Italia in Jazz traz música, exposição e debate com a presença de grandes nomes

Julho 06, 2016

O jazz italiano desembarca em São Paulo no mês de julho de uma forma atípica, ao reunir música, exposição e debate – tudo ao mesmo tempo. O evento, com oportunidade única de mostrar as três performances, ocorre no dia 6 de julho, entre 18h e 21h, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, com entrada gratuita. Entretanto, a exposição permanece em cartaz até 14 de agosto. Italia in Jazz é de realização do Instituto Italiano di Cultura de São Paulo, que no Ano da Itália na América Latina, promove diversas atividades culturais inéditas pela cidade.

Pelo título da apresentação musical é possível notar a sua profundidade sonora: Viagem Entre o Espírito e a Natureza, dos músicos Rino Cirinnà e Dino Rubino. O concerto é pensado como uma viagem em busca da espiritualidade escondida não somente no aspecto religioso, como também na arte, na arquitetura e na magia das luzes que se encontram em alguns lugares: um percurso sonoro e visual que se distingue pelo prazer da descoberta.

Enquanto os ouvidos do público se embalam com a música, seus olhos terão a oportunidade de apreciar o trabalho de um do renomado fotógrafo italiano da contemporaneidade, que encontrou no jazz uma das temáticas fortes de seu trabalho: Pino Ninfa. A exposição Como um Conto Chamado Jazz trará 42 fotografias do profissional, que estará presente na abertura da mostra, no dia 6. Nomes como Keith Jarret, Gonzalo Rubalcaba, Sonny Rollins, Michel Petrucciani, Dee Dee Bridgewater, poderão ser vistos em atuação ou em intervalos de shows.

Para complementar o encontro, o crítico musical especializado em jazz, Luigi Onori, falará com a plateia. Brasil no Jazz Italiano (Rava, Bollani, De Vito, Mirabassi, Stilo...): Colaborações, Releituras, Imaginários Sonoros Entre os Dois Países Latinos é o tema do bate-papo.

Serviço

Italia in Jazz- Música, Exposição e Conferência
Abertura: 6 de julho de 2016, às 18h.
Local: Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro- 1000 – Paraíso – São Paulo-SP -- Estação Vergueiro do Metrô)
Mostra fotográfica "Como um Conto Chamado Jazz", de Pino Ninfa: de 6 de julho a 14 de agosto de 2016; abertura, às 18h, no Piso Flávio de Carvalho.
Conferência Brasil no Jazz Italiano (Rava, Bollani, De Vito, Mirabassi, Stilo...): Colaborações, Releituras, Imaginários Sonoros Entre os Dois Países Latinos, com Luigi Onori: 6 de julho de 2016, às 19h, na Sala Adoniran Barbosa
Apresentação musical multimídia Viagem Entre o Espírito e a Natureza, de Rino Cirinnà e Dino Rubino: 6 de julho de 2016, às 20h, na sala Adoniran Barbosa
Entrada franca