Itaú Cultural exibe o último recorte da mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo

Novembro 30, 2020

Entre 30 de novembro e 14 de dezembro, o Itaú Cultural exibe em seu site a Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo, em um terceiro recorte de filmes que inspiraram a realização do EAD Projeções – Linguagem e Processos Criativos no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Com curadoria de Moira Toledo, coordenadora do curso com Renata Druck, a mostra traz cinco produções que estabelecem diálogos entre os universos da autoficção e as novas vertentes de cinemas de gênero.

Premiados em festivais nacionais e internacionais, os filmes dos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo, visam despertar debates e inspirar espectadores e estudantes de cinema, sob um olhar crítico às obras cinematográficas rodadas no Brasil nos últimos anos.

Rodado em Santa Catarina pelo cineasta paulistano Rodrigo Ribeiro, A Morte Branca do Feiticeiro Negro, filme vencedor do Prêmio Revelação pelo Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, mostra como as memórias do passado escravagista brasileiro transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes. Por meio de um ensaio poético visual, uma reflexão sobre silenciamento e invisibilização do povo preto em diáspora, em uma jornada íntima e sensorial.

Selecionado entre os dez melhores do 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, o filme Entre Nós e o Mundo, do cineasta paulista Fábio Rodrigo, é narrado por meio de um retrato emocional do momento de vida de Erika, que teve um de seus filhos recentemente assassinado em uma abordagem policial. O medo, a dor e a alegria se misturam demais na periferia de São Paulo.

Gravado no Espírito Santo pelo cineasta Anderson Bardot, Inabitáveis mostra que uma companhia contemporânea de dança está prestes a estrear seu espetáculo – de mesmo nome do filme –, cujo tema é a homoafetividade negra. Paralelamente aos ensaios, o coreógrafo constrói uma amizade com Pedro, um jovem menino negro que não se identifica como menino.

Produzido pela cineasta Issis Valenzuela, Receita de Caranguejo conta que, após a morte do pai, Lari e sua mãe vão passar alguns dias na praia. Elas resolvem cozinhar caranguejos e os bichos, aos poucos, transformam-se em seres luminosos.

Quebramar, da diretora paulista Cris Lyra, traz a história de jovens lésbicas de São Paulo que viajam a uma praia deserta para passar o ano novo. Ali constroem um refúgio físico e emocional para seus corpos e afetos por meio da amizade e da música. Nesse ambiente seguro e de cuidados mútuos, relaxam. Neste ano, o filme foi premiado internacionalmente no Clermont-Ferrand International Short Film Festival - International Competition (França), no Queer Lisboa (Portugal), no PRIX AMERICANA at 24º Regard Festival (Canadá) e no Kashish International LGBT Film Festival (Índia).

Serviço

3ª Mostra Projeções – Cinema Brasileiro Contemporâneo
De 30 de novembro a 14 de dezembro
Em www.itaucultural.org.br

A Morte Branca do Feiticeiro Negro (SC, 2020)
De Rodrigo Ribeiro
Duração: 10 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Entre Nós e o Mundo (SP, 2019)
De Fábio Rodrigo
Duração: 17 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Inabitáveis (ES, 2020)
De Anderson Bardot
Duração: 15 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Receita de Caranguejo (SP, 2020)
De Issis Valenzuela
Duração: 20 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Quebramar (SP, 2019)
De Cris Lyra
Duração: 27 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural