Infância e ancestralidade guiam espetáculo gratuito no Sesc Interlagos

Abril 29, 2025

O espetáculo Dingo-Dingo é uma celebração viva das tradições africanas em diálogo com o presente. Inspirado em Kisamuna — a arte Kongo de contar histórias —, o trabalho entrelaça teatro, música, dança, jogos narrativos e animação 3D para envolver o público em uma experiência sensível e multissensorial, voltada para crianças, adultos e toda a família. A apresentação acontece no dia 11 de maio, às 15h, no Sesc Interlagos, em São Paulo.

Criado a partir de uma pesquisa profunda sobre a cosmologia e mitologias dos povos Bantu da região Kongo/Angola — matriz de grande parte da cultura afro-brasileira — o espetáculo propõe um contato inicial com essa herança muitas vezes apagada da história oficial. A narrativa se desenvolve em camadas, como é tradição no Kisamuna, permitindo que diferentes faixas etárias se conectem de forma simbólica com os temas abordados.

Com o termo Dingo-Dingo remetendo ao ciclo da vida na língua kikongo, o espetáculo propõe reflexões sobre ancestralidade, espiritualidade, poder e ética — inclusive tocando em assuntos complexos como a morte, a colonização e a importância de manter os saberes originários em movimento.

A montagem propõe uma costura entre tradição e tecnologia ao incorporar uma personagem em animação 3D, que representa visualmente a ancestralidade para as crianças, mediando conceitos abstratos com linguagem audiovisual contemporânea. O uso de instrumentos como berimbau, pandeiro, kalimba e caixas de congada se mistura a trilhas sonoras gravadas e canções em kikongo, samba e ladainhas de capoeira, gerando uma sonoridade rica e afetiva.

Resultado do Projeto Kindezi – a arte Kongo de cuidar das crianças, ascendendo sóis, contemplado pela 4ª edição do Edital Culturas Negras, o espetáculo foi concebido por Rose Mara Kielela, uma artista-educadora e pesquisadora da infância, que desenvolve ações formativas em escolas, cursos e um podcast sobre arte, educação e saúde mental em afroperspectiva. A proposta dialoga com o brincar, a fantasia e o sonho — elementos fundamentais para provocar encantamento e gerar letramento racial e cultural desde a infância.

"Em Dingo Dingo Tempos, acontece o encontro entre a geração avó, a geração mãe e a geração neta — como dizia o ancestral Nego Bispo — numa conversa encantadora e necessária, que nos ensina a valorizar as diversas formas de vida, em diferentes tempos e espaços do planeta", finaliza Rose Mara Kielela.

Serviço

Espetáculo infantil | Dingo-Dingo
Data: 11 de maio de 2025 (domingo)
Horário: 15h
Local: Sesc Interlagos
Endereço: Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial, São Paulo - SP
Entrada: Gratuito
Classificação indicativa: Livre

Fonte: Assessoria Bianco

Outras notícias

Novas exposições: Simões de Assis apresenta coletiva com foco em poéticas latino-americanas e individual de Mika Takahashi.
Mostra coletiva propõe cruzamentos entre tradições visuais latinas e materialidades contemporâneas a partir do encontro dos artistas Olga de Amaral, Ana Teresa Barboza, Carmelo Arden Quin, Eamon Ore-Giron, Mano Penalva, Eduardo Terrazas e Maria Leontina. Já no andar superior, a galeria exibe "Noctiluca", individual de Mika Takahashi, nova artista representada.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/novas+exposicoes+simoes+assis+apresenta+coletiva+com+foco+poeticas+latino+americanas+individual+mika+takahashi.php

Feira de Artesanato volta ao Mercado Municipal de Santo Amaro com edição de inverno.
Evento traz peças feitas à mão com carinho e o público poderá encontrar presentes ideais no Santo Mercado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+artesanato+volta+mercado+municipal+santo+amaro+com+edicao+inverno.php

Espetáculo Procura-se Vaga para PalhaçA terá apresentações gratuitas em São Bernardo do Campo.
A temporada contará com apresentações para o público geral no Teatro Elis Regina, Parque Rafael Lazzuri e para os estudantes da EMEB Aluísio de Azevedo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+procura+vaga+para+palhaca+tera+apresentacoes+gratuitas+sao+bernardo+campo.php

Mulheres em Cena promove intercâmbios entre artistas envolvendo relações entre corpo, arte, cena e vida em sua 9ª edição.
Mostra organizada pela Cia Fragmento da Dança reúne espetáculos, oficinas, encontros e partilhas de processo entre os dias 17 e 20 de setembro, no Centro de Referência da Dança.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mulheres+cena+promove+intercambios+entre+artistas+envolvendo+relacoes+entre+corpo+arte+cena+vida+sua+edicao.php

Esportes na Rua chega às suas últimas semanas com programação gratuita em quatro praças de São Paulo.
As atividades vão até o dia 28 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/esportes+rua+chega+suas+ultimas+semanas+com+programacao+gratuita+quatro+pracas+sao+paulo.php

Parlapatões apresenta a 6ª edição da Palhaçada Geral.
O festival traz 50 atrações nacionais e internacionais para todos os públicos, com estreias e espetáculos inéditos no Brasil. A programação gratuita oferece 14 dias de espetáculos, oficinas, bate-papo, apresentações variadas e muitas risadas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/parlapatoes+apresenta+edicao+palhacada+geral.php

Cia. São Jorge de Variedades conta sua história em show musical.
Em setembro, o público poderá acompanhar apresentações gratuitas em diferentes palcos de São Paulo: Teatro Paulo Eiró (3 de setembro, quarta-feira, 21h); Teatro de Arena Eugênio Kusnet (21 de setembro, domingo, 20h); Teatro Cacilda Becker (24 de setembro, quarta-feira, 21h) e Teatro de Contêiner Mungunzá (29 de setembro segunda-feira, 20h).
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+sao+jorge+variedades+conta+sua+historia+show+musical.php