Itaú Cultural comemora os 15 anos do Grupo 3 de Teatro com mostra online

Outubro 01, 2020

Em comemoração aos 15 anos de criação do Grupo 3 de Teatro, o Itaú Cultural recebe a companhia em sua programação teatral online ao longo do mês, festejando a data em cena, virtualmente. Dividindo a tela com o público, o grupo é o convidado de toda a atividade cênica do Palco Virtual de outubro.

Nas três primeiras terças-feiras, a partir do dia 6 de outubro, será apresentado, ao vivo, o espetáculo Contrações. Na última semana do mês, haverá exibição do registro do premiado Love, Love, Love. Por sua vez, a peça Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante ganhará formato de websérie, dividida em cinco episódios dirigidos pelo fotógrafo, cineasta e documentarista João Wainer em parceria com a companhia que estreiam no site da instituição, às sextas-feiras. A ação especial conta ainda com o lançamento de um livro digital sobre essa trajetória, assinado pelo crítico Valmir Santos, com apoio do Itaú Cultural.

Digital

A programação, pensada com um olhar voltado ao passado, presente e futuro da companhia, tem início com um recorte atual destes três pilares nas apresentações ao vivo e online da peça Contrações, nos dias 6, 13 e 20 de outubro (terças-feiras), às 20h, no Palco Virtual, do Itaú Cultural. A releitura virtual deste espetáculo, que estreou presencialmente em 2013, tem texto de Mike Bartlet e direção de Grace Passô, e acontece via Zoom.

A peça se passa no escritório de uma grande corporação, onde a gerente, vivida por Yara, solicita que a funcionária Emma, personagem de Débora, leia em voz alta uma cláusula do contrato que proíbe os colaboradores de qualquer relação sentimental ou sexual com outro colega da empresa. Nos encontros seguintes, a gerente mostra suas diferentes facetas para manipular Emma que, para manter o emprego, se rende e prejudica sua vida privada.

Além de uma resposta criativa da companhia ao momento de suspensão social, esse olhar para o tempo presente a partir da peça Contrações, segundo Paiva, extrapola, ainda, a mudança na forma de apresentação da peça.

As comemorações dos 15 anos do Grupo 3 no Palco Virtual reservam para o dia 27, última terça-feira de outubro, a exibição do registro em vídeo de Love, Love, Love, espetáculo que estreou em 2017, indicado para 15 premiações e vencedor do Shell e do Questão de Crítica.

Neste texto, também do dramaturgo inglês Mike Bartlet e com direção de Eric Lenate, Débora e Yara dividem o palco com Augusto Madeira, Alexandre Ciolleti e Mateus Monteiro, alternando-se na interpretação dos personagens ao longo dos diferentes períodos da trama. Em cena, uma família conta a história de sua geração, abordando criticamente o contexto político e social de uma época, descrevendo idiossincrasias e personalidades da família, além de demonstrar como as pessoas são modificadas pelo tempo em que vivem.

A ação começa em 1967, na noite da primeira transmissão ao vivo de TV via satélite. Sandra, recém-ingressada na universidade, marcou um encontro com Henry, mas está interessada por seu irmão mais novo, Kenneth. Os anos passam e em 1990 eles estão confortavelmente vivendo outra realidade: são classe média, negligentes com os filhos e em um casamento prestes a ruir.

O grande momento, no entanto, é o último ato, em 2011, em uma reunião de família, quando a filha do casal, que foi uma violinista promissora e agora está muito frustrada, joga sobre eles e sua geração de paz e amor a responsabilidade pelo fracasso da geração dela: “Você não alterou o mundo, você o comprou”, acusa.

Websérie

O Grupo 3 lança um olhar para o futuro dentro dessa programação comemorativa com a estreia da websérie Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante + Conversas com Heroínas do Mundo Real, que o Itaú Cultural exibe em cinco episódios em www.itaucultural.org.br, nos dias 16, 23 e 30 outubro e 6 e 13 de novembro (sextas-feiras), sempre às 18h.

Dirigida pelo fotógrafo, cineasta e documentarista João Wainer em parceria com a companhia e com apoio do Itaú Cultural, além de fazer uma versão online do espetáculo Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante, a série explicita os caminhos que seus artistas percorreram para fazê-la.

A peça estreou no final de 2019, em São Paulo, com texto de Silvia Gomez, direção de Paiva e com Débora e Yara no elenco. Na trama, enquanto aviões de várias partes do mundo decolam e aterrissam, a vigia do KM 23 de uma rodovia abandonada encontra, jogada no asfalto, uma garota que delira após ser violentada naquela noite estrelada.

Na versão atual, dividida em episódios de aproximadamente 30 minutos, a autora Silvia Gomez faz a apresentação da série, cuja narrativa é composta por cenas de ensaio do grupo e discussões do processo de mesa, além do espetáculo filmado em estúdio com fotografia de cinema e reminiscências teatrais. Ao final de cada episódio, uma heroína contemporânea conta sua história e fala sobre o trabalho que tem realizado para fazer de seu entorno um lugar melhor.

Livro

Além de voltar o olhar para o presente e o futuro, a companhia festeja com um resgate do passado em 15 anos do Grupo 3 de Teatro, catálogo digital com registros dessa trajetória, a ser disponibilizado para o público no dia 6 de outubro (terça-feira).

O jornalista e pensador teatral Valmir Santos conta essa história, que acompanha desde a estreia do grupo, como repórter especializado em teatro, até os dias atuais, como curador e crítico. O design é da artista visual Patrícia Cividanes.

A publicação parte do acervo da companhia, composto por registros dos principais fotógrafos do teatro brasileiro, vídeos de teaser de espetáculos, exposições de trabalho e entrevistas, além de programas, catálogos e registros de processos. Trata-se de uma linha do tempo permeada de ilustrações e histórias de um grupo que percorreu o país com seus espetáculos sempre partindo de uma dramaturgia potente.

História

O Grupo 3 de Teatro entrou pela primeira vez em cena no dia 7 de setembro de 2005, quando estreou o espetáculo A Serpente na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro. Foi o passo inicial de uma trajetória, que nos últimos 15 anos soma a realização de seis montagens teatrais consagradas por premiações, críticas e público. Foram mais de mil apresentações nas cinco regiões brasileiras, passagens por mais de 50 cidades de 20 diferentes estados, além de apresentações no exterior.

Desde 2010, realizam ações sistemáticas de formação de plateia, que já contemplaram 80 periferias de todo o país. As ações formativas e projetos em outras linguagens também foram destaque na pesquisa da companhia, a exemplo da Mostra Contemporânea de Arte Mineira, que levou a São Paulo uma programação com mais de 300 artistas mineiros nas mais variadas linguagens – da exposição Murilo Rubião, O Reescritor Fantástico, dedicada ao jornalista mineiro Murilo Rubião (1916-1991), até a publicação da tradução do texto dramatúrgico O Continente Negro, do chileno Marco Antônio de La Parra.

Os seis espetáculos que compõem o repertório da companhia foram consagrados por premiações e críticas e pelo público e até hoje se alternam entre temporadas e excursões. São eles: A Serpente (2005) e O Amor e Outros Estranhos Rumores (2011), ambos com direção de Yara de Novaes, além de O Continente Negro (2007), encenado por Aderbal Freire Filho; Contrações (2013), por Grace Passô; Love Love Love (2017), por Eric Lenate, e Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante (2019), de Silvia Gomez, com direção de Gabriel Fontes Paiva.

Programação

Palco Virtual
6, 13 e 20 de outubro (terças-feiras), às 20h
Contrações Online (2020)
Apresentações seguidas de bate-papo ao vivo com o grupo
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos - Linguagem imprópria | Violência psicológica
Local: via plataforma Zoom
Capacidade: 270 lugares

Ficha Técnica:
Texto: Mike Bartlett. Tradução: Silvia Gomez. Direção: Grace Passô. Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes. Cenário e Figurinos: André Cortez. Luz: Alessandra Domingues. Trilha Sonora: Morris Picciotto. Técnico audiovisual: André Prado. Idealização: Grupo 3 de Teatro.

Ficha técnica original do espetáculo Contrações (2013 /2020):
Texto: Mike Bartlett. Tradução: Silvia Gomez. Direção: Grace Passô. Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes. Cenário e figurinos: André Cortez. Luz: Alessandra Domingues. Direção Musical e Concepção da Trilha: Morris Picciotto. Caracterização: Anna Van Steen. Conceito e preparação de baterística de atores: Bruno Tesselle. Preparação corporal: Kênia Dias. Direção de palco: Tadeu Tosta e Diego Dac. Realização: Grupo 3 de Teatro.

27 de outubro (terça-feira), às 20h
Love, Love, Love
Exibição seguida de bate-papo ao vivo com o grupo
Duração: 130 minutos
Classificação indicativa: 16 anos - Drogas | Linguagem imprópria
Local: via plataforma Zoom
Capacidade: 270 lugares

Ficha Técnica:
Autor: Mike Bartlett. Tradução: Maria Angela Fontes Frederico. Diretor Artístico: Eric Lenate. Elenco: Augusto Madeira, Débora Falabella, Mateus Monteiro, Alexandre Cioletti e Yara de Novaes. Assistente de Direção: Mateus Monteiro. Cenário :André Cortez. Figurino: Fábio Namatame. Iluminação: Gabriel Fontes Paiva. Trilha Sonora: L.P. Daniel. Vozes: L. P. Daniel, Juliana Calderón E Rafael Zoli. Direção de Produção: Gabriel Fontes Paiva. Realização: Grupo 3 De Teatro.

16, 23, 30 outubro e 6 e 13 de novembro, às 18h
Websérie Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante
Classificação indicativa: 16 anos - Violência, Estupro | Indução ao consumo de drogas ilícitas
No site do Itaú Cultural
Episódios disponíveis para serem assistidos até dia 4 de dezembro

Ficha técnica:
Websérie de Grupo 3 de Teatro e João Wainer. Texto: Silvia Gomez. Direção: Gabriel Fontes Paiva e João Wainer. Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes. Fotografia: Isadora Brant. Montagem: Carlos Cecconello. Luz: André Prado e Gabriel Fontes Paiva. Cenário : André Cortez. Vídeo Cenário: Luiz Duva. Figurino: Fabio Namatame. Trilha sonora original: Lucas Santtana e Fábio Pinczowisk. Realização: Grupo 3 De Teatro.

Ficha técnica original do espetáculo Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante (2019/2020):
Texto: Silvia Gomez. Direção: Gabriel Fontes Paiva. Elenco: Débora Falabella e Yara de Novaes. Cenário: André Cortez. Figurino: Fabio Namatame. Luz: André Prado e Gabriel Fontes Paiva. Trilha sonora original: Lucas Santtana e Fábio Pinczowisk. Realização: Grupo 3 De Teatro.

Catálogo Online 15 anos Grupo 3 de Teatro

Textos: Valmir Santos. Projeto Gráfico: Patrícia Cividanes. Revisão de textos: José Américo Justo. Fotos: Fábio Audi , Guto Muniz, João Caldas, Jonas Golfeto, Leekyung Kim, Pino Gomes, Sergio Silva e Vitor Zorzal. Realização: Grupo 3 de Teatro.

15 anos Grupo 3 de Teatro

Ficha técnica:
Idealização: Grupo 3 de Teatro. Diretor técnico: André Prado. Grupo 3 de Teatro: Débora Falabella, Gabriel Fontes Paiva e Yara de Novaes.

Serviço

15 anos do Grupo 3 de Teatro
Palco Virtual
Início das reservas de ingressos online, sempre a partir das 12h, para os espetáculos:

Contrações
25 de setembro (quarta-feira) para a apresentação de 6 de outubro
30 de setembro (quarta-feira) para a apresentação de 13 de outubro
7 de outubro (quarta-feira) para a apresentação de 20 de outubro

Love, Love, Love
14 de outubro (quarta-feira) para a exibição de 27 de outubro

*No site do Itaú Cultural encontra-se o passo-a-passo para reservar o ingresso e acessar ao espetáculo.

Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante - Websérie
No site do Itaú Cultural

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural