Ilusão e Psicodelia Como Temática da Virada Cultural

Maio 08, 2019

Nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo), atividades artísticas agitam a capital paulista durante a Virada Cultural 2019 no. O Sesc 25 de Maio conta com programação diversa: Chef Convida com cardápio baiano, Cine Piscina, apresentações de mágica, Tom Zé, Cidadão Instigado tocando Pink Floyd, entre outras atrações.

No teatro, Tom Zé e seu Todos os Olhos, ocupam o palco, assim como Bacamarte, reproduzindo o álbum Depois do Fim, conhecido como um dos trabalhos mais psicodélicos da história. E Cidadão Instigado com repertório do álbum The Dark Side of The Moon.

Ao ar livre, na piscina, a abertura fica com Amaro Freitas e seu piano executando notas de jazz e psicodelismo. O espaço fica aberto durante o início da madrugada, até às 1h, com puffs para as sessões de cinema dos filmes: Uma cilada para Roger Rabitt, Dir.: Robert Zemeckis, Depois de Horas, Dir.: Martin Scorsesse, e Cidade dos Sonhos, Dir: David Lynch.

A programação tem o projeto Chef Convida. Pensado para aproximar os públicos do Sesc com formas de culinária e alimentação, preparações são pensadas em conjunto com a equipe de alimentação da unidade e adaptadas para a Comedoria. Ocorre, ainda, interação entre o chef e os públicos, seguidas por conversas. Rafael Spencer, do restaurante Sotero, é o chef desta edição. Traz itens como tabuleiros de acarajé durante a noite de sábado e madrugada. No domingo, o almoço tem cardápio especial, seguido por bate-papo.

Todas as apresentações são gratuitas. Para parte delas, é necessário ter ingressos, que devem ser retirados nas bilheterias das unidades do SescSP, a partir das 17h do sábado (18/5).

Confira a programação completa:

18/5 Sábado

18h Amaro Freitas
18h Brincantes
19h Tom Zé
19h30 Uma cilada para Roger Rabitt
20h A Procissão
20h30 Digital Magic - Mágica com Tecnologia
21h FIM
21h30 Depois de Horas
22h Tom Zé
22h Jamzz
23h A Procissão
23h30 Cidade dos Sonhos

19/5 Domingo

01h Bacamarte
12h30 O que Ali Se Viu
14h Cidadão Instigado
14h Encontro com Eva Furnari e seu universo nonsense
18h Cidadão Instigado
13h30 Digital Magic - Mágica com Tecnologia
16h O Insólito Canto da Literatura
16h30 Bate-papo com Rafael Spencer, chef do restaurante Sotero
17h FIM

Teatro

Espetáculo

A Procissão. Com Gero Camilo. 12 anos. A Procissão mostra a trajetória de romeiros que seguem sua caminhada em busca da sobrevivência e da fé. 18/5. Sábado, 20h e 23h.

Música

Shows

Amaro Freitas. Livre. O pianista apresenta repertório que une o jazz e o psicodelismo. 18/5. Sábado, 18h.

Tom Zé. Show do álbum Todos os Olhos. 12 anos. Apresentação na íntegra do álbum Todos os Olhos, lançado na década de 1970, inserido no movimento do tropicalismo. 18/5. Sábado, 19h e 22h.

Bacamarte. Com participação de Jane Duboc. 12 anos. O grupo apresenta repertório do álbum "Depois do Fim", constante em diversas listas de melhores discos psicodélicos da história, incorporando também músicas de seu disco "Sete Cidades", lançado em 1999 e nunca apresentado em São Paulo. 19/5. Domingo, 1h.

Cidadão Instigado. CineConcerto do filme O Mágico de Oz. 12 anos. A banda de rock de Fortaleza executa ao vivo o repertório do álbum The Dark Side of The Moon, resgatando a atmosfera das primeiras sessões de cinema e da conhecida lenda entre os fãs do Pink Floyd. 19/5. Domingo, 14h e 18h.

Circo

Intervenção

Mágica com Tecnologia. Com Eduardo Braz. Livre. Intervenção itinerante com mágicas de proximidade tendo como suporte a tecnologia móvel (celulares e tablets). Diversas entradas ao longo dos dois dias. 18/5. Sábado, a partir das 20h30. 19/5. Domingo, a partir das 13h30.

Dança

Espetáculo

FIM. Com Grupo Vão. 10 anos. Fim é uma coreografia que parte da investigação sobre o fazer coletivo e suas potências enquanto modo de trabalho, modo de criação e modo de vida, em que o estar só e o estar junto coexistem. 18/5. Sábado, 21h. 19/5. Domingo, 17h.

Intervenção

Brincantes – Efeito Colateral. Com Felipe Vasconcelos. Livre. A performance consiste de uma provocação visual e relacional sobre a cidade e o outro a partir de questões sobre o consumo e a vivência da experiência artística. 18/5. Sábado, 18h.

JAMZZ. Com Cristian Duarte. Livre. A jam é alimentada principalmente por hits musicais dos anos 80 e 90 e o público é convidado a dançar traçando diagonais pelo espaço. 18/5. Sábado, 22h.

Literatura

Intervenção

O Insólito Canto da Literatura. Com Canto Livro – participação de Swami Jr. e Pratinha. Livre. O espetáculo contempla obras de escritores latino-americanos representantes do gênero conhecido como realismo mágico, ou cujos trabalhos de alguma forma resvalam no onirismo como recurso expressivo. Com tradução em Libras. 19/5. Domingo, 16h.

Cinema e Vídeo

Exibição
CINEPISCINA
Uma cilada para Roger Rabitt (Who Framed Roger Rabbit). Dir.: Robert Zemeckis, 104', 1988, EUA. Livre. Na Hollywood dos anos 1940, o coelho Roger Rabbit é acusado de um crime que não cometeu e se une a um detetive para limpar o seu nome e tentar provar a sua inocência. 18/5. Sábado, 19h30.

Depois de Horas (After Horas). Dir.: Martin Scorsesse, 97', 1985, EUA. 14 anos. Logo após ao expediente, um editor de livros conhece e se interessa por uma garota em um café. 18/5. Sábado, 21h30.

Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive). Dir: David Lynch, 146', 2001, EUA/FRA. 16 anos. Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. 18/5. Sábado, 23h30.

CRIANÇAS

Literatura

Contação de Histórias
Encontro com Eva Furnari e seu universo nonsense. Com a escritora Eva Furnari. Livre. Nesse encontro, Eva irá narrar a insólita história da cidade chamada Cacoete e do menino Frido, personagem de seu livro. 19/5. Domingo, 14h.

Teatro

Intervenção
O Que Ali Se Viu. Com Coletivo Teatro Dodecafônico. Livre. Atores e público fazem um percurso pelo espaço vivenciando essas e outras aventuras de Alice do outro lado do espelho e no suposto País das Maravilhas. 19/5. Domingo, 12h30 às 16h.