Itaú Cultural oferece acessibilidade totalmente digital

Maio 20, 2020

De acordo com dados de 2017 do IBGE, o Brasil tem aproximadamente 10 milhões de deficientes auditivos. Esse número representa 5% da população. E neste período de suspensão social, em decorrência da pandemia do COVID-19, o Itaú Cultural oferece conteúdos gratuitos 100% digitais que contam com acessibilidade para surdos, com vídeos e textos traduzidos em Libras.

O vídeoguia em Libras sobre a Ocupação Rino Levi é o mais recente entre os 250 audiovisuais neste formato sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música dedicados

Em paralelo com a abertura do quarto edital da ação Arte como Respiro: Múltiplos Editais de Emergência, nesta ocasião contemplando exclusivamente artistas surdos e com deficiência auditiva, as ferramentas de acessibilidade acompanham o Itaú Cultural com sua programação e conteúdo 100% digitais neste período de suspensão social. Com o vídeo Rino Levi em Libras, disponível no site www.itaucultural.org.br, o educador Edinho Santos utiliza a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para apresentar a biografia e as obras do arquiteto Rino Levi, homenageado na 49ª edição da série Ocupação, cuja mostra estava em cartaz presencialmente, quando a instituição entrou em quarentena. Recentemente, entraram no ar vídeos com entrevistas realizadas durante a sexta edição do Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio, realizado na organização em 2019. Ainda, por meio de um tradutor interativo, a comunidade surda pode navegar por todos os conteúdos da Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Conhecido pelo público surdo frequentador da sede do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, Edinho Santos é o responsável por levar informações sobre as mostras da série Ocupação e as exposições da organização para pessoas com deficiência auditiva na plataforma digital. No material mais recente, o educador usa a linguagem de sinais para apresentar o envolvimento de Rino Levi no processo de profissionalização dos arquitetos no Brasil, principalmente em sua atuação no método de verticalização urbana da capital paulista, projetando construções dos mais variados tipos – de residências a cinemas e hospitais.

Dividido em quatro vídeos, Rino Levi em Libras destaca, ainda, a proposta do arquiteto para a construção de Brasília e como o cinema se tornou um dos símbolos da modernização urbana, configurando-se como espaço cuja elaboração exige rigor técnico. Tal apuro – especialmente no que diz respeito a questões de acústica – era uma das características da atuação de Rino Levi.

Conteúdos
O acervo completo com conteúdo sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música, com 250 vídeos interpretados em Libras, pode ser acessado na playlist Acessibilidade, disponível na página do Youtube do Itaú Cultural. Alguns desses vídeos possuem audiodescrição, que visam acessibilidade também ao público cego.

Para seguir promovendo a arte e a cultura no Brasil por meio de criação de conteúdos digitais inclusivos, o Itaú Cultural dispõe de um avatar interativo que traduz todos os textos do site para a Língua Brasileira de Sinais. Ao clicar sobre o ícone da acessibilidade em Libras, na parte inferior do site, o público surdo tem acesso de forma dinâmica e abrangente a biografias, análises de obras, informações sobre termos e conceitos empregados no universo da arte, histórico de grupos e movimentos artísticos, todos disponíveis na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras, que inclui a linguagem de sinais nos conteúdos multimídia.

Debates sobre a acessibilidade

A mais recente edição presencial do programa Entre Arte de Acesso, que convida artistas e pesquisadores com deficiência para se apresentarem e debaterem sobre as interseções dos campos das artes e da acessibilidade, está acessível na página do Youtube do Itaú Cultural. Com a temática erotismo e adversidade, este Entre Arte de Acesso debate, entre outros temas relacionados à acessibilidade, os tabus que envolvem a sexualidade da pessoa com deficiência e as especificidades para a promoção da acessibilidade em conteúdos e obras do universo erótico.

No dia 28 de abril, a página disponibilizou vídeos realizados durante a sexta edição do Congresso Internacional de Educação e Acessibilidade em Museus e Patrimônio (Cieamp), que aconteceu em setembro de 2019 no prédio da organização na avenida Paulista. O evento, designado Nada para Nós sem Nós, reuniu conferencistas brasileiros e estrangeiros em uma programação que incluiu mesas-redondas e sessões de comunicação oral para tratar de temas como a participação do público na criação e nas ações de educação e acessibilidade em museus e os direitos humanos e a acessibilidade ao patrimônio histórico.

Os desafios e dilemas da profissão de intérprete de Libras são demonstrados em entrevista disponível também em http://www.itaucultural.org.br/. Para entender as dificuldades e o momento atual dessa profissão nas artes cênicas, a organização conversou com três profissionais responsáveis por traduzir peças teatrais para o público surdo.

Curso Culturas Surdas

Devido ao atual cenário de combate à propagação do covid-19, o Itaú Cultural atendeu as recomendações exigidas pelo Governo de São Paulo e cancelou, por tempo indeterminado, as suas atividades presenciais. Com isso, o curso Culturas Surdas na Contemporaneidade: Criações e Vivências Artísticas, que aconteceria entre os dias 19 de março a 2 de julho, foi adiado.

Desenvolvidas pelo Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, em parceria com o Instituto Singularidades, as aulas fariam uma reflexão sobre as culturas surdas a partir de seu percurso histórico e das produções artísticas contemporâneas. Assim, busca-se ampliar as possibilidades, tanto dos surdos quanto dos ouvintes, na forma de interagir e entender o mundo. A decisão de não adaptar o curso para o formato Educação a Distância (EAD), leva em conta que as aulas têm embasamento teórico, poético e prático e são conduzidas conjuntamente por professores e artistas surdos e ouvintes. O curso será realizado em data a definir, depois do período de quarentena.

Serviço

Rino Levi em Libras
https://www.itaucultural.org.br/rino-levi-em-libras-videos-apresentam-o-arquiteto-ao-publico-surdo

Playlist Acessibilidade Itaú Cultural
https://www.youtube.com/playlist?list=PLaV4cVMp_odwQX2dIhrj8mETSnP31yJMw

Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras
https://enciclopedia.itaucultural.org.br/

Programa Entre Arte de Acesso
https://www.youtube.com/watch?v=_fyJvL0kXtM

Como é o trabalho de um intérprete de Libras no teatro?
https://www.itaucultural.org.br/secoes/entrevista/como-e-o-trabalho-de-um-interprete-de-libras-no-teatro

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br