Inscrições para o 6º Festival Internacional Pequeno Cineasta começam em abril

Abril 18, 2016

A partir do dia 20 de abril, quem quiser participar da 6ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC) já pode enviar seus vídeos para a seleção. Criado em 2010, pela atriz e produtora Daniela Gracindo, o FIPC apresenta um panorama da produção audiovisual infantojuvenil do Brasil e do mundo. O projeto tem como objetivo estimular o protagonismo deste segmento, valorizar a autoria de pensamento e garantir o direito de expressão e opinião das crianças e dos adolescentes. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 18 de julho pelo site: www.pequenocineastafest.com.br. Em novembro, os filmes selecionados serão exibidos em sessões com entrada franca na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro (CCBB) e avaliados por um júri oficial e pelo público. O 6º Festival Internacional Pequeno Cineasta conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura, da Escola Parque e da empresa Tecnisan.

Para concorrer, os pequenos cineastas tem que ter entre 8 e 17 anos e produzir um curta de 1 a 10 minutos de duração, de qualquer gênero: ficção, documentário, experimental e animação. A temática também é livre. O elenco não precisa ser obrigatoriamente formado por crianças ou jovens, mas as obras devem refletir as opiniões e pensamentos das crianças e jovens envolvidos na sua criação. A categoria que o filme concorrerá será definida pela idade do participante mais velho. Educadores, professores e instrutores podem orientar os jovens em assuntos relacionados a suporte técnico, como edição, operação de equipamentos, produção, etc., sem que haja, no entanto, interferência no processo criativo.

O candidato deverá enviar por e-mail o link para download do curta-metragem com fotos de divulgação e do making of em alta resolução. A Comissão Organizadora do Festival poderá negar inscrição de obras que contenham mensagens violadoras dos direitos humanos ou dos valores constitucionais democráticos. O regulamento completo está disponível no site do Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC): www.pequenocineastafest.com.br.

Paralelamente à mostra oficial, o FIPC promove ainda duas mostras não-competitivas: "Sustente sua História", que reúne filmes sobre sustentabilidade feitos por crianças de todo o país, exibida no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico; e uma mostra com os curtas produzidos pelos alunos da "Oficina Pequeno Cineasta", criada em 2009 por Daniela Gracindo, que já iniciou por volta de 200 crianças e jovens na arte cinematográfica. A oficina também deu origem ao programa de televisão homônimo exibido pelo Canal Brasil.

Serviço

6º Festival Internacional Pequeno Cineasta
Período de inscrição: 20 de abril a 18 de julho
Endereço para inscrições: www.pequenocineastafest.com.br
Site oficial: www.pequenocineasta.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Festival-Internacional-Pequeno-Cineasta/124148720995407?ref=hl
Canal Youtube: http://www.youtube.com/user/ThePequenocineasta