Setembro 15, 2020
O Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural incrementou ainda mais a oferta de programação no site da organização, destinada às crianças, e passa a oferecer, nos dias 3, 10, 17 e 24 de outubro (sábados), oficinas de sensibilização musical para bebês, com Luciana Nagumo. Ela é atualmente diretora da área de musicalização infantil e coordenadora pedagógica do projeto Música e Cidadania, da Escola de Música de Jundiaí.
Essa iniciativa tem como guia o prazer, propiciando um tempo de qualidade para que bebês e familiares possam brincar juntos. Luciana propõe uma interação bastante íntima, que proporciona o estreitamento dos vínculos e a criação de um espaço afetivo, de trocas e aprendizado lúdico.
Todos os sábados, haverá dois encontros distintos, um às 9h e outro às 10h, cada um com meia hora de duração e capacidade para até cinco bebês e seus pais ou acompanhantes. As inscrições para as duas primeiras oficinas, realizadas nos dias 3 e 10, abrem no dia 16 de setembro (quarta-feira). Para os dois sábados seguintes, dias 17 e 24, elas ficam disponíveis a partir do dia 30 de setembro (quarta-feira) e devem ser feitas pelo site https://www.itaucultural.org.br/. A atividade é voltada para bebês de até dois anos, acompanhados dos responsáveis.
As atividades voltadas às crianças e seus familiares contemplam também, dentro da grade do IC para Crianças, vivências musicais às segundas-feiras; aulas de criação às terças-feiras e quintas-feiras; dança às quartas-feiras e domingos; teatro aos sábados e Expedição Brasiliana às sextas-feiras. Todas podem ser acessadas pelo site www.itaucultural.org.br e Youtube do Itaú Cultural.
Sobre a ministrante
Luciana Feres Nagumo iniciou os estudos de música com a mãe, Josette Silveira Mello Feres. Estudou flauta doce, piano, violoncelo e percepção musical com diversos professores, entre eles, Tânia Lisboa, Cristina Geraldini, Mikhail Malt e Patricia Michelini. Se graduou, com honra, em Pedagogia, pelas Faculdades de Educação Padre Anchieta, no ano de 1991.
De 1990 a 2003, trabalhou como professora e coordenadora do curso de musicalização infantil da Escola de Música de Jundiaí. De 2004 a 2006, atuou como professora de música no Relais Assistantes Maternelles, na França, e entre 2007 e 2009 deu aulas de música para bebês, na cidade de Alcalá de Henares, na Espanha. Atualmente, é diretora da área de musicalização infantil e coordenadora pedagógica dos projetos Música e Cidadania, da Escola de Música de Jundiaí, e ministra curso de formação para professores.
Serviço
Sensibilização Musical para Bebês – com Luciana Nagumo
Dias 3 e 10 de outubro (sábados), às 9h e às 10h
Inscrições a partir do dia 16 de setembro
Dias 17 e 24 de outubro (sábados), às 9h e às 10h
Inscrições a partir do dia 30 de setembro
As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.itaucultural.org.br/
Duração: 30 minutos cada encontro
Capacidade: 5 bebês por encontro
Plataforma de acesso: Google Meet
Classificação: voltado para bebês de até 2 anos
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural
Pela primeira vez em São Paulo, espetáculo EgoÃsta entra em cartaz na CAIXA Cultural.
Protagonizado pela atriz cearense Ana Marlene, o solo debate vida nômade, maternidade e etarismo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/pela+primeira+vez+sao+paulo+espetaculo+egoista+entra+cartaz+caixa+cultural.php
As obras de Mario de Andrade e Heitor Villa-Lobos se encontram em concerto.
Poucas & Boas apresenta cancioneiro infantil que une a obra dos dois mestres.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/obras+mario+andrade+heitor+villa+lobos+encontram+concerto.php
Guarnicê de Cinema leva à Itaú Cultural Play histórias de diferentes territórios brasileiros.
Mostra reúne nove produções da Competitiva de Curtas-metragens Maranhenses do 49º Festival Guarnicê, entre documentários, dramas, ficções cientÃficas e filmes experimentais. Uma das obras receberá o Prêmio Itaú Cultural Play.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/guarnice+cinema+leva+itau+cultural+play+historias+diferentes+territorios+brasileiros.php
Itaú Cultural amplia atividades de acessibilidade com visita mediada para pessoas com TEA e outras neurodivergências.
Atividade acontece no dia 30 de agosto, na Coleção Brasiliana Itaú, com ambiente adaptado para redução de estÃmulos sensoriais e recursos como abafadores auriculares, kits de autorregulação e objetos e obras táteis.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+amplia+atividades+acessibilidade+com+visita+mediada+para+pessoas+com+tea+outras+neurodivergencias.php
Cia. Articularte estreia Coração de Gravetos (Dália e o Guaxinim) em temporada gratuita no Teatro Cacilda Becker.
Com texto e direção de Dario Uzam, espetáculo mescla teatro de bonecos, máscaras e comicidade grotesca para contar história sobre afeto, coragem e pertencimento diante dos ciclos da natureza.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+articularte+estreia+coracao+gravetos+dalia+guaxinim+temporada+gratuita+teatro+cacilda+becker.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, encerramento da temporada do Circo di Mônaco e atrações de Rafa Garcia e Cia Casca de Nóz.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+encerramento+temporada+circo+monaco+atracoes+rafa+garcia+cia+casca+noz.php
Primeiras Infâncias Brasileiras segue com programação aos finais de semana.
Em cartaz no Solar Fábio Prado até setembro, exposição que convida adultos a olhar para os primeiros anos de vida amplia a experiência com atividades para diferentes gerações.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/primeiras+infancias+brasileiras+segue+com+programacao+aos+finais+semana.php
9ª Festa Literária da Penha homenageia Júlia Lopes de Almeida.
As atividades acontecem entre 25 e 29 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/9ª+festa+literaria+penha+homenageia+julia+lopes+almeida.php
Peça inédita de PlÃnio Marcos sobre Rolando Boldrin ganha leitura dramatizada no CCSP.
Escrito à mão pelo dramaturgo para o amigo, o material inédito chega ao Centro Cultural São Paulo entre 27 e 30 de agosto. Espetáculo completo estreia em 22 de outubro, data em que Boldrin completaria 90 anos. De graça.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/peca+inedita+plinio+marcos+sobre+rolando+boldrin+ganha+leitura+dramatizada+ccsp.php
XV Circuito de Teatro em Português celebra 23 anos de intercâmbio cultural no Centro Cultural São Paulo.
Programação gratuita valoriza a riqueza e a diversidade das artes cênicas nos paÃses de lÃngua oficial portuguesa e dos povos originários da Ãfrica e do Brasil. Mostra reúne oito espetáculos, um show, seminários e oficinas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circuito+teatro+portugues+celebra+anos+intercambio+cultural+centro+cultural+sao+paulo.php
Itaú Cultural Play recebe seleção de filmes do Kinoforum - Festival Internacional de Curtas de São Paulo.
Mostra reúne 10 produções brasileiras que transitam entre animação, comédia, drama, musical e experimental. Os olhares são diversos, e convergem para temas como memórias, identidades, afetos e questões sociais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+play+recebe+selecao+filmes+kinoforum+festival+internacional+curtas+sao+paulo.php
Grupo de Rap Monarckas apresenta A Quebrada é Boa, os 4 elementos da Cultura Hip Hop juntos nas Fábricas de Cultura.
A Quebrada é Boa não é só um nome: é um grito de afirmação!
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+rap+monarckas+apresenta+quebrada+boa+elementos+cultura+hip+hop+juntos+nas+fabricas+cultura.php
PRIDANSP 2026 reúne cerca de 750 bailarinos no Teatro Sérgio Cardoso.
Prêmio Internacional de Dança de São Paulo acontece de 3 a 6 de setembro, com etapa competitiva, atividades formativas e Noite de Gala.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/pridansp+2026+reune+cerca+750+bailarinos+teatro+sergio+cardoso.php