Setembro 15, 2020
O Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural incrementou ainda mais a oferta de programação no site da organização, destinada às crianças, e passa a oferecer, nos dias 3, 10, 17 e 24 de outubro (sábados), oficinas de sensibilização musical para bebês, com Luciana Nagumo. Ela é atualmente diretora da área de musicalização infantil e coordenadora pedagógica do projeto Música e Cidadania, da Escola de Música de Jundiaí.
Essa iniciativa tem como guia o prazer, propiciando um tempo de qualidade para que bebês e familiares possam brincar juntos. Luciana propõe uma interação bastante íntima, que proporciona o estreitamento dos vínculos e a criação de um espaço afetivo, de trocas e aprendizado lúdico.
Todos os sábados, haverá dois encontros distintos, um às 9h e outro às 10h, cada um com meia hora de duração e capacidade para até cinco bebês e seus pais ou acompanhantes. As inscrições para as duas primeiras oficinas, realizadas nos dias 3 e 10, abrem no dia 16 de setembro (quarta-feira). Para os dois sábados seguintes, dias 17 e 24, elas ficam disponíveis a partir do dia 30 de setembro (quarta-feira) e devem ser feitas pelo site https://www.itaucultural.org.br/. A atividade é voltada para bebês de até dois anos, acompanhados dos responsáveis.
As atividades voltadas às crianças e seus familiares contemplam também, dentro da grade do IC para Crianças, vivências musicais às segundas-feiras; aulas de criação às terças-feiras e quintas-feiras; dança às quartas-feiras e domingos; teatro aos sábados e Expedição Brasiliana às sextas-feiras. Todas podem ser acessadas pelo site www.itaucultural.org.br e Youtube do Itaú Cultural.
Sobre a ministrante
Luciana Feres Nagumo iniciou os estudos de música com a mãe, Josette Silveira Mello Feres. Estudou flauta doce, piano, violoncelo e percepção musical com diversos professores, entre eles, Tânia Lisboa, Cristina Geraldini, Mikhail Malt e Patricia Michelini. Se graduou, com honra, em Pedagogia, pelas Faculdades de Educação Padre Anchieta, no ano de 1991.
De 1990 a 2003, trabalhou como professora e coordenadora do curso de musicalização infantil da Escola de Música de Jundiaí. De 2004 a 2006, atuou como professora de música no Relais Assistantes Maternelles, na França, e entre 2007 e 2009 deu aulas de música para bebês, na cidade de Alcalá de Henares, na Espanha. Atualmente, é diretora da área de musicalização infantil e coordenadora pedagógica dos projetos Música e Cidadania, da Escola de Música de Jundiaí, e ministra curso de formação para professores.
Serviço
Sensibilização Musical para Bebês – com Luciana Nagumo
Dias 3 e 10 de outubro (sábados), às 9h e às 10h
Inscrições a partir do dia 16 de setembro
Dias 17 e 24 de outubro (sábados), às 9h e às 10h
Inscrições a partir do dia 30 de setembro
As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.itaucultural.org.br/
Duração: 30 minutos cada encontro
Capacidade: 5 bebês por encontro
Plataforma de acesso: Google Meet
Classificação: voltado para bebês de até 2 anos
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural
Cia. Fragmento de Dança faz novas apresentações de Acaso Caos no CCSP.
Com direção e concepção de Vanessa Macedo, espetáculo explora a dança contemporânea para investigar as ideias de contágio e histeria coletiva.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+fragmento+danca+faz+novas+apresentacoes+acaso+caos+ccsp.php
O Ninho, um recado da raiz ganha nova temporada gratuita de circulação por teatros municipais.
Com trilha sonora original de Zeca Baleiro (indicado ao Prêmio Shell 2024 pelo trabalho), espetáculo é uma novela cênica sobre a intolerância e o ódio no canavial nordestino.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ninho+recado+raiz+ganha+nova+temporada+gratuita+circulacao+por+teatros+municipais.php
Vanguarda feminista ganha destaque no Museu de Arte Contemporânea da USP.
O museu recebe a exposição internacional Insurgências - Vanguarda Feminista da década de 1970: obras da COLEÇÃO VERBUND, Viena. A entrada é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vanguarda+feminista+ganha+destaque+museu+arte+contemporanea+usp.php
Teatro de Contêiner Mungunzá transfere sua programação para Funarte com apresentações gratuitas.
Em abril e maio, o Complexo Cultural Funarte acolhe apresentações gratuitas de Luis Antonio-Gabriela, Elã e anonimATO, espetáculos da Cia. Mungunzá que estavam previstos para acontecer no Teatro de Contêiner.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+conteiner+mungunza+transfere+sua+programacao+para+funarte+com+apresentacoes+gratuitas.php
Mariana Muniz apresenta o solo Das Tripas: Sete Histórias com ingressos gratuitos no Teatro Paulo Eiró.
Com direção de Clara Carvalho, espetáculo é uma construção coreográfica e teatral inspirada no livro Das Tripas Coração, da autora pernambucana Ezter Liu.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mariana+muniz+apresenta+solo+das+tripas+sete+historias+com+ingressos+gratuitos+teatro+paulo+eiro.php
Musical Dom Casmurro retorna a São Paulo para temporada gratuita no Itaú Cultural.
Colecionando indicações e prêmios importantes, a produção abre sua primeira temporada em 2026 com retorno à capital paulista em sessões gratuitas, propondo uma leitura contemporânea, inédita e reflexiva do clássico de Machado de Assis por meio de canções originais que ampliam a dimensão emocional da narrativa.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+retorna+sao+paulo+para+temporada+gratuita+itau+cultural.php