Itaú Cultural abre temporada de HQs com duas programações gratuitas e virtuais em seu site

Agosto 27, 2020

A partir de 29 de agosto o Itaú Cultural apresenta em seu site www.itaucultural.org.br e em sua página do Youtube (www.youtube.com/itaucultural), a segunda e terceira temporadas do Caminhos da HQ, série audiovisual sobre a produção brasileira de quadrinhos. Até 30 de janeiro, sempre aos sábados, às 14h, a série traz histórias sobre as trajetórias individuais e em parceria dos autores, temas relacionados a representatividade, público alvo e os desafios das equipes de edição das ilustrações. Na mesma pegada das HQs, a Banca de Quadrinistas, realizada pela primeira vez em ambiente virtual, chega a sua quinta edição no dia 19 de setembro. Com o tema Olhares Femininos, a mostra selecionou 20 autoras mulheres, de todas as regiões do Brasil, que terão os seus quadrinhos disponíveis para leitura, durante 30 dias, no site da Instituição.

Caminhos

Abrindo a nova temporada do Caminhos da HQ, dia 29 de agosto, o primeiro episódio faz uma reflexão sobre a representatividade e a falta dela no mundo dos quadrinhos, com depoimentos de autores e pesquisadores. Nesse vídeo, a quadrinista LoveLove6, autora de Sheiloca, afirma que o feminismo está bastante presente em suas obras, principalmente devido a situações de discriminação que sofre por ser mulher. Para Lino Arruda, ativista trans e autor de Monstrans, HQ selecionada na edição 2017-2018 do Rumos Itaú Cultural, o sarcasmo foi a forma encontrada para retratar as situações de violência e inversão de valores enfrentadas pela comunidade LGBTQ+.

Em outro depoimento, Sirlene Barbosa, professora e coautora de Carolina, biografia em quadrinhos da escritora Carolina Maria de Jesus, enfatiza a importância da representatividade negra nos quadrinhos. Segundo ela, é necessário que outras vozes, como as africanas, brasileiras e latino-americanas, apareçam nos currículos dos autores que, costumeiramente, carregam a cultura dos Estados Unidos. O editor e jornalista Sidney Gusman, por sua vez, chama a atenção para a mentalidade adotada nos quadrinhos da Turma da Mônica, que, inicialmente, contava apenas com um personagem negro: o Jeremias. A partir dali se viu a necessidade de aumentar a representatividade no elenco criado pelo quadrinista, Mauricio de Sousa.

Em setembro, mais quatro episódios ficam liberados no site e na página do Youtube da instituição. No dia 5, a artista Laura Athayde fala sobre sua trajetória nos quadrinhos. No sábado seguinte, os autores João Pinheiro e Sirlene Barbosa contam, através das ilustrações, a história da escritora Carolina Maria de Jesus, grande fenômeno literário do Brasil nos anos 1960. Em seguida, é disponibilizado um vídeo sobre qual é o público que lê quadrinhos e frequenta as feiras das HQs, com depoimentos dos quadrinistas Laura Athayde, Fernanda Nia, Mario Cau, LoveLove6, Lino Arruda e Bianca Pinheiro e do jornalista e editor Sidney Gusman. Para fechar o mês, no dia 26, é a vez da Mary Cagnin falar um pouco sobre seu trabalho com ilustração. A série segue até 30 de janeiro de 2021, com duas temporadas seguidas.

Banca

Pela primeira vez virtual, a 5ª edição da Banca de Quadrinistas estreia dia 19 de setembro no site do Itaú Cultural, permitindo que os fãs de HQ do país inteiro tomem contato gratuitamente com diversas obras e autores que integram a atual cena brasileira dos quadrinhos.

Dessa vez, a curadoria do núcleo de Audiovisual e Literatura optou por selecionar apenas artistas mulheres, visando dar mais visibilidade ao trabalho das quadrinistas brasileiras. Ao todo, foram selecionadas 20 autoras de todas as regiões do Brasil, com estilos e temáticas diversos em seus trabalhos. Apresentando o tema Olhares Femininos, a mostra online traz um recorte do que se produz em quadrinhos atualmente, em especial no meio independente.

As quadrinistas que têm seus trabalhos expostos no site são: Alice Pereira, Ana Paloma Silva, Bennê Oliveira, Blenda Furtado, Bruna Bandeira, Carol Ito, Cátia Ana, Diana Salu, Fefê Torquato, Leta, Lila Cruz, Majane Silveira, Marília Marz, Partes, Rebeca Prado, Renata Nolasco, Ty Silva, Talessak, Ing Lee e Ju Loyola; as duas últimas são artistas surdas. As HQs ficam hospedadas no site www.itaucultural.org.br por 30 dias, sendo publicadas em 2 lotes com 10 autoras cada: o primeiro fica disponível no site a partir de 19 de setembro, até 12h de 19 de outubro e o segundo lote fica disponível a partir de 26 de setembro, até 12h de 26 de outubro.

Serviço
Caminhos da HQ – Episódio Representatividade nos quadrinhos
Online em www.itaucultural.org.br e www.youtube.com/itaucultural
Dia 29 de agosto (sábado), estreia às 14h
Classificação Indicativa do episódio: 16 anos (conteúdo sexual e linguagem chula)
A segunda temporada da série Caminhos da HQ terá novos episódios sempre aos sábados, às 14h, de 29 de agosto a 7 de novembro. Classificação indicativa: checar por episódio.

Banca de Quadrinistas | Olhares Femininos
Online em www.itaucultural.org.br
De 19 de setembro até 26 de outubro

Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural

Outras notícias

17º Seminário Internacional Biblioteca Viva reúne convidados nacionais e internacionais em evento gratuito sobre bibliotecas e sustentabilidade.
Com Geni Núñez, Kaká Werá, Vivian Puerta, Patrícia Constante Jaime e Susana Silvestre, evento do SisEB acontece de 9 a 11 de junho, em São Paulo, e propõe debates sobre bibliotecas verdes e gestão e educação socioambiental para a ação cidadã.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/seminario+internacional+biblioteca+viva+reune+convidados+nacionais+internacionais+evento+gratuito+sobre+bibliotecas+sustentabilidade.php

Coletivo Desvio Padrão apresenta espetáculos acessíveis e ciclo formativo em São Paulo.
Além das experiências cênicas que colocam pessoas cegas e surdas no centro da criação, a programação reúne oficinas e seminários, gratuitos, sobre audiodescrição e tradução intersemiótica.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/coletivo+desvio+padrao+apresenta+espetaculos+acessiveis+ciclo+formativo+sao+paulo.php

Itaú Cultural reúne espetáculo e atividades educativas para crianças e famílias em junho.
Programação ocupa diferentes espaços da instituição com intervenção infantil de formas animadas, ateliê de criação de acessórios personalizados e oficinas de desenho ligadas à Coleção Brasiliana.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+reune+espetaculo+atividades+educativas+para+criancas+familias+junho.php

Em Cidade Tiradentes, Centro Cultural Arte em Construção vira espaço de convivência, criatividade e cuidado coletivo.
Arraial do Pombas, teatro, circo e contação de histórias movimentam a programação gratuita de junho no Centro Cultural Arte em Construção.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cidade+tiradentes+centro+cultural+arte+construcao+vira+espaco+convivencia+criatividade+cuidado+coletivo.php

Jorge Garcia Companhia de Dança apresenta A Ilha em ocupação gratuita na Mooca.
Espetáculo inspirado no universo do Cavalo Marinho transforma espaço urbano em arena de convivência entre artistas e público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/jorge+garcia+companhia+danca+apresenta+ilha+ocupacao+gratuita+mooca.php

Sesc na Copa oferece programação diversificada e gratuita, conectando futebol, cultura e educação.
Iniciativa reúne, nas unidades do Sesc, atividades relacionadas ao universo futebolístico como vivências esportivas, aulas, debates, encontros com especialistas, ambientações, exposições, e transmissões de partidas do Mundial.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+copa+oferece+programacao+diversificada+gratuita+conectando+futebol+cultura+educacao.php

Menu Cultural de junho propõe uma travessia pelos sabores tradicionais populares do país.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer o Brasil a partir de seus ingredientes mais festivos e populares. A proposta é mergulhar nas múltiplas camadas que compõem a cultura alimentar brasileira, como portadora de história, identidade e território de cada região do país.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+junho+propoe+uma+travessia+pelos+sabores+tradicionais+populares+pais.php

VESTIDO DE MENINO – O Dia V, espetáculo infanto-juvenil, estreia no Centro Cultural do iBT.
Espetáculo realizado no Instituto Brasileiro de Teatro afirma a pluralidade dos modos de existir a partir do ponto de vista das crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vestido+menino+dia+espetaculo+infanto+juvenil+estreia+centro+cultural+ibt.php

Arraiá Casa de Alice leva cultura, trios de forró ao vivo e mais de 50 opções gastronômicas ao Horto Florestal.
Festival junino ainda conta com uma feira de economia criativa com direito a diversas marcas autorais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/arraia+casa+alice+leva+cultura+trios+forro+vivo+mais+opcoes+gastronomicas+horto+florestal.php

Sonora Brasiliana de junho no Itaú Cultural traz apresentações de Alexandre Rodrigues e de Carol Panesi.
Projeto convida artistas a compartilharem suas músicas e processos criativos em diálogo direto com o público. Em tom intimista, a apresentação é realizada no Espaço Olavo Setubal, entre as obras de Brasiliana da coleção Itaú e ali expostas em caráter permanente. São cerca de mil peças, entre livros, pinturas, gravuras e documentos que percorrem a história do Brasil.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sonora+brasiliana+junho+itau+cultural+traz+apresentacoes+alexandre+rodrigues+carol+panesi.php

Santos Dumont, Tarsila do Amaral e Steve Jobs convidam para visita guiada na exposição STEAM XP Universo Curioso! no MIS Experience.
Imersiva, dinâmica e gratuita, mostra - que faz temporada pela primeira vez na cidade - conecta personalidades da História para transformar ciência, tecnologia e artes em diversão prática. Voltada para crianças jovens e adultos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/santos+dumont+tarsila+amaral+steve+jobs+convidam+para+visita+guiada+exposicao+steam+universo+curioso+mis+experience.php