IMS Paulista participa da 9ª edição do Encontro Estéticas das Periferias

Agosto 28, 2019

O IMS Paulista recebe parte da programação da 9ª edição do Encontro Estéticas das Periferias, realizado de 25 de agosto a 1º de setembro. O evento mobiliza inúmeros espaços da cidade, com mais de 60 atrações idealizadas por artistas, coletivos e grupos culturais. No IMS, as atividades incluem uma conversa sobre periferia e mercado editorial, o show do projeto Jazz na Kombi, um torneio de slams, uma intervenção do artista Robinho Santana, além de uma mostra de fotografia de jovens de várias periferias paulistas.

No dia 29 de agosto (quinta-feira), às 19h30, haverá uma roda de conversa com as poetas Ryane Leão, autora do livro Tudo nela brilha e queima, e Mel Duarte, escritora de Negra Desnuda Cruda. As duas conversarão sobre como se tornaram expoentes da cultura de periferia, além de best-sellers. A fala será mediada pela jornalista Jéssica Balbino.

A programação inclui também um show do Sintia Piccin Quinteto, no dia 31 de agosto (sábado), às 17h. O grupo mistura músicas autorais com as de compositores como James Brown, Roy Hargrove e Billy Cobham. A apresentação faz parte do Jazz na Kombi, projeto que ocupa espaços públicos com uma kombi customizada que serve de palco para os shows. No IMS Paulista, a kombi estacionará no 5º andar, para apresentar o quinteto.

No dia 1 de setembro (domingo), às 15h, o centro cultural recebe a final do III Torneio de Slams. Com curadoria de Emerson Alcalde, o evento reúne comunidades de slam para se apresentarem coletivamente como num campeonato, mostrando um panorama da produção de poesia falada. No IMS Paulista, estarão presentes seis grupos selecionados nas fases eliminatórias, que acontecerão nos dias 30 e 31 de agosto, na Casa das Rosas.

Outro destaque é a intervenção Algo sobre nós, do artista visual Robinho Santana, de Diadema. De 20 de agosto a 1 de setembro, o artista estará no térreo do centro cultural, onde apresentará o seu processo criativo, no qual busca uma representação plural dos homens e mulheres que vivem à margem dos grandes centros.

Como parte do evento, o IMS Paulista também apresenta a mostra QUEBRADA: São Paulo na visão dos cria, organizada em parceria com a Ação Educativa. A exposição reúne trabalhos de nove jovens, provenientes de bairros periféricos, produzidos durante uma formação de 30 horas em fotografia. Em retratos, paisagens e imagens do cotidiano, os autores apresentam a diversidade das regiões afastadas do centro, em um contraponto aos estereótipos de violência comumente associados aos locais. A mostra será exibida de 31 de agosto a 8 de setembro, no estúdio do centro cultural.

Serviço

Roda de conversa: Periferia e mercado editorial

Com Ryane Leão e Mel Duarte.
Mediação: Jéssica Balbino
29 de agosto (quinta-feira), às 19h30
Sala de aula
Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes e limite de 1 senha por pessoa


Jazz na Kombi

Com Sintia Piccin Quinteto
31 de agosto (sábado), às 17h
Praça, 5 andar
Entrada gratuita, sujeita a lotação

III Torneio dos Slams | Etapa final

1 de setembro (domingo), às 15h
Térreo
Entrada gratuita, sujeita a lotação

Intervenção Algo sobre nós
Com Robinho Santana
20 de agosto a 1 de setembro
Térreo
Entrada gratuita

Mostra QUEBRADA: São Paulo na visão dos cria

31 de agosto a 8 de setembro
Estúdio
Entrada gratuita