Itaú Cultural e Instituto Alana realizam mostra semanal de vídeos experimentais para crianças

Agosto 23, 2021

No dia 24 de agosto é comemorado o Dia da Infância. Na mesma data, criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), vai ao ar, no site do Itaú Cultural, a primeira coletânea de vídeos da Mostra Infâncias Plurais. Até 12 de outubro, Dia das Crianças, elas serão postadas semanalmente, sempre às terças-feiras, reunindo ao todo 50 vídeos. Eles foram selecionados dentro do projeto homônimo, realizado no final do ano passado procurando inspirar produções culturais infanto-juvenis em pessoas de todo o país, que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.

O resultado é uma série de vídeos curtos e potentes, que buscam, de diversas perspectivas, por meio de audiovisuais, ver o mundo a partir dos olhos das crianças, levando em conta suas diferentes realidades. A mostra é voltada para este público e para adultos, educadores e artistas interessados em se deixar envolver por essa linguagem simples, poética, cativante e criativa presente nos vídeos. Os trabalhos fogem dos clichês das produções destinadas aos pequenos, ao tratá-los sobretudo, como sujeitos.

Esse projeto é realizado em parceria com o Instituto Alana e poderá também ser visto no Portal Lunetas por outra perspectiva. Enquanto a mostra no Itaú Cultural é focada na fruição de coletâneas, formadas por vídeos que tenham uma conexão entre si, no Lunetas, cujas postagens semanais serão às sextas-feiras, o público confere, além de uma outra seleção das produções exibidas, seu making off, com entrevistas dos participantes contando sobre o processo.

Na primeira coletânea exibida no site do Itaú Cultural, irão ao ar o projeto mineiro "Eu não confio em janelas laterais", que mostra a percepção de uma criança dentro do carro e sua expressão em relação ao que vê passar rapidamente diante seus olhos. "1/4 e o Mundo", de São Paulo, versa sobre tudo o que se passa na mente quando se deita a cabeça no travesseiro. "De que é feita a lua", do Distrito Federal, utiliza uma abordagem poética ao indagar se a lua não seria, na verdade, uma grande pérola. "O Menino e o monstro", de Pernambuco, conta a história de um garoto que foi viajar pelos mares e descobriu um monstro e quis capturá-lo. Quando conseguiu, percebeu que a criatura era criança como ele e estava com saudade de casa, o soltou pedindo muitas desculpas. O carioca "Monster Live" mostra uma live de monstros de diferentes dimensões que, com a internet, se conectam sem perigo de conflito. "A bisa precisa ficar em casa", também de São Paulo, conta a vida secreta dos aparelhos eletrônicos através de Pen, um pen-drive, filho de uma fita cassete e um CD, que se vê diante de uma pandemia de vírus de computador.

O projeto Infâncias Plurais foi desenvolvido para fomentar a produção de arte e cultura para crianças de 7 a 14 anos. Essa formação totalmente online, realizada entre outubro e novembro de 2020, selecionou 400 participantes e foi composta por conversas virtuais com convidados, debates entre os participantes e laboratórios de criação de produtos culturais. Os 50 vídeos selecionados são parte desse processo de experimentação, tanto em relação ao formato quanto ao conteúdo, no que diz respeito à exploração do universo da infância, a partir da troca entre pessoas de diferentes regiões e realidades. Vale assinalar ainda que metade dos participantes eram de fora das capitais federais, dado que ressalta a diferença de perspectivas e a diversidade de ideias e contextos explorados nas produções.

Serviço

Mostra Infâncias Plurais
24 de agosto (terça-feira)
Com novas coletâneas de vídeos todas as terças-feiras até 12 de outubro
Em www.itaucultural.org.br

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php

Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php

Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php