes.
Criado e interpretado por Ricardo Malerbi e Rudi Solon, espetáculo une mágica, mentalismo e humor em sessões que convidam o público a jogar com o engano e explorar os limites da percepção.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+fundo+falso+apresenta+espetaculo+trapaca+honesta+sesc+mogi+das+cruzes.php

Circo Bremer, CT Max Rocha, Inigualáveis Irmãs Cola e Palhaço Peruca são destaques desta semana n
A programação é gratuita e vai até o dia 30 de abril.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+bremer+max+rocha+inigualaveis+irmas+cola+palhaco+peruca+sao+destaques+desta+semana+mundo+circo.php