Iniciativa promove encontros para debater o direito à cidade na periferia.

Novembro 28, 2018

Cada vez mais moradores e moradoras participam ativamente das decisões em relação à sua cidade, ou mesmo de atividades cotidianas de melhoria de espaços públicos nas periferias. Pensando nesta dinâmica, o II Festival A Cidade Precisa de Você propõe um encontro de diversos movimentos e coletivos para discutir e trocar experiências em relação ao direito à cidade. As atividades iniciaram em 26 de novembro e a programação vai até dia 1 de dezembro, no Parque Linear do Canivete, no bairro do Jardim Damasceno, na zona norte de São Paulo.
Na programação, está previsto o workshop Gambiarra Lab, que irá construir, de forma coletiva, intervenções que permanecerão ao longo de três meses no local. As construções levarão em conta um mapeamento de desejos e necessidades realizado durante quatro meses, no qual foram ouvidas diversas pessoas que utilizam cotidianamente o parque.
O fechamento do festival contará com uma programação especial com atividades culturais - oficinas, rodas de conversa, exposição e cinema -, bem como plantio, ações lúdicas e um mutirão.

Rolê no Canivete
O festival será o encerramento da iniciativa Rolê no Canivete, processo de ativação do parque realizado pelo Instituto A Cidade Precisa de Você em parceria com coletivos e atores locais, entre eles, Cia Teatro de Laje, Preto Império, Quilombo Sambaqui, É nóis na Viela, Afroartnativa, Movimento Ousadia Popular, Espaço Cultural Jardim Damasceno, Fenda Paralela e Slam da Norte.
"O Rolê no Canivete é um pontapé inicial para que os coletivos da região criem uma rede para continuar usando o parque", diz Tatiane Leitão, da Companhia Teatro na Laje, que participou de uma das edições deste ano.

Serviço:
II Festival A Cidade Precisa de Você
Endereço: Av. Dep. Cantídio Sampaio e Av. Hugo Ítalo Merigo – Jardim Damasceno

Programação

Workshop Gambiarra Lab - 26 a 30 de novembro
Inscrições: contato@acidadeprecisa.org.br

Rolê no Canivete - 1 de dezembro

9h às 12h: Oficina Cozido de Xepa com Doces Talentos

10h às 12h: Oficina Plantio Pomar com KIVA, Batatas Jardineiras e Movimento Ousadia Popular

11h às 13h: Roda de Conversa MACROMICRO2: parques, equipamentos públicos e autogestão

13h às 14h: Almoço Coletivo

14h às 16h: Oficina de Graffiti com Fabio Lol

16h: Espetáculo A Revolta do Jiló, da Cia. Teatro de Laje

16h30: Bate Papo - Rio e a Cidade

17h30: Cortejo com Bloco do Peixe Seco

19h às 21h: Cinema

Curta Escola Sem Muros pelo projeto Reeducação

Visionários da Quebrada com bate-papo

21h às 22h: Forró Felipe Sereno e Trio

Durante todo o dia haverá feira de comida de rua e de artesanato.

Fonte: simone.monecarvalho@gmail.com