Inscreva-se e receba, gratuitamente, o Boletim Sampa Online
Itaú Cultural realiza Oficinas de Fotografia e de Animação para a Família no Último fim de semana do Mês
Fevereiro 24, 2016

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o Itaú Cultural convida o público a participar do último Fim de Semana em Família do mês. As crianças e pais podem se divertir experimentando e criando equipamentos de animação, com os educadores do instituto, e aprendendo como se comunicar por meio da linguagem fotográfica, com as fotógrafas Drica Lobo e Delphine Garcia, do projeto Jardins da Infância. A Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs e o Cantinho da Leitura também estarão a postos, como já é de tradição.

Nos dois dias, sempre às 14h, acontece a Minioficina Estação de Animação. Nela, os participantes aprendem a manusear e a fazer um taumatrópio e um flipbook, instrumentos utilizados para darem vida aos desenhos. O primeiro é bem simples de ser criado: basta recortar um papelão em círculo ou usar um pratinho descartável, fazer um desenho em cada lado do cilindro e gira-lo. O movimento dá a ilusão de que os dois desenhos fazem parte da mesma imagem. O segundo é um pouquinho mais demorado. É preciso desenhar o mesmo personagem, praticando ações diferentes, em cada página do livro, para, no fim, parecer que ele está se movimentando.

Depois, às 15h, Drica e Delphine comandam a atividade O Mundo com seus Olhos, na qual mostram como as imagens se formam e como os participantes podem se comunicar utilizando a fotografia. Elas conduzem o público por exercícios divertidos que estimulam a prática do olhar criativo. As pessoas constroem juntas uma silhueta para entender desde o processo de captação e escolha dos movimentos significativos até a construção da imagem pensada e criada.

O uso de técnicas e noções básicas para o manuseio de câmeras digitais e analógicas também são abordados de forma simples. Além disso, como de costume, a Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs e o Cantinho da Leitura também estarão disponíveis no Piso Térreo do Itaú Cultural.

Fim de Semana em Família
Dias 27 e 28 de fevereiro

Minioficina Estação de Animação
Às 14h
Duração: 60 minutos
Piso Térreo
Não é necessária inscrição prévia
Entrada franca

O Mundo com seus Olhos
Às 15h
Duração: 90 minutos
Sala Multiuso
15 vagas (retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência)
Faixa etária indicada: de cinco a 17 anos (crianças de cinco anos devem ser acompanhados dos pais)
Entrada franca

Feirinha de Troca de Livros, CDs e DVDs e o Cantinho da Leitura
De 14h às 16h
Classificação livre
Entrada franca

Serviço

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777