Maio 08, 2025
O espetáculo Dingo-Dingo é uma celebração viva das tradições africanas em diálogo com o presente. Inspirado em Kisamuna — a arte Kongo de contar histórias —, o trabalho entrelaça teatro, música, dança, jogos narrativos e animação 3D para envolver o público em uma experiência sensível e multissensorial, voltada para crianças, adultos e toda a família. A apresentação acontece no dia 11 de maio, às 15h, no Sesc Interlagos, em São Paulo.

Criado a partir de uma pesquisa profunda sobre a cosmologia e mitologias dos povos Bantu da região Kongo/Angola — matriz de grande parte da cultura afro-brasileira — o espetáculo propõe um contato inicial com essa herança muitas vezes apagada da história oficial. A narrativa se desenvolve em camadas, como é tradição no Kisamuna, permitindo que diferentes faixas etárias se conectem de forma simbólica com os temas abordados.
Com o termo Dingo-Dingo remetendo ao ciclo da vida na língua kikongo, o espetáculo propõe reflexões sobre ancestralidade, espiritualidade, poder e ética — inclusive tocando em assuntos complexos como a morte, a colonização e a importância de manter os saberes originários em movimento.
A montagem propõe uma costura entre tradição e tecnologia ao incorporar uma personagem em animação 3D, que representa visualmente a ancestralidade para as crianças, mediando conceitos abstratos com linguagem audiovisual contemporânea. O uso de instrumentos como berimbau, pandeiro, kalimba e caixas de congada se mistura a trilhas sonoras gravadas e canções em kikongo, samba e ladainhas de capoeira, gerando uma sonoridade rica e afetiva.
Resultado do Projeto Kindezi – a arte Kongo de cuidar das crianças, ascendendo sóis, contemplado pela 4ª edição do Edital Culturas Negras, o espetáculo foi concebido por Rose Mara Kielela, uma artista-educadora e pesquisadora da infância, que desenvolve ações formativas em escolas, cursos e um podcast sobre arte, educação e saúde mental em afroperspectiva. A proposta dialoga com o brincar, a fantasia e o sonho — elementos fundamentais para provocar encantamento e gerar letramento racial e cultural desde a infância.
"Em Dingo Dingo Tempos, acontece o encontro entre a geração avó, a geração mãe e a geração neta — como dizia o ancestral Nego Bispo — numa conversa encantadora e necessária, que nos ensina a valorizar as diversas formas de vida, em diferentes tempos e espaços do planeta", finaliza Rose Mara Kielela.
Serviço
Espetáculo infantil: Dingo-Dingo
Data: 11 de maio de 2025 (domingo)
Horário: 15h
Local: Sesc Interlagos
Endereço: Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial, São Paulo - SP
Entrada: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php