Itaú Cultural e PUC-Rio iniciam um mapeamento de projetos de formação de leitores e mediadores de leitura em todo o Brasil

Novembro 09, 2020

Em 9 de novembro, o Itaú Cultural, a PUC-Rio e a consultora JCastilho lançam o site O Brasil que Lê em http://obrasilquele.catedra.puc-rio.br/. De fácil manuseio e interação, esta plataforma abre o campo para que brasileiros de todo o país inscrevam seus projetos que promovem e incentivam a leitura. O objetivo é mapear e refletir sobre aspectos sociais, educacionais, econômicos e tecnológicos dessas iniciativas da sociedade brasileira em favor da leitura e do conhecimento.

No mesmo dia, das 11h às 12h, é realizada uma apresentação online do projeto, com a participação de Gilda Carvalho, diretora do iiLer/PUC-Rio, José Castilho, diretor da JC Castilho, e Denise Ramalho, coordenadora do grupo de pesquisa. A mediação é do gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira. O link de acesso é https://www.youtube.com/c/TVCatedraUnesco.

O levantamento parte do princípio de que estas ações de incentivo à leitura se multiplicam, de forma anônima, em escolas, bibliotecas, associações de moradores, praças, igrejas e espaços variados. Elas incentivam a formação e mediação da leitura, fomentando a sustentabilidade cultural e crítica dos cidadãos. Assim, o levantamento busca mapear, sistematizar e analisar as metodologias, tecnologias e práticas de incentivo à leitura empregadas em projetos desenvolvidos por estes agentes, captadas em bases de dados de diversas instituições, de modo a explorar e reconhecer as melhores experiências do gênero nos últimos anos no Brasil. Esta ação se soma a iniciativas como a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o maior e mais completo estudo sobre os hábitos de leitura no país, cuja quinta edição foi realizado em conjunto pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural, lançada em setembro.

A pesquisa

A captação de projetos no site do Brasil que Lê será realizada até 15 de janeiro de 2021. A partir daí, os pesquisadores da PUC-Rio utilizarão questionários e entrevistas virtuais, avaliando, ainda, a possibilidade de realização de visitas locais aos projetos de acordo com as condições sanitárias e de saúde decorrentes da pandemia da COVID-19.

Estima-se analisar pelo menos mil projetos de leitura, no decorrer de um ano, permitindo um mapeamento histórico, geográfico e social dessas ações. Por fim, a pesquisa apresentará um levantamento completo de práticas, perfis e uso de tecnologias de informação e comunicação em promoção de leitura.

O mapeamento tem caráter híbrido, gerando um descritivo-analítico para apresentar este panorama sob diferentes categorias de análise, respeitando estratos regionais e com o diferencial de procurar explicar os fenômenos destacados por meio de referenciais teóricos nesse campo: metodologias de mediação da leitura, análise de iniciativas de leitura no Brasil, perfil dos mediadores e aplicação das novas tecnologias nestes projetos.

Essa abordagem diferenciada permitirá uma análise do comportamento leitor a partir de iniciativas proativas, isto é, projetos de leitura cujos responsáveis indicam uma visão de capilaridade, visibilidade e sustentabilidade, sobretudo em ações que, em alguma oportunidade, foram submetidas a editais de premiação.

A exploração de categorias de análise poderá, ainda, possibilitar a verificação de aspectos regionais por meio de dados específicos para estados e regiões brasileiras, inclusive com indicativos de fomento e ampliação das iniciativas estudadas.

Os diferentes nichos de informação apurados pelo levantamento serão fundamentais para a compreensão do que é feito para promover a leitura no país e podem apontar possibilidades e demandas que orientem futuras ações e investimentos. Os resultados dessa pesquisa serão publicados e divulgados conjuntamente pelas instituições parcerias.

Serviço

Lançamento do site O Brasil que Lê
Pesquisa para mapear projetos de formação de leitores e mediadores em todo o Brasil
Link: http://obrasilquele.catedra.puc-rio.br/

Live de apresentação
Dia 9 de novembro
Das 11h às 12h
Com Gilda Carvalho, diretora do iiLer/PUC-Rio
José Castilho, diretor da JC Castilho,
Denise Ramalho, coordenadora do grupo de pesquisa.
Mediação é do gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira.
Link de acesso: https://www.youtube.com/c/TVCatedraUnesco

Itaú Cultural

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