Itaú Cultural realiza oficinas gratuitas neste final de semana

Maio 30, 2017

O projeto Fim de Semana em Família do Itaú Cultural recebe um dos mais famosos grupos de teatro de São Paulo: o Grupo Esparrama. Nos dias 03 e 04 de junho, o grupo realiza duas oficinas gratuitas e com acessibilidade em Libras para os interessados em conhecer a linguagem do palhaço e aprender um pouco sobre manipulação de bonecos.

No fantástico universo do circo, o palhaço é um dos personagens mais icônicos e característicos. Nesta edição do Fim de Semana em Família, ele é também o protagonista das atividades que acontecem no Itaú Cultural, dedicadas às crianças e suas famílias. Intitulada "O Palhaço", a primeira atividade ministrada pelo grupo parte dos jogos que dão suporte aos treinamentos dos próprios palhaços. Através do lúdico, da música e da animação de bonecos e objetos, os oficineiros comandam as brincadeiras e mostram como é ser um palhaço. Para finalizar a oficina, os atores se caracterizam diante do público e apresentam uma clássica cena de palhaçaria.

Em seguida, o Grupo Esparrama apresenta a segunda atividade do dia: a Oficina Ânima, que tem como fio condutor a manipulação de materiais diversos. Primeiro, os oficineiros apresentam técnicas de manejo de objetos, como eixo, gravidade e foco. Depois, com materiais como jornal e fita-crepe, os participantes constroem bonecos e com eles, em um jogo de improvisação, criam pequenas cenas e histórias, deixando a imaginação fluir através da brincadeira.

Nas duas atividades, crianças e adultos são convidados para, cada qual com suas habilidades e repertórios, experimentar os universos do nariz vermelho e da manipulação de objetos. Os jogos e brincadeiras aproximam os participantes do mundo circense, levando-os a refletir sobre temas como arte e cidade, a relação entre a infância e a cidade, a apropriação dos espaços públicos e a relação das pessoas com o mundo e com o outro.

No Fim de Semana em Família, o público também pode visitar os espaços do Itaú Cultural dedicados à literatura infanto-juvenil: o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca. No Cantinho, há cerca de 30 livros disponíveis para leitura; e, para participar da Feirinha, basta trazer um livro, gibi ou DVD em bom estado e trocar por outro item, entre as obras disponibilizadas no local.

Oficina: O Palhaço
Quando: 3 e 4 de junho de 2017, sábado e domingo, às 14h
Duração: 60 minutos
Onde: Sala Multiuso (piso 2)
Entrada gratuita (15 crianças com um acompanhante cada uma) – inscrições a partir das 13h30
Livre

Oficina: Ânima
Quando: 3 e 4 de junho de 2017, sábado e domingo, às 16h
Duração: 60 minutos
Onde: Sala Multiuso (piso 2)
Entrada gratuita (15 crianças com um acompanhante cada uma) – inscrições a partir das 15h30
Livre

Serviço
Fim de Semana em Família + Oficinas
3 e 4 de junho
Itaú Cultural
Av. Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP
Telefone: (11) 2168-1777