Itaú Cultural abre Ocupação Abdias Nascimento

Dezembro 09, 2016

No dia 17 de novembro o Itaú Cultural abre a Ocupação Abdias Nascimento que mostra toda a trajetória do intelectual negro, fundamental para a história de combate ao racismo no Brasil. A exposição resgata momentos emblemáticos em sua história, sua participação em grupos artísticos como a Santa Hermandad Orquídea, o Teatro do Sentenciado, o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra, e de grupos de articulação política, social e de pesquisa como a Convenção Nacional do Negro, o Memorial Zumbi e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros – Ipeafro. Estão também representados seus mandatos como Deputado e Senador.

No legado que Abdias (1914-2011) deixou para o país, as suas obras teóricas que abordam questões relacionadas a lutas sociais, afirmação de identidades negras e defesa de seus direitos. Depois de intensa pesquisa a partir, em sua maior parte, do acervo do Ipeafro, a curadoria reúne exposição pinturas, documentos históricos, correspondências, discursos, entrevistas, depoimentos, manuscritos e fotografias.

A programação segue até 15 de janeiro, entre performances, leituras dramáticas de peças encenadas pelo TEN – do próprio Abdias e de outros autores – na Sala Itaú Cultural, no Auditório da Secretaria Municipal de Igualdade Racial (SMPIR) e nos CDRs de Cidade Tiradentes, Vila Maria e Jabaquara. Em dezembro integra a série Fim de Semana em Família, do Itaú Cultural, com uma oficina de Adinkras com o Coletivo Manifesto Crespo e a apresentação do espetáculo A Casa de Irene, com o Grupo Teatral Saga. No mesmo mês, é lançado o número 39 da série Cadernos Negros, idealizada por Abdias e é relançado o seu livro O Genocídio do negro brasileiro.

Serviço
Ocupação Abdias Nascimento
De 17 de novembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017
De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h (permanência até as 20h30)
Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
Indicada para maiores de 12 anos
Entrada gratuita
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 2168-1776/1777