Inscrições abertas para a palestra 'Retrato de Dama Florentina de Alessandro Allori: um estudo histórico cultural'

Setembro 19, 2018

A Casa-Museu Ema Klabin promove no próximo dia 22 de setembro (sábado), das 11h às 13h, a palestra "Retrato de Dama Florentina de Alessandro Allori: um estudo histórico cultural", que será ministrada pelo historiador Cássio Fernandes. São apenas trinta vagas e as inscrições gratuitas podem ser realizadas no site emaklabin.org.br .
Por meio de um olhar sobre o retrato Dama Florentina, de Alessandro Allori (Florença, 1535-1607), exposto na Casa-Museu Ema Klabin, o encontro tem como objetivo refletir sobre o retrato pictórico em Florença e analisar o quadro como peça única mas que é, ao mesmo tempo, parte de um conjunto de obras criteriosamente escolhidas por Ema Klabin.
Esse encontro faz parte do ciclo de palestras sobre os capítulos do livro “A Coleção Ema Klabin”, editado recentemente pela Fundação. A publicação, organizada pelo curador Paulo de Freitas Costa, traz um panorama do acervo de Ema Klabin (1907-1994), uma mulher à frente de seu tempo que se dedicou com empenho e competência a colecionar obras de arte, hoje pertencentes à Casa-Museu, no Jardim Europa, em São Paulo.
Na publicação, os especialistas analisam desde a construção do imóvel-sede da Fundação, realizada ao longo dos anos de 1950, até a coleção: pintura holandesa, flamenga e francesa; a arte colonial brasileira nas talhas de mestre Valentim; a arte do Japão, China e da África; o modernismo europeu e a “Escola de Paris”, o modernismo brasileiro; a coleção de artes decorativas; o mobiliário; os objetos da antiguidade clássica; e a biblioteca com três mil volumes, muito deles raríssimos. O livro poderá ser adquirido no dia da palestra.

Sobre a palestrante:

Cássio Fernandes é doutor em História pela UNICAMP com pesquisa na Scuola Normale Superiore di Pisa (Itália), professor adjunto do Departamento de História da Arte (UNIFESP), onde atua na área de Arte e da Cultura do Renascimento. Professor convidado no mestrado (Master) em História da Arte, no Kunsthistorisches Institut - Instituto de História da Arte da Universidade de Zurique, Suíça(2012). É organizador e tradutor para o português dos livros "O Retrato na Pintura Italiana do Renascimento", de Jacob Burckhardt e "A Presença do Antigo: escritos inéditos (vol. 1)", de Aby Warburg (Editora da UNICAMP e UNIFESP).

Serviço:
"Retrato de Dama Florentina de Alessandro Allori: um estudo histórico-cultural"
Data: 22 de setembro (sábado)
Horário: 11h às 13h
Gratuito
30 vagas

Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo. Tel: 55 11 3897-3232

Fonte: sistemas@comuniquese4.com.br