Itaú Cultural apresenta Camarim em Cena, programa com série de entrevistas de grandes nomes do teatro, dança, circo e música

Maio 20, 2020

O Itaú Cultural estreou em seu site Camarim em Cena, uma série de entrevistas gravadas com personalidades do teatro, da dança, do circo e da música sobre o ofício dos atuadores, em diálogo aberto sobre suas formações e processos criativos. Realizadas entre 2016 e 2019, no Itaú Cultural, em São Paulo, com a presença de público, as conversas são divididas em quatro temporadas de quatro episódios, a cada sábado,com novas histórias e memórias de artistas que integram a cultura brasileira e internacional. A série foi exibida inicialmente no Canal Curta! e agora ganha as plataformas digitais da instituição.

A convidada do episódio do dia 23 de maio é Cleide Queiroz, atriz com mais de meio século de trajetória, iniciada em 1969, quando fez sua estreia profissional com a Cia. Paulo Autran, no espetáculo Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, sob a direção de Silnei Siqueira. Protagonista, entre outros, do espetáculo Palavra de Stela, no qual vive a poeta Stela do Patrocínio, a atriz conversa com o crítico teatral Valmir Santos sobre a relação pessoal que tem com a temática da peça, por ser uma mulher negra e, da mesma forma que Stela – que viveu parte de sua vida em um manicômio –, por ter acompanhado de perto quando era adolescente a internação da mãe por esquizofrenia.

Indicada, em 2001, ao Prêmio Shell de Melhor Atriz pelo espetáculo Gota D'Água, dirigido por Gabriel Villela, Cleide relembra a sua participação em diversos espetáculos, como O Poeta da Vila e A Falecida, e a sua atuação além dos palcos, na televisão e no cinema.

No dia 30, o programa final da primeira temporada do Camarim em Cena traz a conversa com Teuda Bara. No encontro, também mediado por Valmir Santos, esta outra mineira de Belo Horizonte aborda diversos temas, como a sua formação teatral, fora dos cursos formais na área. Ela abandonou a graduação de ciências sociais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e iniciou diretamente o seu trabalho nas artes cênicas com o diretor Eid Ribeiro.

Teuda trabalhou, em São Paulo, com José Celso Martinez Corrêa, mas foi em Minas Gerais que, em 1982, criou o que viria a ser o Grupo Galpão, coletivo reconhecido internacionalmente por seu trabalho de teatro de rua. Sua atuação na arte da representação também não é restrita ao teatro. Na TV, fez participações em novelas e no cinema integrou o elenco de filmes como O Palhaço, dirigido por Selton Mello

Mais informações sobre as convidadas desta temporada do Camarim em Cena podem ser acessadas nos verbetes da Enciclopédia Itaú Cultural sobre Maria Alice Vergueiro, Bete Coelho, Cleide Queiroz e Teuda Bara:

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa399788/cleide-queiroz

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa400296/teuda-bara


Temporadas

Sempre com novos episódios, o Camarim em Cena segue até agosto com mais três temporadas ininterruptas, com estreias uma vez por semana.

Os quatro episódios da segunda temporada, que entra no ar em junho, ampliam a conversa para além do teatro e dos palcos, recebendo também nomes referenciais da dança e da formação teatral acadêmica. Ao longo desse mês, as conversas são com a bailarina e coreógrafa Angel Viana, pioneira da dança contemporânea no Brasil, o ator paraense Cacá Carvalho, cuja trajetória é entrelaçada à formação de jovens atores, a atriz e diretora mineira Yara de Novaes, fundadora do Grupo 3 de Teatro, ao lado de Débora Falabella e Gabriel Paiva, e o diretor, professor e ator Antonio Januzelli (Janô), um dos nomes mais importantes, na atualidade, da formação teatral em São Paulo.

Julho também é marcado pela diversidade de segmentos. Abre com a atriz, diretora e professora Denise Weinberg, fundadora do Grupo TAPA e premiada no teatro e no cinema. Segue, na semana seguinte, com o bailarino japonês Tadashi Endo, principal nome do Butoh no mundo. Nas demais, as conversas que vão ao ar são com Renato Borghi, um dos maiores nomes do teatro brasileiro, fundador do Teatro Oficina, em São Paulo, ao lado de José Celso Martinez Corrêa, e a cantora Angela RoRo, única convidada do universo da música no programa.

A última temporada online do Camarim, em agosto, estreia com uma conversa com Laura Cardoso, grande estrela das artes cênicas brasileiras, que se define como uma operária da arte. O circo também marca presença na série com a entrevista do ator Fernando Sampaio, fundador, ao lado de Domingos Montagner (1962-2016), da Cia LaMínima de Circo e Teatro. O penúltimo episódio é com Grace Passô, atriz, diretora e dramaturga mineira cuja trajetória marcante no teatro brasileiro acumula premiações. O encerramento da série traz uma edição especial com José Celso Martinez Corrêa. Esta foi uma ocasião inédita em que a equipe do Itaú Cultural deixou a estrutura da organização para realizar o Camarim em Cena no palco do diretor,a sede do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona, em São Paulo.

Seguem abaixo as datas e entrevistados de cada temporada do Camarim em Cena:

TEMPORADA 1

23 de maio
Cleide Queiroz. Mediação: Valmir Santos

30 de maio
TeudaBara. Mediação: Valmir Santos


TEMPORADA 2

6 dejunho
Angel Vianna. Mediação: Ana Francisca Ponzio

13 de junho
Cacá Carvalho. Mediação:Beth Néspoli

20de junho
Yara de Novaes. Mediação:Maria Eugênia de Menezes

27 de junho
AntonioJanô. Mediação:Beth Néspoli

TEMPORADA 3

4 de julho
Denise Weinberg. Mediação:Beth Néspoli

11 de julho
TadashiEndo. Mediação:Márcia Abos

18 de julho
Renato Borghi. Mediação:Valmir Santos

25 de julho
Angela RoRo. Mediação: Jotabê Medeiros

TEMPORADA 4

1 de agosto
Laura Cardoso. Mediação:José Cetra Filho

8 de agosto
Fernando Sampaio. Mediação:Valmir Santos

15 de agosto
Grace Passô. Mediação: Beth Néspoli

22 de agosto
José Celso Martinez Corrêa. Mediação:Nelson de Sá


SERVIÇO:

Camarim em Cena
Online em www.itaucultural.org.br
Sábadoz, a partir das 14h

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural