Instituições da Paulista Cultural promovem atividades no dia das crianças

Outubro 09, 2019

As instituições da Paulista Cultural, evento anual que celebra o potencial artístico e turístico da avenida Paulista, vão oferecer um dia inteiro de atividades gratuitas para a família no Dia das Crianças, que neste ano será comemorado no sábado, 12 de outubro. A Paulista Cultural é uma iniciativa pioneira que propõe intercâmbios entre sete instituições da avenida Paulista: a Casa das Rosas, o Centro Cultural Fiesp, o IMS Paulista, o Itaú Cultural, a JAPAN HOUSE São Paulo, o MASP e o Sesc Avenida Paulista. A segunda edição da iniciativa, com apoio do Itaú, foi realizada em 28 de abril e reuniu cerca de 46.500 pessoas.

A Casa das Rosas – da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – terá sessões de contações de histórias com Kiara Terra e oficina para que as crianças criem seus próprios marcadores de livros. No Centro Cultural Fiesp, as atividades se dividem entre os dias 12 e 13 de outubro, com apresentações do espetáculo A verdadeira história do barão, sessão de cinema ao ar livre do filme Dumbo, contações de histórias, show, brinquedoteca e encontro com os personagens da Turma da Mônica na exposição Olá, Maurício!. Já no IMS Paulista, as crianças serão convidadas a criar um monóculo fotográfico e uma câmera escura e explorar a cianotipia (processo de impressão fotográfica em tons azuis).

Nos dias 12 e 13 de outubro, além das diversas atividades com foco nas experiências de Faça Você Mesmo, o Sesc Avenida Paulista apresenta shows. No sábado, com André Abujamra, Alessandra Leão e Mateus Câmara, resultado de ensaios abertos pelo LabMúsica especial crianças. No domingo, com o bloquinho carnavalesco Sainha de Chita.

Quem for ao Itaú Cultural, poderá escolher entre atividades de cinema, contação de histórias, teatro, mágica ou música – a programação por lá se estende também para o domingo, 13 de outubro.

Na JAPAN HOUSE São Paulo, haverá espetáculo de mágica, oficina infantil de koinoboris (carpas) a partir de retalhos e oficina percussiva de taiko, entre outras atividades, previstas para todo o final de semana.

Além de ter entrada gratuita durante o dia todo, o MASP oferecerá oficinas de desenho, visitas lúdicas à exposição Acervo em transformação e apresentações dos coros infantil e juvenil da Osesp.

Abaixo, a programação completa:

CASA DAS ROSAS

12/10, às 11h - Contação de histórias com Kiara Terra
No jardim do museu

Para crianças de 3 a 12 anos. Basta chegar e participar.

Kiara Terra convida pais e filhos para brincar com palavras em histórias curiosíssimas. Kiara é escritora e contadora de histórias. Na década de 1990, criou um método de narração chamado A História Aberta, no qual as narrativas, colaborativas, estimulam a participação do público.

12/10, às 14h - Oficina Ler e fazer, com Dayane Teixeira e Marina Marciano
No Espaço da Palavra

Para crianças a partir de 4 anos acompanhadas dos familiares. 10 vagas. Inscrições pelo e-mail educativo@casadasrosas.org.br.

A oficina visa a proporcionar interação familiar por meio de uma roda de leitura, com atenção especial aos cuidados que se deve ter com livros. Em seguida, as crianças e seus adultos vão criar seus próprios marcadores de livro.

12/10, às 15h - Contação da história Os músicos de Bremen, com Projeto Bolando A História
No hall do museu

Para crianças de 7 a 10 anos acompanhadas de familiares. 20 vagas.
Não é necessária inscrição para participar da atividade.

Uma experiência de leitura audiovisual a partir do conto Os músicos de Bremen (que inspirou Os saltimbancos), dos irmãos Grimm. Após as interações lúdicas, os participantes vão unir a leitura com uma experiência gastronômica, e o conto se transformará em um bolo temático.

CENTRO CULTURAL FIESP

12/10, das 11h às 12h - Contação de histórias: Brinquedos miúdos e graúdos (Parceria com a editora Estrela Cultural)
No lounge da cafeteria do Centro Cultural Fiesp

Livre. Basta chegar e participar. Sujeito à lotação do espaço.

Selma Maria conduz a contação, fazendo brincadeiras com as palavras e envolvendo crianças de todas as idades. Em interação com a plateia, a atriz e escritora desenvolve atividades lúdicas por meio de poemas e brincadeiras das mais variadas culturas, rodopiando pelo Brasil e saltitando por países do mundo todo.

12/10, das 11h às 16h - Brinquedoteca (Parceria com a editora Estrela Cultural)
Na entrada do Centro Cultural Fiesp

Livre. Basta chegar e participar.

Uma brinquedoteca repleta de diversão! A monitoria formará grupos para as crianças brincarem com jogos de tabuleiro da Estrela. São jogos de ação, como Pula-pirata, Puxa-puxa batatinha, Tapa-certo e Pinote.

12/10, das 11h às 16h - Pogobol (Parceria com a editora Estrela Cultural)
Na entrada do Centro Cultural Fiesp

Livre. Basta chegar e participar.

Um clássico dos anos 1980 está de volta! As crianças aprenderão a usar o tradicional Pogobol sobre um piso em EVA, escolhido para a segurança delas. O brinquedo, estilo pula-pula, foi relançado recentemente pela Estrela.

12/10, às 15h30 - Contação de histórias: A família mobília, com Tatiana Blass
No lounge da cafeteria do Centro Cultural Fiesp

Livre. Basta chegar e participar. Sujeito à lotação do espaço.

Na atividade, a autora apresenta uma história composta pelos móveis de uma residência onde nada fica no lugar. Jogando com a imobilidade dos móveis, ela brinca com o uso que fazemos desses objetos cheios de personalidade e com os típicos conflitos da convivência familiar.

Relançado em 2018 pela Sesi-SP Editora, A família mobília surgiu a partir de um projeto de performance da artista, em que as roupas dos atores eram uma extensão dos móveis, de acordo com traços de suas personalidades.

12/10 e 13/10, às 13h, 14h30, 17h e 18h - Fotos com a Turma da Mônica
No térreo superior do Centro Cultural Fiesp

Retirada de senhas 30 minutos antes de cada horário. Serão atendidas até 30 famílias por sessão.

Hora de encontrar os personagens da Turma da Mônica na exposição Olá, Mauricio! e registrar tudo em fotos. Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e os outros moradores do Bairro do Limoeiro se revezam para receber o público.

12/10, às 16h30 - Cine Sesi na Paulista: Dumbo
Na entrada do Centro Cultural Fiesp – telão de LED

Livre. Basta chegar e participar. Capacidade: 40 lugares.

A animação dos estúdios Disney é atração para unir gerações na programação do Dia das Crianças. Quando o filhote da sra. Jumbo finalmente chega, Dumbo e suas grandes orelhas são o assunto da vez no circo. Desprezado por todos e separado da mãe, ele conta com a ajuda do ratinho Timóteo para descobrir que suas orelhas, na verdade, proporcionam a ele uma habilidade muito especial: voar!

EUA, 1941, exibição digital em DVD, Colorido, 64 min, dublado em português. Direção: Samuel Armstrong.

12/10, das 10h às 22h; 13/10, das 10h às 20h - Exposição Olá, Mauricio!
No espaço de exposições do Centro Cultural Fiesp

Livre. Basta chegar e participar.

Mostra que homenageia os 60 anos de carreira do criador da Turma da Mônica com um apanhado de seus mais de 500 personagens. A mostra também traz novos quadros da coleção História em quadrões, de releituras das mais importantes e conhecidas pinturas de artistas mundialmente consagrados, além de curiosidades e até um Bidu reproduzido da primeira tirinha de jornal do autor, publicada em 18 de julho de 1959, na Folha da Tarde.

12/10 e 13/10, às 14h - A verdadeira história do barão, com a Cia. Cênica Nau de Ícaros
No Teatro do Sesi-SP | Centro Cultural Fiesp

Livre. Reservas online esgotadas para a data. Retirada de ingressos remanescentes 15 minutos antes da sessão na bilheteria. Capacidade: 456 lugares.

Um grupo de teatro viajante, perdido pelo interior do Brasil, tenta sobreviver encenando as histórias fantásticas, as fugas incríveis, os perigos assombrosos e os encontros extraordinários do famoso barão de Munchausen. Ao desbravar as aventuras do barão –- um herói que se equilibra entre a verdade e a mentira em seu próprio mundo –, o espetáculo da Cia. Cênica Nau de Ícaros aborda a poesia, o sonho, o delírio e a imaginação como algo inerente e fundamental à vida. O espetáculo é uma mistura de teatro e circo.

13/10, às 16h - Domingo na Paulista, com banda Meu Pequeno Coração Caipira
No palco externo do Centro Cultural Fiesp

Livre. Basta chegar e participar.

A banda Meu Pequeno Coração Caipira se mantém longe dos estereótipos, mas sem perder a essência dos ritmos, trava-línguas, humor e identidade das músicas e brincadeiras brasileiras. Na apresentação, o grupo transmite o humor característico das poesias, das cantigas, dos causos e das histórias tradicionais do interior do país. O objetivo é celebrar a cultura caipira presente no imaginário infantil e trazer à tona a memória afetiva dos adultos por meio de cantigas populares, músicas educativas e histórias.

13/10, das 10h30 às 12h - Brincando com o barão - Oficina de técnicas de circo com a Nau de Ícaros
Na sala de ensaio do Centro Cultural Fiesp

Para crianças de 8 a 12 anos. Vagas preenchidas no local, por ordem de chegada. Capacidade: 20 crianças.

A oficina propõe uma vivência lúdica, na qual a acrobacia circense se entrelaça com a criatividade e a imaginação, tema do espetáculo A verdadeira história do barão. Além da prática corporal, as crianças que participarem farão uma visita à cenografia, equipamentos circenses e figurinos do espetáculo em cartaz no Centro Cultural Fiesp.

IMS PAULISTA

12/10, das 11h às 13h - Brincando de cianotipia, com Celina Yamauchi
No estúdio

Para crianças a partir de 6 anos. 10 vagas. Distribuição de senhas uma hora antes do evento; limite de um ingresso por pessoa.

Nesta atividade, as crianças serão convidadas a explorar o universo dos brinquedos e das brincadeiras, usando o processo histórico da cianotipia na produção de imagens de tom azulado através da ação de luz ultravioleta e do contato direto de objetos, fotografias ou desenhos em transparências sobre papel quimicamente preparado.

12/10, das 12h às 16h - Monóculos fotográficos: memória familiar, com Roger Sassaki
No térreo

Livre. Atividade aberta a todos.

A atividade promove uma conversa entre gerações da família, em que os mais velhos não só ensinam os mais jovens a usar o monóculo fotográfico, mas também contam suas recordações da infância, transmitindo, assim, a memória familiar. Ao longo da intervenção, serão produzidos monóculos a partir do registro em fotografia das pessoas presentes e do processamento do filme fotográfico ao vivo.

12/10, das 15h30 às 17h - Construção de câmeras escuras, com a equipe de educação do IMS Paulista
No estúdio

Para adultos e crianças a partir de 6 anos. 20 vagas. Distribuição de senhas uma hora antes do evento; limite de um ingresso por pessoa. Atividade gratuita.

Por que conseguimos tirar foto? De que maneira funciona a câmera fotográfica? Como a imagem se forma dentro dela? Nesta proposta para o Dia das Crianças, convidamos todos a conhecer o processo da formação da imagem por meio da construção de câmeras escuras e a observar o mundo exterior de ponta-cabeça.

ITAÚ CULTURAL

12 e 13/10, a partir das 11h - Cine Curtinhas
Na Sala Vermelha

Livre. 61 lugares. Distribuição de ingressos uma hora antes do início da sessão.

A programação apresenta curtas-metragens brasileiros de animação.
Novidade: nesta edição, os filmes terão interpretação em Libras.
12/10, a partir das 11h
13/10, a partir das 11h

12 e 13/10, às 12h - Marina Bastos conta histórias de Ilan Brenman
No Cantinho da Leitura

Livre. Basta chegar e participar.
Acessível em Libras

Marina Bastos é atriz, escritora, contadora de história e apresentadora. Ela narra histórias há 12 anos, utilizando música, objetos lúdicos e interação com o público. Na atividade, contará histórias do autor de livros como Até as princesas soltam pum, Mãenhê, Conversa para pai dormir, As 14 pérolas da Índia e Abracadabra: de onde vêm as palavras?.

12 e 13/10, às 13h - Intimisterium, apresentação mágica de Ricardo Malerbi
Na Sala Vermelha

Livre. 70 lugares. Distribuição de ingressos uma hora antes do início do espetáculo.
Acessível em Libras
No show, são propostos pequenos e íntimos desafios da lógica e entendimento do mundo e das coisas. Provocações e perguntas deixam o mistério no ar, plantado em cada espectador que interage com o personagem. Ricardo Malerbi tem formação cênica múltipla, que se concretiza em espetáculos como Enquanto houver encanto e Além da mágica, que vem apresentando há seis e nove anos, respectivamente.

12 e 13/10, às 15h - Festa do pijama, espetáculo do Grupo Oriundo de Teatro
Na Sala Itaú Cultural

Livre. 150 lugares. Distribuição de ingressos uma hora antes do início.
Acessível em Libras
O público é convidado a comparecer de pijama (se quiser). O espetáculo é uma celebração ao mundo da criança com suas brincadeiras, disputas, histórias e estados emocionais próprios do universo infantil, como o medo de assombração. A trilha sonora original é executada ao vivo, e, no palco, veem-se instrumentos variados: percussão, teclado, flauta, violão, acordeom, trompete, clarinete e escaleta.

12 e 13/10, às 17h - Caê para Crianças

Na calçada em frente ao Itaú Cultural
Livre. Basta chegar e participar.
Acessível em Libras.

O grupo apresentará um espetáculo baseado no cancioneiro de Caetano Veloso. O show conta a história de três animais "desajustados": um leão que busca companhia para conhecer o mar, uma borboleta que tem medo de sair do casulo e um peixe que tem uma cor diferente da de seus semelhantes. Juntos, saem em uma aventura. Por meio dessa fábula, o grupo propõe discussões sobre racismo, gênero, coletividade e construção de redes de afeto na formação de crianças.

JAPAN HOUSE SÃO PAULO

12/10, às 11h e às 13h30. Dia 13, às 11h e às 14h - Oficina NUNO
Primeiro andar

Para crianças de 3 a 12 anos. Retirada de senhas uma hora antes na recepção.

A oficina propõe a criação de koinoboris (carpas) customizados a partir de retalhos da marca japonesa NUNO. Idealizada pela designer japonesa Reiko Sudo, da NUNO, a oficina contempla ainda um passeio pela exposição NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas, em cartaz no térreo, que apresenta exemplares dessas carpas estilizadas. Símbolo de saúde e longevidade, os koinoboris são muito tradicionais no Dia das Crianças no Japão, comemorado todo mês de maio, quando são usadas na decoração das casas e outros espaços.

12/10, das 10h às 11h30 – Experimentação de taiko
Entrada da JAPAN HOUSE São Paulo

Para crianças de todas as idades. Para participar, basta chegar.

Esta atividade propõe criar uma familiaridade com o taiko, espécie de tambor japonês de percussão, por meio de instrumentos que serão disponibilizados ao público para experimentação, com acompanhamento de instrutores. Na ocasião, será possível conhecer um pouco mais dessa expressão musical japonesa.

12/10, às 17h – Oficina de taiko
Entrada da Japan House São Paulo

Para crianças de 6 a 14 anos. Retirada de senhas uma hora antes na recepção.

Conduzida por instrutores especializados, a oficina oferece a oportunidade de aprender os principais movimentos, técnicas e performance da prática do taiko. A história e origem dessa expressão cultural também serão abordados na oficina, juntamente com exercícios físicos, alongamento e prática com o instrumento.

12/10, às 15h - Espetáculo de mágica, com Célio Amino
Primeiro andar

Para crianças de todas as idades. Retirada de senhas uma hora antes na recepção.

O espetáculo une mágica e artes cênicas para narrar histórias em japonês. A performance, denominada Wakatta ("entendi", em japonês) é apresentada por Amino-san. Ele não fala português, mas todos o entendem, e este é o grande truque da apresentação. Só não entendem como ele faz seus belos números de mágica. Em um espetáculo para a família, a diferença de línguas, paradoxalmente, é usada de maneira criativa para mostrar que a comunicação é algo amplo.

13/10, às 11h, 12h e 13h - Rúgbi para crianças
Entrada da JAPAN HOUSE São Paulo

Para crianças de todas as idades. Para participar, basta chegar.

Neste ano, o Japão sedia a Copa do Mundo de Rúgbi, entre setembro e novembro. Em comemoração, a JAPAN HOUSE São Paulo realiza demonstrações dos principais passes e jogadas do esporte para o público infantil. As atividades acontecem ao longo de todo o dia, e buscam difundir o esporte entre as crianças.

MASP

12/10, das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 15h30 - Oficinas de desenho com Laura Teixeira
No primeiro subsolo

Para crianças de 6 a 10 anos. 20 vagas por turma. Inscrições com 30 minutos de antecedência, na recepção.

12/10, das 13h30 às 15h30 e das 16h30 às 18h30 - Oficinas de desenho com Talita Hoffman
No primeiro andar

Para crianças de 8 a 12 anos. 20 vagas por turma. Inscrições com 30 minutos de antecedência na recepção.

Talita Hoffman e Laura Teixeira são artistas que atuam no campo da ilustração, inclusive na literatura infantil. Trabalham, direta e indiretamente, com temas feministas. Durante as atividades, as crianças serão convidadas a compartilhar técnicas de desenho e construção narrativa.

12/10, das 11h às 13h - Histórias para ver e ouvir, com Mirela Estelles e Amarilis
Reto
No segundo andar

Atividade aberta a ouvintes e não ouvintes. 30 vagas (crianças + acompanhantes) por turma. Inscrições com 30 minutos de antecedência, na recepção.
Neste encontro do projeto Histórias para Ver e Ouvir, as duas línguas oficiais do Brasil, português e libras (língua brasileira de sinais), se fundem na narração de uma história inspirada nas obras do acervo do MASP. Após a narrativa, será proposto um jogo em que os participantes serão convidados a viver a língua de sinais em quadrinhas e haicais, desafiados a traduzi-los explorando a gramática e a estrutura de libras, e, ao final, a participar de uma roda de versos, cantada e sinalizada.

12/10, das 13h às 15h e das 16h às 18h - Visitas lúdicas ao Acervo em transformação, com Giselda Perê (Clã do Jabuti)
No segundo andar

Livre. 30 vagas (crianças + acompanhantes) por turma. Inscrições com 30 minutos de antecedência, na recepção.

Artista do teatro e da música, Giselda Perê tem como principal expressão as artes tradicionais da cultura negra. Toma como referência as pesquisas feitas para o projeto Agbalá conta, em que reúne e apresenta o universo dos itãs, histórias que contam as trajetórias dos orixás. Giselda propõe uma visita para o público infantil a partir da vitrine de peças iorubás da coleção Robilotta, de figuras de divindades como Exu e os Ibejis, e passa por artistas como Rosana Paulino e Kerry James Marshall.

12/10, às 16h - Coro infantil e juvenil da Osesp
No MASP Auditório

Livre. Distribuição de senhas uma hora antes do evento na bilheteria; limite de um ingresso por pessoa. Lotação sujeita à capacidade do espaço.

Meninas entre 8 a 13 anos e meninos de 8 a 12 anos formam o coro – que permite o ingresso de qualquer criança, mesmo sem formação musical. Sob regência de Teruo Yoshida, os pequenos interpretam cantigas que permeiam o imaginário infantil há anos, como "Escravos de Jó", "Se essa rua" e "O cravo brigou com a rosa". Já no Coro Juvenil da Osesp, alunos de 14 a 17 anos continuam os estudos de musicalização, solfejo e percepção musical. Sob a regência de Marcos Thadeu, eles apresentam composições de grandes nomes da música brasileira, como "As rosas não falam", de Cartola, "Canções praieiras", de Dorival Caymmi, e "Beatriz", de Chico Buarque e Edu Lobo.

SESC AVENIDA PAULISTA

12 e 13/10, das 10h30 às 13h30 e das 14h30 às 17h30 - Oficina Renove seu brinquedo, com Estúdio Hacker
No 4º andar

Livre. Inscrições com 30 minutos de antecedência no local. 15 vagas por horário.

Oficina sobre arte e eletrônica por meio da modificação e da customização de brinquedos.

12 e 13/10, das 16h às 18h - Oficina Personalização de bumerangue
Em frente ao Sesc Avenida Paulista
Livre. Para participar, basta chegar.

Oficina de customização de bumerangues.

12/10, às 17h30 - LabMúsica especial crianças: Alessandra Leão, André Abujamra e Mateus Câmara
No térreo - praça

Livre. Para participar, basta chegar.

O show é o resultado das experimentações musicais dos artistas, que acontecem entre 9 e 11 de outubro.

13/10, às 17h30 - Sainha de Chita
No térreo - praça

Livre. Para participar, basta chegar.

Show com temas infantis tocados em outros ritmos, como marchinha, frevo, ijexá, axé, carimbo e samba. Clássicos do Carnaval e composições também são parte do show do bloco tradicional da região da Pompeia. Mais cedo, às 15h, 15h45 e 16h30, ocorrerá a oficina de figurinos com integrantes da banda, na qual crianças criam e customizam adereços e vestimentas que poderão ser utilizadas na apresentação (retirada de ingressos para a oficina com 30 minutos de antecedência).

SERVIÇO:

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura: Avenida Paulista, 37
Centro Cultural Fiesp: Av. Paulista, 1313
Instituto Moreira Salles: Av. Paulista, 2424
Itaú Cultural: Av. Paulista, 149
JAPAN HOUSE São Paulo: Av. Paulista, 52
MASP: Av. Paulista, 1578
Sesc Avenida Paulista: Av. Paulista, 119