Novembro 25, 2020
No dia 26 de outubro entra no ar, às 13h, a nova edição de Um Certo Alguém no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br. A entrevistada da semana é a bailarina Ingrid Silva, que se emociona diariamente com a possibilidade de estar viva e ter novas experiências. “Essa busca constante que a gente tem na vida de evoluir”, diz. O objetivo da série semanal é entrevistar artistas e pessoas do meio da arte e da cultura para criar um material curto e de rápida leitura das respostas a quatro perguntas: qual é a história de sua maior saudade? O que mais te emociona? Como imagina o amanhã? E quem é?
“Sou uma mulher que está em constante movimento, quebrando barreiras e transformando o mundo”, diz ela para se definir. É assim, como diz, que vive o presente. Ela mora há 12 anos em Nova York e atualmente é a primeira bailarina do Dance Theatre of Harlem (DTH), primeira companhia clássica do mundo para negros, mas já precisou pintar suas sapatilhas para que parecessem com a cor de sua pele. Hoje, elas fazem do acervo do Museu Nacional de Arte Africana Smithsonian, nos Estados Unidos, em conjunto com suas meias calças de bailarina.
No "amanhã", ela se imagina melhor do que hoje: “Estamos em constante crescimento e evolução. Eu carrego isso como um mantra. Minha maior competição é comigo mesma”, conta. Sobre o passado, depois de viver por tanto tempo fora de seu país de origem, reflete: “Sinto falta do almoço aos domingos na casa da minha avó, com a família reunida. Isso é uma saudade muito grande para mim,” finaliza Ingrid, que hoje está na fase final de sua primeira gestação.
Festival Bem-Estar Criativo estreia em São Paulo com programação gratuita que conecta bem-estar, criatividade e arte.
A primeira edição acontece nos dias 12 e 13 de setembro, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, com oficinas, experiências e atividades que convidam o público a desacelerar, criar e ocupar o espaço público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+bem+estar+criativo+estreia+sao+paulo+com+programacao+gratuita+que+conecta+bem+estar+criatividade+arte.php
Centro Cultural Arte em Construção promove Oficina de Ballet Infantil gratuita na Zona Leste.
Atividade gratuita é voltada para crianças a partir de 4 anos e acontece às quintas-feiras, no extremo da Zona Leste de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+arte+construcao+promove+oficina+ballet+infantil+gratuita+zona+leste.php
Espetáculo Catadora de Ilusões terá apresentações gratuitas na Zona Sul de São Paulo.
Com atuação de Gabriela Winter e direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o espetáculo revela o universo de uma "recicladora de sonhos" que inventa um reino próprio para continuar existindo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+catadora+ilusoes+tera+apresentacoes+gratuitas+zona+sul+sao+paulo.php
Oboé e piano são destaques no recital de setembro do Centro de Música Brasileira.
O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oboe+piano+sao+destaques+recital+setembro+centro+musica+brasileira.php
Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe edição do Viagem Literária com Ryane Leão, exibição de filmes, oficinas e clubes de leitura.
Todas as atividades têm entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+parque+villa+lobos+recebe+edicao+viagem+literaria+com+ryane+leao+exibicao+filmes+oficinas+clubes+leitura.php
Itaú Cultural promove encontro com a ilustradora Suzy Lee sobre criação e livro-álbum.
Artista sul-coreana, vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen, participa de programação com oficina, leitura e conversa sobre o livro-álbum, ao lado de Renato Moriconi e Dani Gutfreund.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+promove+encontro+com+ilustradora+suzy+lee+sobre+criacao+livro+album.php
Em setembro, Escola em Cena – 3ª edição apresenta 14 espetáculos no Teatro Commune.
Ferramentas do teatro para ampliar as percepções e censo crÃtico de alunos da rede pública.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/setembro+escola+cena+–+3ª+edicao+apresenta+espetaculos+teatro+commune.php
Itaú Cultural recebe o musical Madame Satã, que revisita a trajetória de um dos personagens mais emblemáticos da boemia carioca.
Inspirada na figura de João Francisco dos Santos, a montagem do Grupo dos Dez combina teatro e música para refletir sobre marginalidade, preconceito, violência e resistência na sociedade brasileira. A direção é de João das Neves e Rodrigo Jerônimo, com direção musical de Bia Nogueira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+musical+madame+sata+que+revisita+trajetoria+dos+personagens+mais+emblematicos+boemia+carioca.php
Biblioteca de São Paulo recebe escritora Luciany Aparecida pelo programa Viagem Literária.
Espaço oferece ainda exposição "Nas margens do Camburi: da fabulação ao livro", e programação gratuita com exibição de filmes, oficinas e contação de histórias.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+sao+paulo+recebe+escritora+luciany+aparecida+pelo+programa+viagem+literaria.php
O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, apresentações da Orion Circus, Cia do Circo, Cia Pé de Mamão e Laguz Circo e Teatro Itinerante.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+apresentacoes+orion+circus+cia+circo+cia+mamao+laguz+circo+teatro+itinerante.php