Ingrid Silva é a nova entrevistada na série Um Certo Alguém

Novembro 25, 2020

No dia 26 de outubro entra no ar, às 13h, a nova edição de Um Certo Alguém no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br. A entrevistada da semana é a bailarina Ingrid Silva, que se emociona diariamente com a possibilidade de estar viva e ter novas experiências. “Essa busca constante que a gente tem na vida de evoluir”, diz. O objetivo da série semanal é entrevistar artistas e pessoas do meio da arte e da cultura para criar um material curto e de rápida leitura das respostas a quatro perguntas: qual é a história de sua maior saudade? O que mais te emociona? Como imagina o amanhã? E quem é?

“Sou uma mulher que está em constante movimento, quebrando barreiras e transformando o mundo”, diz ela para se definir. É assim, como diz, que vive o presente. Ela mora há 12 anos em Nova York e atualmente é a primeira bailarina do Dance Theatre of Harlem (DTH), primeira companhia clássica do mundo para negros, mas já precisou pintar suas sapatilhas para que parecessem com a cor de sua pele. Hoje, elas fazem do acervo do Museu Nacional de Arte Africana Smithsonian, nos Estados Unidos, em conjunto com suas meias calças de bailarina.

No "amanhã", ela se imagina melhor do que hoje: “Estamos em constante crescimento e evolução. Eu carrego isso como um mantra. Minha maior competição é comigo mesma”, conta. Sobre o passado, depois de viver por tanto tempo fora de seu país de origem, reflete: “Sinto falta do almoço aos domingos na casa da minha avó, com a família reunida. Isso é uma saudade muito grande para mim,” finaliza Ingrid, que hoje está na fase final de sua primeira gestação.

Outras notícias

Grupo Identidade Oculta leva teatro às margens e às águas da Represa Billings.
Com oito atores em cena, primeiro projeto do Grupo Identidade Oculta realizado com recursos do Fomento ao Teatro propõe uma experiência de escuta do território e das águas, aproximando questões ambientais e sociais da memória dos moradores. Parte das apresentações acontece dentro de uma embarcação, com artistas e público atravessando a represa juntos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+identidade+oculta+leva+teatro+margens+aguas+represa+billings.php

Biblioteca de São Paulo recebe exposição e programação gratuita com exibição de filmes, oficinas e contação de histórias.
Um dos destaques do mês é a realização do programa Viagem Literária, que ocorre no dia 12/09, sábado, 14h, com a escritora Luciany Aparecida.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+sao+paulo+recebe+exposicao+programacao+gratuita+com+exibicao+filmes+oficinas+contacao+historias.php

Memorável - Histórias Notáveis: espetáculo premiado dos Palhaços Sem Fronteiras está em cartaz no Sesc Ipiranga.
Inspirado em histórias reais vividas por artistas em contextos de crise humanitária, espetáculo fica em cartaz até 30 de agosto e integra a programação de 10 anos da organização.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/memoravel+historias+notaveis+espetaculo+premiado+dos+palhacos+sem+fronteiras+esta+cartaz+sesc+ipiranga.php

Reconhecido como patrono da escola pública, Anísio Teixeira é homenageado na nova Ocupação Itaú Cultural.
Entre cerca de 150 itens, a mostra percorre a vida e a atuação do educador e revela desde a sua intimidade familiar até as suas contribuições nas políticas públicas educacionais, na concepção e no desenvolvimento da agenda da educação integral do Brasil, que permanecem como legado nos debates atuais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/reconhecido+como+patrono+escola+publica+anisio+teixeira+homenageado+nova+ocupacao+itau+cultural.php

Exposição Primeiras Infâncias Brasileiras celebra Agosto Verde com programação gratuita neste sábado.
Atividades ocorrem no Solar Fábio Prado e incluem brincadeiras, oficina musical com o grupo Barbatuques e contação de histórias com Mafuane Oliveira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/exposicao+primeiras+infancias+brasileiras+celebra+agosto+verde+com+programacao+gratuita+neste+sabado.php

Projeto Trançando Arte inicia atividades de fortalecimento de mulheres periféricas na Zona Norte.
Em parceria com a ONG Gerando Falcões, acontece uma mentoria voltada exclusivamente a mulheres chefes de família, partindo da premissa de que promover a autonomia das mães é um dos caminhos mais eficazes para transformar a realidade de famílias em situação de pobreza.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+trancando+arte+inicia+atividades+fortalecimento+mulheres+perifericas+zona+norte.php

Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe edição do Viagem Literária com Ryane Leão, exibição de filmes, oficinas e clubes de leitura.
Todas as atividades têm entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+parque+villa+lobos+recebe+edicao+viagem+literaria+com+ryane+leao+exibicao+filmes+oficinas+clubes+leitura.php

MIS recebe a 17ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico.
Desde 2006, evento se dedica à difusão e à valorização de produções audiovisuais de horror, fantasia, ficção científica e thriller. Sessões acontecem entre os dias 01 e 06 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+recebe+17ª+edicao+cinefantasy+–+festival+internacional+cinema+fantastico.php

Pela primeira vez em São Paulo, espetáculo Egoísta entra em cartaz na CAIXA Cultural.
Protagonizado pela atriz cearense Ana Marlene, o solo debate vida nômade, maternidade e etarismo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/pela+primeira+vez+sao+paulo+espetaculo+egoista+entra+cartaz+caixa+cultural.php

As obras de Mario de Andrade e Heitor Villa-Lobos se encontram em concerto.
Poucas & Boas apresenta cancioneiro infantil que une a obra dos dois mestres.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/obras+mario+andrade+heitor+villa+lobos+encontram+concerto.php

Guarnicê de Cinema leva à Itaú Cultural Play histórias de diferentes territórios brasileiros.
Mostra reúne nove produções da Competitiva de Curtas-metragens Maranhenses do 49º Festival Guarnicê, entre documentários, dramas, ficções científicas e filmes experimentais. Uma das obras receberá o Prêmio Itaú Cultural Play.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/guarnice+cinema+leva+itau+cultural+play+historias+diferentes+territorios+brasileiros.php

Itaú Cultural amplia atividades de acessibilidade com visita mediada para pessoas com TEA e outras neurodivergências.
Atividade acontece no dia 30 de agosto, na Coleção Brasiliana Itaú, com ambiente adaptado para redução de estímulos sensoriais e recursos como abafadores auriculares, kits de autorregulação e objetos e obras táteis.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+amplia+atividades+acessibilidade+com+visita+mediada+para+pessoas+com+tea+outras+neurodivergencias.php

Cia. Articularte estreia Coração de Gravetos (Dália e o Guaxinim) em temporada gratuita no Teatro Cacilda Becker.
Com texto e direção de Dario Uzam, espetáculo mescla teatro de bonecos, máscaras e comicidade grotesca para contar história sobre afeto, coragem e pertencimento diante dos ciclos da natureza.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+articularte+estreia+coracao+gravetos+dalia+guaxinim+temporada+gratuita+teatro+cacilda+becker.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, encerramento da temporada do Circo di Mônaco e atrações de Rafa Garcia e Cia Casca de Nóz.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de agosto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+encerramento+temporada+circo+monaco+atracoes+rafa+garcia+cia+casca+noz.php