Itaú Cultural oferece minifestival para toda a família

Setembro 05, 2017

O minifestival Volante foi criado pelo Xilomóvel – Ateliê Itinerante em parceria com a Confraria dos Ventos. O evento conta com a presença de ateliês de Artes Visuais itinerantes e será realizado das 14h às 18h, mas a distribuição de senhas vão das 13h30 às 17h30. Além do minifestival, o espaço terá um Cantinho da Leitura e Feirinha do Troca das despertar o interesse pelos livros das 11h30 às 16h30.

As atividades presentes no festival brincam com as fronteiras entre a arte, mobilidade e público por meio de oficinas de xilogravura, serigrafia, impressão com tipos móveis e oficina de fotografia sem câmera. A Sericleta é uma bicicleta equipada com toda a estrutura necessária para a impressão de serigrafias. Tem telas gravadas com vários temas e imagens, tintas, entre outras coisas. Nela, os participantes acompanham a impressão da imagem escolhida, podendo ser usada mais de uma cor, ou seja, uma tela e uma impressão para cada. Também em uma bicicleta, modificada, o Ateliê Nômade realiza a oficina Impressão com Tipos Móveis. Todos os equipamentos necessários para a produção de xilogravuras estão em uma caixa acoplada à bike, inclusive uma prensa para gravura do tipo “prelo”, feita com madeiras brasileiras pelo artista Lucas Rosa, com técnicas da marcenaria tradicional.

O Xilomóvel ministra uma oficina de impressão, atividade na qual os participantes brincam de imprimir matrizes de xilogravura recortadas. Em Brincando de Azul, o Fotomóbil Narrativas da Luz entrega aos jovens aprendizes folhas de papel sensíveis à luz, para “fotografar” todas as composições colocadas sobre sua superfície: desenhos feitos sobre papel vegetal misturados a objetos disponibilizados na oficina, como barbantes, folhas, clips, dobraduras, tecidos. Elas serão reveladas em água e o resultado será imagens com o característico azul da cianotipia, técnica fotográfica de impressão do século 19.

A experiência que a família terá em Pimu - Vivência de Música Pintada, será de sons que saem de tintas, um quadro de pintura como instrumento musical e qualquer um podendo ser um compositor, mesmo sem saber a teoria. A medida em que o público vai desenhando, os sons vão surgindo e a música se compondo. Conduzida por Vitor Moreira, esta atividade torna o pensamento composicional mais visível e acessível a todos. Além da atividade interativa haverá também uma demonstração musical.

O Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca é tradição no Fim de Semana em família, onde estão disponíveis 30 publicações do acervo infantojuvenil da biblioteca do Itaú Cultural. Uma oportunidade para novos aprendizados e descobertas. Na Feirinha de Troca, os pequenos podem trocar uma obra infantojuvenil. No espaço, monitores e voluntários estão à postos para ajudar no que for preciso.

Serviço
Minifestival Volante
Data: 09 e 10 de setembro
Horário: Das 11h30 às 18h
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 - Estação Brigadeiro do Metrô
Distribuição de senhas: das 13h30 às 17h30
Piso térreo: acesso livre
Sala Multiúso: lotação máxima 80 pessoas (no caso de lotação, o acesso será rotativo)
Classificação livre - atividades melhor aproveitadas por crianças a partir de 5 anos acompanhadas com os pais
Interpretação em Libras
Entrada Gratuita
Mais informações: 2168-1776/1777