Itaú Cultural realiza 8ª edição de a_ponte: cena do teatro universitário, com foco na presença negra e integrando música e teatro

Janeiro 27, 2026

De 3 a 8 de fevereiro (terça-feira a domingo), o Itaú Cultural (IC) abre a sua programação de artes cênicas com a 8ª edição do projeto a_ponte: cena do teatro universitário, que tem como proposta contribuir para a renovação da cena artística estudantil e aproximar os estudantes de artes cênicas das várias regiões do Brasil. Em 2026, as atividades dão luz à presença de artistas negros em cena, e também levam ao palco projetos cênicos que agregam a música e a escrita, que conduzem a próxima edição do edital de a_ponte, que terá inscrições abertas de 2 de fevereiro a 3 de abril.

Integralmente presencial e realizada no Itaú Cultural e na Casa Farofa, a programação reúne cinco espetáculos e uma leitura dramática, com a presença dos grupos pernambucanos O Poste Soluções Luminosas e Núcleo O Postinho, da paranaense Cia Entre Nós, do Grupo Jurubebas, do Amazonas, e do Brado Coletivo de Teatro e da atriz Ana Flávia Cavalcante, ambos de São Paulo. No sábado, a programação na Casa Farofa se estende para uma celebração comandada pela DJ Evelyn Cristina.

Além da programação artística, o público também é convidado a assistir aos quatro encontros Comunicação Oral, nos quais serão apresentados, sempre com a presença de um professor convidado, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) premiados no 5º edital de a_ponte, assinados por estudantes de 10 estados (Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo), além do Distrito Federal.

Todos esses trabalhos integrarão a publicação online Pontilhados: pesquisas da cena universitária, que será disponibilizada no site do Itaú Cultural itaucultural.org.br a partir do dia 2 de fevereiro. A data marca também a abertura das inscrições para o edital de 2027, que desta vez terá a seleção voltada para TCCs e pesquisas estudantis tanto em artes cênicas (cursos superiores e técnicos) quanto em música e literatura, podendo ter transversalidades entre essas áreas ou não.


Crédito: Pedro Martins

Da teoria aos palcos
A programação artística da 8ª edição de a_ponte tem início no dia 3 (terça-feira), às 19h, quando o Itaú Cultural leva para a Casa Farofa o espetáculo pernambucano Àwọn Irúgbin, do Núcleo O Postinho. O grupo é fruto da Residência O Postinho, realizada há mais de dois anos pelo O Poste Soluções Luminosas.

Já com o olhar voltado às conexões entre artes cênicas e a literatura, por meio da oralidade, Àwọn Irúgbin parte desta expressão em iorubá, que significa sementes, para apresentar um espetáculo afro-indígena que une escrevivências, identidade e força ancestral, criando lugar de protagonismo para jovens negros e indígenas. Dirigido por Samuel Santos, a trajetória de personagens que enfrentam silenciamentos históricos e que, ao se reconectarem com suas raízes, encontram voz e pertencimento.

As ações no palco são retomadas na quinta-feira (dia 5), às 20h, quando a Sala Itaú Cultural recebe o grupo Brado Coletivo de Teatro, de São Paulo, com o espetáculo Bodas de Sangue. O grupo tem sua origem a partir do encontro das Turmas 69, 71, 72, 73 e 74 da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo.

A peça, escrita por Federico García Lorca nos anos 1930, inspirada em um caso real, conta a história de uma noiva que, no dia do casamento, foge com o homem que verdadeiramente ama, iniciando uma tragédia onde o desejo confronta a honra, e o amor custa a vida. Entre música ao vivo, teatro popular e uma linguagem poética, a montagem se constrói como rito e reinvenção coletiva.

Na sexta-feira (dia 6), a prévia do fim de semana no IC começa às 17h, na Sala Vermelha, onde o grupo pernambucano O Poste Soluções Luminosas faz a leitura dramática de LONGUSU XENUPRE DUDU NORDESTINA PE, texto resultado da pesquisa de criação dramatúrgica feita a partir de um resgate ancestral pelo viés da língua. O projeto é um dos contemplados na edição 2023-2024 do programa Rumos Itaú Cultural.

Neste encontro ancestral, a palavra e a língua são trabalhadas como elemento para a construção da identidade, numa dramaturgia dividida em quatro momentos: A Palavra Não Está Nos Livros, A Palavra Amplificada, A História Falada e A Palavra Comida, Degustada. Após a apresentação acontece um bate-papo mediado por Kleber Lourenço.

Neste mesmo dia, às 20h, na Sala Itaú Cultural, acontece a apresentação do espetáculo Ensaio Sobre Nós, do grupo paranaense Cia Entre Nós, seguida de um bate-papo com o diretor Rodrigo Mercadante. Em cena, a atriz Gabriela Vieira divide o palco com quatro músicas para entrelaçar sons e palavras num mergulho nos ecos e gritos do seu passado, onde os fantasmas se tornam música, e a música, memória.

Ações expandidas e especiais
No sábado (dia 7), a programação se divide entre dois palcos, em clima de final de semana. Na Casa Farofa, às 19h30, o Grupo Jurubebas, do Amazonas, apresenta A Ilha Profana no Cantagalo, espetáculo contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2023-2024. Em cena, uma criança se torna um encantado após descobrir que sua avó é uma rasga mortalha, lenda do folclore amazônico ligada à morte, e parte em busca dos pais, que podem estar numa ilha encantada no fundo do rio Madeira.

Às 22h, o mesmo espaço recebe a Festa a_ponte. Em pleno coração do Bixiga, bairro boêmio de São Paulo, o encontro se propõe a fortalecer intercâmbios e conexões entre artistas e interessados das artes, sob o comando da DJ Evelyn Cristina, produtora de trilhas para vídeos, espetáculos teatrais, danças e intervenções multimídias

Já no Itaú Cultural, a programação do sábado acontece às 20h, com a atriz e performer Ana Flavia Cavalcanti no espetáculo Conforto. Dando vida a personagens como uma babá, uma diarista e uma paquita que acompanha sua mãe nas casas de família onde ela faz faxina, a Ana Flavia aborda a busca pelo aconchego e pela boa morada, tendo como principal dispositivo a memória da primeira infância quando ela acompanhava a mãe nas casas onde trabalhava como doméstica.

Conforto ganha nova sessão no domingo (dia 8), às 18h, fechando a 8ª edição de a_ponte com a presença negra em cena. A sessão é seguida de um bate-papo entre a atriz e Galiana Brasil, gerente de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural.

Dos palcos à academia
Além da programação artística, a 8ª edição de a_ponte conta também com um olhar acadêmico às artes cênicas, com uma série de quatro encontro intitulados Comunicação Oral. Neles, os estudantes contemplados no edital a_ponte realizado em 2025 apresentam seus trabalhos de conclusão de curso e pesquisas estudantis em artes cênicas selecionados pelo chamamento. Os encontros têm mediação de professores que participaram da seleção dos TCCs.

A primeira Comunicação Oral acontece no dia 3 (terça-feira), às 10h, no Espaço Multiúso do Itaú Cultural, tendo como título Processos criativos, encenação e performance. Sob a mediação do professor Jefferson Figueiredo, o encontro reúne os TCCs Toda navalha dilacera: a poética da violência de Plínio Marcos em um processo de encenação universitário, do estudante Guilherme Natan (PE), A praia como palco: explorando a performatividade dos ambulantes no processo de criação do ator, de Joan Vinícius (RN), "Aparição vomitada": poéticas amazônidas para a criação insurgente nas artes da cena, de Karina Mateus (AP), Dança na prisão: um caminho à liberdade no centro de detenção feminino do amazonas, de Livia Natividade (AM), e Dançar um combinado de não morrer: o imaginário negro como guia da encenação a partir de Conceição Evaristo e Gal Martins, de Victor Lima (SP).

No mesmo dia, às 14h, é a vez do encontro com a temática Teatralidades e pensamento contra-hegemônicos, mediado pela professora Annie Martins. Serão apresentados os trabalhos Depois da morte da crítica teatral: categorias de análise da produção atual em plataformas digitais, de Bárbara Cunha (DF), Um gesto: criando motivos para falar de políticas culturais lgbtqiapn+ no brasil contemporâneo, de Igui de Oliveira (MG), Imaginários da produção teatral: da ideia à elaboração do projeto, de Manoel Lourenço Maia Neto (RN), Ventanias anunciadas: pedagogias teatrais para não morrer, de Thiago Dominoni (PR) e Subversão em ato: práticas pedagógicas para corroer a cisnormatividade carcerária, de Pietra Bonet (PR).

Na quarta-feira (dia 4), a programação recomeça às 10h, com a apresentação de cinco trabalhos sobre Teatralidades negras e sua pretagogia, mediado pelo professor Kleber Lourenço. São eles: Pedagogia da direção: Sala de ensaio como encruzilhada, de Anderson Claudir (SP), A teatralidade presente nas manifestações religiosas populares por meio do estudo da festa do pau da bandeira em Barbalha, Ceará, de Beatriz Baltazar da Silva (PR), Pretagogias de terreiro: Práticas de ensino-aprendizagem no cotidiano do Terreiro Recanto de Preta Mina, de Correnteza Braba (AM), A pretagogia teatral: Um mar de possibilidades na trans-formação de sujeitos-cidadãos, de Jhamila Carolina (GO) e Teatro do Oprimido e Cultura de paz na Cidade do Povo, de Valdelei Oliveira da Silva (AC).

A última rodada acontece neste dia, às 14h, com a apresentação de projetos reunidos sob a temática Teatralidades para as infâncias e nas escolas. Esta, mediada por Natália Souza, coordenadora do Núcleo de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural, conta com os trabalhos Teatro(s) e infância(s): possibilidades de transgressão para o ensino de teatro com crianças, de Giovana Armelin (PR), "Chão-nhecer-me": reflexões artístico-pedagógicas na criação do espetáculo terra chão, de Isabela de Oliveira (GO), Ensino do teatro e polivalência: formação e atuação de educadores(as) em territórios goianos, de Júlia Pereira (GO), Grupo de teatro jean valjean: recordando memórias de um fazer teatral escolar, de Laenisson dos Santos (SE), e Minha vó também era mestra: costurando memórias na educação de jovens e adultos, de Mireille Christine (SP).

SERVIÇO
a_ponte: cena do teatro universitário 2026
De 3 a 8 de fevereiro (terça-feira a domingo)
No Itaú Cultural e na Casa Farofa
Toda a programação tem acessibilidade em Libras.

Itaú Cultural
(Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô)
Entrada gratuita.
Para as programações na Sala Itaú Cultural e na Sala Vermelha: reservas a partir da terça-feira da semana da apresentação, a partir das 12h, na plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural

Para as programações no Espaço Multiúso: distribuição de ingressos 1h antes do evento, por ordem de chegada.

Casa Farofa
(Rua Treze de Maio, 240 - Bela Vista)
Entrada gratuita. Reserva de ingressos pelo SYMPLA do Casa Farofa.

PROTOCOLOS NO ITAÚ CULTURAL:
- É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.

- Se os ingressos estiverem esgotados, uma fila de espera presencial começará a ser formada 1 hora antes da atividade. Caso ocorra alguma desistência, os lugares vagos serão ocupados por ordem de chegada.

- O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.

- A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

- Devolução de ingresso:
Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção "Minhas compras" no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

- Programação sujeita a cancelamento:
O Itaú Cultural informa que sua programação poderá ser cancelada em virtude de questões extraordinárias. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agendas, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.
Domingos e feriados 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Fonte: Assessoria de Imprensa - ConteúdoInk

Outras notícias

Mostra Mulheres em Cena celebra 10ª edição em São Paulo e amplia seu intercâmbio artístico para o México.
Centro de Referência da Dança recebe de 16 a 19 de setembro uma programação gratuita, com direito a espetáculos, oficinas e bate-papos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mostra+mulheres+cena+celebra+10ª+edicao+sao+paulo+amplia+seu+intercambio+artistico+para+mexico.php

Filmes de diferentes regiões do Brasil integram mostra do 30º FAM na Itaú Cultural Play.
Seleção reúne cinco filmes de diferentes gêneros e estados brasileiros, com histórias que abordam diversidade, ancestralidade, migração e relações humanas. A plataforma também apresenta Joaquim, de Marcelo Gomes, como Filme do Mês. A produção revisita a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, antes de se tornar Tiradentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+diferentes+regioes+brasil+integram+mostra+30º+fam+itau+cultural+play.php

Flying Low estreia Em Revoada, espetáculo que reúne break dance, mitologia e a busca por liberdade.
Temporada gratuita no Teatro Galpão do Folias, em São Paulo, inspira os limites da liberdade a partir da ideia do voo coletivo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/flying+low+estreia+revoada+espetaculo+que+reune+break+dance+mitologia+busca+por+liberdade.php

Programação de setembro para crianças e família no Itaú Cultural tem gastronomia, oficinas, contação de história e espetáculo teatral.
As atividades exploram diferentes formas de expressão cultural, convidando o público de todas as idades a vivenciar experiências ligadas à criação artística, à literatura, à ancestralidade e à cultura alimentar.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+setembro+para+criancas+familia+itau+cultural+tem+gastronomia+oficinas+contacao+historia+espetaculo+teatral.php

Técnicas têxteis africanas são tema de oficinas no Sesc Belenzinho.
O projeto Moda: Território Ancestral apresenta práticas tradicionais de estamparia do Benin e de origem iorubá.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tecnicas+texteis+africanas+sao+tema+oficinas+sesc+belenzinho.php

Menu Cultural de setembro apresenta: O que é gastronomia periférica? no Itaú Cultural.
Nova edição da feira gastronômica e artesanal do Itaú Cultural, com nova curadoria da Gastronomia Periférica, reúne produtores, ex-alunos e pequenos negócios em torno de diferentes sabores, saberes e práticas das periferias.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+setembro+apresenta+que+gastronomia+periferica+itau+cultural.php

Do Passo ao Baile – Forró promove encontros e dança a dois no Sesc Belenzinho.
Com foco na condução, escuta e improvisação, projeto
https://www.sampaonline.com.br/noticias/passo+baile+–+forro+promove+encontros+danca+dois+sesc+belenzinho.php

O convite ganha sessão gratuita seguida de bate-papo no MIS.
Aclamada comédia dramática da diretora Olivia Wilde, ainda em cartaz nos cinemas, será exibida no Ciclo de Cinema e Psicanálise de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/convite+ganha+sessao+gratuita+seguida+bate+papo+mis.php

Itaú Cultural recebe Rio Rugas, espetáculo de marionete para adultos que une música, teatro visual e dança para refletir sobre envelhecimento.
A montagem da marionetista Juliana Notari, que conta com direção musical e participação ao vivo da cantora mineira Ceumar, acompanha o envelhecimento de uma marionete e toma o fluxo de um rio como metáfora para o tempo, a transformação e a memória. Espetáculo conta ainda com participação especial e provocações cênicas do cantor e compositor Jairo Pereira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+rio+rugas+espetaculo+marionete+para+adultos+que+une+musica+teatro+visual+danca+para+refletir+sobre+envelhecimento.php

Jogos Afrocentrados unem ancestralidade e aprendizado lúdico no Sesc Belenzinho.
Vivência reúne jogos de diferentes países africanos, livros e atividades que aproximam estratégia, memória e conhecimentos sobre o continente.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/jogos+afrocentrados+unem+ancestralidade+aprendizado+ludico+sesc+belenzinho.php

SEMENTEIRA leva dança e resistência das hortas urbanas aos palcos de São Paulo.
Com concepção e direção artística de Cléia Plácido, o Núcleo Menos 1 Invisível circula por quatro espaços culturais da cidade e também com exposição virtual.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sementeira+leva+danca+resistencia+das+hortas+urbanas+aos+palcos+sao+paulo.php