Junho 06, 2025
Nos sábados de junho, o circo chega ao Itaú Cultural com a intervenção itinerante A Sanfonástica Mulher-Lona, de Lívia Mattos. Nos dias 7, 14, 21 e 28, às 11h, a artista leva ao Bulevar do Rádio, espaço ao ar livre entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, a magia do picadeiro em um miniconcerto ambulante. Vestida com uma lona de circo e acompanhada de sua sanfona, ela toca canções autorais e conta histórias, convidando o público a observar de perto o "palco" que envolve seu corpo. Como tudo no Itaú Cultural, a atração é gratuita. Não é necessário reservar ingressos, basta chegar.
A atração inaugura um novo horário fixo de programação para as famílias no IC, que vai acontecer no Bulevar do Rádio sempre aos sábados, às 11h. Essas atividades se unem aos eventos destinados a esse público que já ocorrem aos domingos.
Com a A Sanfonástica Mulher-Lona, Lívia se propõe a levar o circo até as pessoas ao invés de fazê-las irem até ele. Criada e produzida por ela, a performance já passou por locais como Campinas, no interior de São Paulo, Salvador, na Bahia, e Cabo Verde. A lona que a artista veste na performance tem luzes externas, acionadas por um interruptor interno, e até um ventilador à pilha. Tudo isso contribui para o encantamento da intervenção, que ela define como "um delírio ambulante". No Bulevar do Rádio, a sanfoneira toca músicas originais como Insular, Melodia-a-dia e Vinha da Ida.
Entre uma canção e outra, a artista ainda conta histórias que mesclam ficção e realidade, retomando personagens míticos do universo circense, além de temas propostos pelo público, instigado a falar sobre o que lhe vem à cabeça quando o assunto é o picadeiro.

Mais atividades
O fim de semana no Itaú Cultural está recheado de atrações para as famílias. No domingo, às 11h, acontece Brincando com Palavras: Jogos e Livros, atividade que tem o objetivo de estimular a leitura e criar um espaço lúdico para que a crianças e seus familiares interajam. A atividade acontece até 27 de julho – sempre das 11h às 13h, com entrada até 12h30, e sem inscrição prévia ou reserva de ingressos; é só chegar.
Nestes dias, em que a Avenida Paulista está fechada para os carros e aberta para passeios dos transeuntes, a equipe de Mediação Cultural oferece propostas lúdicas e criativas a fim de proporcionar um momento de trocas e de contato com a arte e a cultura. Brincando com Palavras: Jogos e Livros também tem interpretação em Libras e é realizada no Piso Térreo, logo na entrada do Itaú Cultural. Ali estão dispostos livros de leitura fácil e atraente para os pequenos e jogos de tabuleiro para descobrir letras ou sílabas e construir palavras ou rimas, entre outros. A atividade comporta até 20 pessoas, sujeito à lotação.
Dando continuidade à programação, o IC recebe, às 16h, a peça A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro, da Cia Fabulinhando. O espetáculo acontece na Sala Vermelha.
Em cartaz até 27 de julho, A Botija acompanha o encontro de três irmãos, vividos por Jhoao Junnior, Maria Alencar e Elaine Silva, que retornam da cidade grande para o quintal de sua avó, no sertão nordestino, em busca da botija de ouro sobre a qual ela sempre falava quando eles eram pequenos. Inspirado na tradição oral da região, o enredo resgata mitos como o da Caipora e da Princesa da Serra, embalados por trilha sonora ao vivo e cenografia repleta de elementos da cultura popular nordestina. A direção é de Jhoao e Maria.
Brincar, descobrir e cantar
Além dessas atrações, o público pode visitar, de terça a domingo, no térreo do IC, a Ocupação Palavra Cantada, a primeira da série Ocupação dedicada ao universo infantil. Aberta até 3 de agosto, a exposição celebra os mais de 30 anos da dupla Sandra Peres e Paulo Tatit, ícones da música brasileira para crianças. Em uma ambientação que simula uma casa típica de bairro, com cômodos e móveis coloridos, a mostra convida o público a descobrir, brincar e cantar – incluindo um karaokê debaixo do chuveiro e a famosa toca do rato, personagem de uma das canções mais conhecidas da dupla.
Tudo está ao alcance dos olhos das crianças – os objetos expostos, assim como os textos de parede, foram colocados em uma altura mais baixa especialmente para que elas possam usufruir do conteúdo. A mostra apresenta fotografias, vídeos, instrumentos, croquis, capas e textos guardados no acervo pessoal de Sandra e de Tatit.
A Ocupação Palavra Cantada tem curadoria da dupla, junto da equipe do Itaú Cultural. O projeto expográfico é de Renato Bolelli Rebouças. A realização da mostra e o plano de acessibilidade também são do IC.
O percurso pelo espaço expositivo é realizado em blocos de 50 minutos, em grupos de 40 pessoas por vez – 15 delas, com reserva prévia de ingresso no site da instituição, e 25 para o público espontâneo (veja o serviço completo abaixo).
Serviço
A Sanfonástica Mulher-Lona, de Lívia Mattos
Dias 7, 14, 21 e 28 de junho (sábado), às 11h
Local: Bulevar do Rádio (entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista)
Classificação indicativa: livre
Duração: aprox. 40 min
Entrada gratuita. Não é necessário retirar ingressos, basta chegar.
Sobre Lívia Mattos
Acordeonista, circense, cantautora e socióloga. Artista da cena, começou a sua história no picadeiro e seguiu pelos palcos como instrumentista, performer e frontwoman. Com o seu trabalho, apresentou-se em festivais pelo mundo como Accordions Around the World, International Macau Parede, em Macau, Akkorden Festival Wien, em Viena, e Sommerwerft Festival, em Frankfurt. Integrou a Companhia Picolino (BA), fundou a Fulanas Cia de Circo (BA), bem como a Cooperativa de Circo da Bahia. Integrou o grupo Acrobático Fratelli (SP) e seguiu seu caminho autoral no circo e na música. Pesquisadora sobre a música no circo no país, a socióloga prepara documentário em longa-metragem sobre a temática, advindo de 8 anos de registros e pesquisa, através do edital Rumos Itaú Cultural. A partir dessa interface música/circo, vem desenvolvendo performances como A Sanfonástica Mulher-Lona, Trigêmeas, Mono Amour e Sanfona aérea, e o show-espetáculo A Lira da Lona. Em 2016, foi convidada pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde para colaborar com o nascente Circriolo, em oficinas e apresentações. Em 2017, lançou o seu álbum autoral Vinha da ida, pelo Natura Musical, além de participar do programa OneBeat 2017, apresentando-se por quatro estados estadunidenses, com 25 músicos de 17 países diferentes. Além disso, acompanha artistas como Chico César, Rosa Passos e Badi Assad, tem shows em parceria com Ceumar e Alessandra Leão, e produz trilhas para espetáculos e audiovisual.
Serviço
Brincando com palavras: jogos e livros
Domingo, das 11h às 13h (com entrada até 12h30), até 27 de julho
Local: térreo do IC
Classificação indicativa: livre (crianças devem permanecer acompanhadas de seus responsáveis)
Duração: aprox. 120 minutos
Capacidade: 20 vagas. Sujeito à lotação.
Entrada gratuita, basta chegar.
Espetáculo A Botija, Um Pequeno Inventário de Histórias Fantásticas do Nordeste Brasileiro
Até 27 de julho de 2025 (domingo), às 16h
Local: Sala Vermelha, piso 3 do Itaú Cultural
Classificação indicativa: livre
Duração: aprox. 60 minutos
Capacidade: 70 lugares
Ingressos gratuitos, reservados na terça-feira da semana da apresentação pelo site do IC
Ocupação Palavra Cantada
Até 3 de agosto de 2025
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Entrada gratuita, com reserva de ingressos e visita espontânea (veja mais detalhes abaixo)
Como visitar a Ocupação Palavra Cantada?
Pensando em acomodar da melhor maneira todos que queiram visitar a Ocupação Palavra Cantada, o público poderá acessar gratuitamente o espaço expositivo de duas maneiras:
1. Reserva antecipada de ingresso:
- Serão disponibilizados quinze (15) ingressos por sessão (50 minutos) via plataforma INTI, liberados semanalmente às 12h das terças-feiras, a partir de 29 de abril;
- Cada pessoa, por meio do seu CPF, poderá reservar quatro (4) ingressos por sessão; o visitante poderá reservar duas (2) sessões por dia.
2. Visita espontânea:
- Vinte e cinco (25) vagas para público espontâneo (sem agendamento prévio), de acordo com a capacidade máxima do local;
- Caso o espaço esteja com lotação máxima, o visitante receberá uma senha para aguardar o próximo horário livre. Enquanto espera, o público poderá circular pelas demais exposições do Itaú Cultural.
Horários de visita: cada sessão durará 50 minutos, iniciando às 11h10.
Capacidade máxima de público: 40 pessoas simultaneamente.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
Fonte: Assessoria de Imprensa - Conteúdo Comunicação
Filmes brasileiros para crianças e adolescentes chegam à Itaú Cultural Play com mostra do Festival comKids.
Com curadoria especial da equipe do comKids, seleção reúne 10 curtas-metragens em animação e live-action produzidos em diferentes estados brasileiros, com histórias que abordam inclusão, diversidade, amizade, emoções e aspectos da cultura infantojuvenil contemporânea. Em programação presencial, o Itaú Cultural também recebe duas conversas sobre a produção audiovisual para crianças e adolescentes.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/filmes+brasileiros+para+criancas+adolescentes+chegam+itau+cultural+play+com+mostra+festival+comkids.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, temporada do Circo di Mônaco e atrações da Cia Pé de Chinelo e dos Parlapatões.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+temporada+circo+monaco+atracoes+cia+chinelo+dos+parlapatoes.php
Itaú Cultural apresenta Deserto, peça sobre o legado do escritor chileno Roberto Bolaño.
Dirigido por Luiz Felipe Reis, o espetáculo é a primeira encenação brasileira baseada na obra de Roberto Bolaño, considerado um dos mais importantes autores latino-americanos da virada para o século XXI. Integrando teatro, literatura, música e vÃdeo, a montagem traz, em primeira pessoa, memórias e reflexões do escritor sobre o papel do artista e da criação poética diante das violências do mundo contemporâneo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+apresenta+deserto+peca+sobre+legado+escritor+chileno+roberto+bolaño.php
44º Encontro Nacional de Dança reúne grupos de todo o paÃs no Teatro Sérgio Cardoso.
Evento gratuito acontece nos dias 29 e 30 de agosto e promove apresentações, intercâmbio artÃstico e atividades voltadas à valorização da dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/44º+encontro+nacional+danca+reune+grupos+todo+pais+teatro+sergio+cardoso.php
Circo Piorô estreia espetáculo A Banda do Circo Piorô com temporada na Zona Leste.
Novo trabalho do coletivo da Zona Leste une música ao vivo, palhaçaria e circo contemporâneo para refletir, com humor e ironia, sobre os desafios de viver da arte.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+pioro+estreia+espetaculo+banda+circo+pioro+com+temporada+zona+leste.php
Programação Especial Celebra a Poética de William Shakespeare no Sesc Belenzinho.
A programação é dedicada à obra de William Shakespeare, e promove a interseção entre literatura, artes cênicas e música
https://www.sampaonline.com.br/noticias/programacao+especial+celebra+poetica+william+shakespeare+sesc+belenzinho.php
Ana Leal estreia mostra inédita Chão de Histórias, no Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com concepção artÃstica e expográfica da própria artista, acompanhamento de Sylvia Sanchez e texto crÃtico de Éder Chiodetto, a exposição reúne 21 obras sobre memórias e ancestralidade do sertão pernambucano
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+leal+chao+historias+museu+imagem+som+mis.php