Instituto Tomie Ohtake realiza a 4º edição do projeto Experiências Negras

Junho 16, 2020

O Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake realiza a 4ª edição do projeto Experiências Negras | Artistas: Produzindo em tempos de confinamento.

Os artistas convidados Keila Serruya (Brasil), 18 de junho, Nu Barreto (Guiné-Bissau), 25 de junho, e Rubén H. Bermudéz (Espanha), 2 de julho, apesentam as suas pesquisas e poéticas, investigações atuais e a relação de suas produções com o período de isolamento social. Os dois primeiros encontros são ao vivo e em português, enquanto a conversa com o artista espanhol foi gravada e será disponibilizada com legendas. Cada um dos artistas também está desenvolvendo um trabalho, comissionado pelo Instituto Tomie Ohtake, em diálogo com a experiência de confinamento.

Com mediação da educadora Jordana Braz, os encontros virtuais acontecem sempre às quintas-feiras, às 16h, no Instagram do Instituto Tomie Ohtake (https://www.instagram.com/institutotomieohtake/). No dia 18 de junho haverá o lançamento da terceira publicação digital Experiências Negras | Novas Curadorias Femininas: possibilidades e transgressões. Para acessar essa publicação e vídeos e publicações anteriores do projeto, entrar na página: https://www.institutotomieohtake.org.br/participe/interna/experiencias-negras.

Keila Serruya (Brasil) é artista amazonense que evoca a arte e os conhecimentos ancestrais para se manter viva e resistente. Mãe, artista visual, realizadora audiovisual, fotógrafa e produtora cultural. Analisa constantemente os prováveis diálogos a serem praticados e desenvolvidos com a cidade e quais são as urgências. Compreende que os diálogos tecnológicos, periféricos, audiovisuais e de ocupação trazem uma proposta que modifica o existir de todos que consomem essas narrativas para RUA. Vive em Manaus, Amazonas.


Crédito: David Martins

Nu Barreto (Guiné-Bissau) é artista plástico Guineense radicado em França, onde vive e trabalha. Formado em fotografia pela 4AEP e o Gobelins (Ecole de métiers ’images/Paris-1996), retoma o desenho e a pintura em 1997. Participou de diversas exposições individuais e colectivas de destaques e está presente em distinguidas coleções privadas (PLMJ, Coleção do rei de Marrocos...) e públicas (National Museum of African American History and Culture/Smithsonian DC Washington/USA, Museu de Mucane/Vitória/Brasil...). Vive em Paris, França.

Rubén H. Bermúdez (Espanha) é fotógrafo e docente. Autor do livro “Y tu, ¿por qué eres negro?”, também co-fundador do Colectivo Afroconciencia e colaborador da Revista Clavo-Ardiendo Magazine e desenvolve trabalhos pontuais como curador de arte. Vive em Madrid, Espanha.

Outras notícias

Solo inspirado na vida de Sarah Bernhardt faz um mês de temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade.
Depois de temporada esgotada na Arena B3, o espetáculo volta ao cartaz. No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah Bernhardt, os desafios das mulheres no mundo das artes, e principalmente, no Teatro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/solo+inspirado+vida+sarah+bernhardt+faz+mes+temporada+gratuita+biblioteca+mario+andrade.php

Festa Julina do Largo da Batata terá show do Circuladô de Fulô e comidas típicas.
Evento gratuito e pet friendly segue celebrando a cultura caipira com cerca de 50 tendas de quitutes e animação da quadrilha Asa Branca.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festa+julina+largo+batata+tera+show+circulado+fulo+comidas+tipicas.php

Nas férias, Festival Allegria reúne atrações gratuitas de teatro musical e circo na capital.
O festival acontece entre os dias 5 e 27 de julho, em equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+festival+allegria+reune+atracoes+gratuitas+teatro+musical+circo+capital.php

Em clima de férias, Menu Cultural de julho oferece pratos com gostinho de infância e reflete sobre a alimentação infantil.
Com o tema Comida de Criança, nova edição da feira gastronômica mensal do IC leva ao Bulevar do Rádio, entre a instituição e o Sesc Avenida Paulista, barracas de cinco empreendimentos culinários e de uma livraria, além de roda de conversa. Cardápio conta com doces inspirados em sabores africanos, opções salgadas e bebidas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/clima+ferias+menu+cultural+julho+oferece+pratos+com+gostinho+infancia+reflete+sobre+alimentacao+infantil.php

O Mundo do Circo SP abre as portas ao respeitável público com programação gratuita nas férias de julho.
Cabaré do Mercosul, do Circo Delírio, com artistas do Uruguai e Argentina, e apresentação da renomada companhia Pia Fraus são destaques do mês.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+abre+portas+respeitavel+publico+com+programacao+gratuita+nas+ferias+julho.php

Nas férias de julho, CCBB Educativo – Arte e Cultura traz programação gratuita para toda a família.
Dentre as atividades voltadas aos pequenos estão contação de histórias, mediação de leitura, cantigas de roda, brincadeiras e oficinas lúdicas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nas+ferias+julho+ccbb+educativo+arte+cultura+traz+programacao+gratuita+para+toda+familia.php