Itaú Cultura debate cidade, fantasia e ordem, no Brechas Urbanas

Março 30, 2016

No dia 31 de março (quinta-feira), às 20h, o Itaú Cultural abre espaço novamente em sua programação para o Brechas Urbanas. O encontro realizado pelo instituto em parceria com o projeto Cidades para Pessoas reúne artistas e pensadores do universo das artes para fazer uma reflexão atual e propositiva sobre a vida na metrópole. Desta vez o tema é A Ordem Não é o Contrário da Fantasia e os convidados são o jornalista e escritor paulista André Gravatá, e o também autor Nicolas Behr, cuiabano radicado em Brasília.

Na conversa, mediada pela jornalista Natália Garcia, Gravatá e Behr propõem uma reflexão sobre como o espaço urbano oferece doses equilibradas de ordem e fantasia. Para Gravatá, por exemplo, a cidade pode se transformar em uma grande plataforma educativa, cujas vias constantemente reinventadas tornam-se espaços lúdicos e de aprendizado. Behr, por sua vez, parte da realidade para criar, em seus versos, situações fantásticas: o que aconteceria se a capital do país fosse atingida por uma tempestade de areia e virasse um deserto com a esplanada em ruínas? O encontro é transmitido ao vivo pelo site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

André Gravatá é cofundador do coletivo Educ-ação, coautor de Volta ao mundo em 13 escolas e autor do livro de contos Sublime – além ter publicado um de seus contos no livro 336 horas, organizado pela escritora Noemi Jaffe. Já Nicolas Behr começou sua trajetória profissional em 1974, com o lançamento de Iogurte com Farinha, o primeiro de muitos livrinhos mimeografado, pelos quais foi preso em 1978, acusado de porte de material pornográfico – no caso, os livrinhos –, sendo julgado e absolvido no ano seguinte. Trabalhou em agências de publicidade, se engajou no movimento ecológico, atuou na Fundação Pró-Natureza (Funatura) e se dedicou à produção de espécies nativas do cerrado.

Serviço

Brechas Urbanas
A Ordem Não é o Contrário da Fantasia
Com André Gravatá e Nicolas Behr e mediação de Natália Garcia
Dia 31 de março de 2016 (quinta-feira), às 20h
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Transmissão ao vivo pelo site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br
Sala Vermelha (70 lugares)
Entrada franca (ingressos distribuídos com 30 minutos de antecedência)