IMS celebra nascimento da autora Clarice Lispector

Dezembro 05, 2017

O Instituto Moreira Salles celebra a data de aniversário da autora Clarice Lispector com o evento Hora de Clarice. O projeto foi lançado em 2011 com a proposta de fazer com que o dia 10 de dezembro, data do nascimento da escritora, seja comemorada e faça parte do calendário cultural do país. O objetivo do IMS é promover e difundir a obra de Clarice Lispector.

A cada ano uma programação especial dedicada à escritora é promovida. Este ano, às 19h, o IMS Paulista recebe Idra Novey, escritora norte-americana responsável pela tradução do livro "A paixão se­gundo G.H." para o inglês. No evento, ela contará sobre sua experiência ao traduzir a obra e falará também sobre seu novo romance "A arte de desaparecer", marcado pelo sumiço misterioso de uma escritora que pode, ou não, ser Lispector. A mediação é de Alberto Martins, poeta e editor.

Em 2012, O IMS criou o site claricelispectorims.com.br, com o objetivo de proporcionar um ambiente de pesquisa mais completo e rigoroso para o mapeamento de informações sobre a escritora, que serve não apenas para estudantes do nível médio, mas também para graduados, pós-graduados e admiradores da obra de Clarice.

Na página, pode ser encontrada, por exemplo, uma listagem bibliográfica com todos os livros sobre Clarice publicados até 2012. Cada obra da autora é comentada por um especialista convidado, como Martha Alkimin e Rosa Gens, professoras da UFRJ, e Clarisse Fukelman, da PUC-Rio. O site apresenta também uma aula especial de José Miguel Wisnik e cronologia ilustrada de vida e obra de Clarice feita por Nádia Battella Gotlib, professora de literatura brasileira e estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da USP. Gotlib é também autora de uma apresentação em áudio com comentários de fotos de família de Clarice.

Serviço
Hora de Clarice
Data: 10 de dezembro
Horário: Das 19h às 20h30
IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424 - São Paulo
Local: Cineteatro
Grátis
Mais informações: 2842-9120

Fonte: comunicacao@ims.com.br