Junho 16, 2020
O Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake realiza a 4ª edição do projeto Experiências Negras | Artistas: Produzindo em tempos de confinamento.
Os artistas convidados Keila Serruya (Brasil), 18 de junho, Nu Barreto (Guiné-Bissau), 25 de junho, e Rubén H. Bermudéz (Espanha), 2 de julho, apesentam as suas pesquisas e poéticas, investigações atuais e a relação de suas produções com o período de isolamento social. Os dois primeiros encontros são ao vivo e em português, enquanto a conversa com o artista espanhol foi gravada e será disponibilizada com legendas. Cada um dos artistas também está desenvolvendo um trabalho, comissionado pelo Instituto Tomie Ohtake, em diálogo com a experiência de confinamento.
Com mediação da educadora Jordana Braz, os encontros virtuais acontecem sempre às quintas-feiras, às 16h, no Instagram do Instituto Tomie Ohtake (https://www.instagram.com/institutotomieohtake/). No dia 18 de junho haverá o lançamento da terceira publicação digital Experiências Negras | Novas Curadorias Femininas: possibilidades e transgressões. Para acessar essa publicação e vídeos e publicações anteriores do projeto, entrar na página: https://www.institutotomieohtake.org.br/participe/interna/experiencias-negras.
Keila Serruya (Brasil) é artista amazonense que evoca a arte e os conhecimentos ancestrais para se manter viva e resistente. Mãe, artista visual, realizadora audiovisual, fotógrafa e produtora cultural. Analisa constantemente os prováveis diálogos a serem praticados e desenvolvidos com a cidade e quais são as urgências. Compreende que os diálogos tecnológicos, periféricos, audiovisuais e de ocupação trazem uma proposta que modifica o existir de todos que consomem essas narrativas para RUA. Vive em Manaus, Amazonas.

Nu Barreto (Guiné-Bissau) é artista plástico Guineense radicado em França, onde vive e trabalha. Formado em fotografia pela 4AEP e o Gobelins (Ecole de métiers ’images/Paris-1996), retoma o desenho e a pintura em 1997. Participou de diversas exposições individuais e colectivas de destaques e está presente em distinguidas coleções privadas (PLMJ, Coleção do rei de Marrocos...) e públicas (National Museum of African American History and Culture/Smithsonian DC Washington/USA, Museu de Mucane/Vitória/Brasil...). Vive em Paris, França.
Rubén H. Bermúdez (Espanha) é fotógrafo e docente. Autor do livro “Y tu, ¿por qué eres negro?”, também co-fundador do Colectivo Afroconciencia e colaborador da Revista Clavo-Ardiendo Magazine e desenvolve trabalhos pontuais como curador de arte. Vive em Madrid, Espanha.
AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php