"Ligue-Luz" chega para facilitar a manutenção da iluminação pública
Setembro 12, 2007
O Departamento de Iluminação Pública (Ilume), da Secretaria de Serviços, inicia 
a operação de tele-atendimento específico para problemas relacionados à 
iluminação pública da Cidade de São Paulo. A nova central de atendimento, 
denominada Ligue-Luz, passa a receber, a partir das 6h desta quarta-feira 
(12/09), todos os pedidos de manutenção de iluminação. Trata-se de um serviço 
gratuito, inclusive para ligações feitas de celulares e de telefones públicos, e 
proporcionará mais qualidade e eficiência no atendimento à população. O telefone 
é o 0800 722 0156 e funcionará 24 horas, todos os dias.
O sistema de telefonia digital instalado tem capacidade para atender em torno de 
60 mil ligações por mês, com direcionamento de chamadas para diminuir o tempo de 
espera, que deve ser de 15 a 90 segundos.
Inicialmente serão 28 operadores, divididos em quatro turnos, treinados para 
atender às solicitações e esclarecer dúvidas sobre serviços de iluminação (troca 
de lâmpadas queimadas, cabos roubados, transformadores danificados, lâmpadas 
acesas durante o dia, etc.). Nos casos que não puderem ser atendidos pelo Ilume, 
como poda de árvores e defeitos em equipamentos pertencentes à concessionária 
instalados no sistema elétrico, os atendentes darão retorno aos moradores e 
informarão sobre o encaminhamento da solicitação para o órgão responsável.
A expectativa do secretário de Serviços é que, com a implantação do 
tele-atendimento, o número de reclamações diminua e a qualidade do serviço 
prestado pelas empresas contratadas melhore. "Será um canal direto com o 
munícipe, permitindo que o atendimento seja agilizado e reduzindo os erros de 
comunicação. O importante, também, é que a nova central foi montada sem nenhum 
ônus para a Prefeitura", explica o secretário.
A rede de iluminação pública de São Paulo, com mais de 530 mil lâmpadas, é 
considerada uma das maiores do mundo. Para manter todo o sistema funcionando, a 
Prefeitura conta atualmente com 90 equipes de manutenção. Em média são trocadas 
diariamente 300 lâmpadas e 18 fotocélulas (equipamento que faz o acendimento 
automático da iluminação). Cerca de mil protocolos são atendidos por dia.
Vários fatores são responsáveis pela falta de luz em alguns pontos da Cidade, 
como transformadores queimados, fios partidos, curto na rede e defeitos em 
outros equipamentos auxiliares que compõem o sistema de iluminação. No entanto, 
o principal problema enfrentado é o furto de cabos. Só para ter uma idéia, em 
média, foram retirados, mensalmente, 185 quilômetros de cabos este ano. Um 
aumento de aproximadamente 23% em relação ao ano passado. A Prefeitura tem 
adotado algumas ações para combater esse tipo de delito. Ferros-velhos estão 
sendo fechados pelas Subprefeituras e os cabos de cobre substituídos pelos de 
alumínio.
O Ligue-Luz atenderá todas as demandas referentes à iluminação pública. Se forem 
referentes à ampliação e remodelação, os pedidos serão encaminhados aos 
departamentos responsáveis dentro do Ilume, pois dependem de programação 
específica. As solicitações para a instalação de novos pontos devem ser feitas 
diretamente nas Subprefeituras do bairro.
[ Avise um amigo ] sobre este assunto
[ Imprima ] esta notícia.
Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo
Portal Sampa Online (http://www.sampaonline.com.br): o maior e melhor portal dos bairros da cidade de São Paulo