Março 07, 2025
O MAC USP inaugura no sábado, 15 de abril, a partir das 11 horas, a exposição Truque, de Ilê Sartuzi, com uma série de intervenções sutis — semelhantes a truques de mágica — que desvendam elementos infraestruturais de espaços institucionais dedicados à cultura e à arte. Essas obras envolvem elementos tecnológicos de segurança que muitas vezes são invisíveis, brincando com a experiência do visitante e focando a atenção em aspectos periféricos do ambiente do museu.

Para desenvolver a produção de Truque, Sartuzi realizou detalhada pesquisa sobre a estrutura do museu e acordos com diferentes instâncias institucionais, abrangendo desde curadores até a equipe de segurança e corpo de bombeiros, todos se debruçando em negociações em torno do escopo arquitetônico. Isso quer dizer que Sartuzi, antes de passar a decisões estéticas, aprofundou-se em uma abordagem técnica, recolhendo vocabulário, perspectivas e noções a respeito do seu objeto. "Antes de finalmente chegar à imagem, que potencialmente concentra a novidade, ou, idealmente, alguma possibilidade de transformação, a produção de Sartuzi costuma se nutrir de variados modelos linguísticos, como o literário, o arquitetônico, o teatral e o coreográfico", comenta Marcela Vieira, curadora da exposição.
A exposição tem dois núcleos principais. Na série de Proposições para sistemas de segurança de museus (2023), As obras, por vezes acionadas pela presença do visitante sugerem uma coreografia e novas configurações do espaço. O público é capaz de ativar as estruturas do ambiente, fazendo-o reagir aos percursos e movimentos. Já a videoinstalação Sleight of Hand (2023-2024), acompanhada de um conjunto de documentos e objetos relacionados a ela, registra a ação realizada em 18 de junho de 2024, no British Museum, em Londres, quando, durante um programa que permite aos visitantes manipularem peças do acervo, o artista usou uma técnica de mágica para trocar uma moeda original, cunhada em 1645, por uma réplica. Em seguida, Sartuzi caminhou em direção à rua e, antes de sair, depositou a moeda na caixa de doações da instituição.
Truque Ilê Sartuzi
Curadoria: Marcela Vieira
Abertura: 15 de abril, 11 horas (até 15 de junho de 2025)
MAC USP - Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera - 11 2648.0254
Terça a domingo das 10 às 21 horas
Entrada gratuita
4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php
O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php
Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php
Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php
Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php