II Festival Candeia

Setembro 11, 2019

O Festival Candeia acontece em São Paulo nos dias 14 e 21 de setembro. Em sua segunda edição, reunirá shows e oficinas culturais gratuitas com o objetivo de promover a música independente e a cultura popular brasileira. Organizado pela produtora Candeia - Cultura e Educação, o evento tem apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio do edital de Apoio à Criação Artística – Linguagem Música, e contará ainda com feira de artesanato e gastronomia.

No sábado 14 de setembro, será o dia da cultura popular com apresentações do Grupo de Maracatu Ouro do Congo, que traz a batida do baque virado inspirada pelas nações recifenses Maracatu Porto Rico e Encanto de Pina, e do grupo Boi da Garoa, que pesquisa o Cavalo Marinho, manifestação do Estado de Pernambuco conhecido como um teatro de rua com mais de 70 personagens e música ao vivo. O Grupo Cupuaçu apresentará o Auto do Bumba-meu-boi, do Maranhão, um espetáculo popular dramático que tem na dança e na música os elementos que conduzem a narrativa mítica do Boizinho de São João, e o Grupo Água de Menino, que orientado pelo Mestre Kenura levará ao palco expressões presentes no Estado da Bahia como Samba de Roda, Puxada de Rede e o Maculelê. As apresentações acontecerão no Espaço Cultura CITA, também das 14 às 22 horas.

As bandas de música brasileira independentes se apresentarão dia 21 de setembro com shows a partir das 18 horas no Estrella Galícia Estação Rio Verde, antigo Centro Cultural Rio Verde. Luana Bayô é quem abre a festa com "Sambas e Mandingas", espetáculo em que a cantora paulistana mostra a sua vivência no universo do Samba e das músicas de terreiro. Na sequência está prevista a apresentação da Banda 4º Feira de Cinza com samba de bumbo e outros batuques afro-brasileiros do sudeste, como o jongo e a umbigada. O Bando do Seu Pereira encerra o II Festival Candeia com um forró politizado que mistura contrabaixo, rabeca, sanfona, violão e guitarra.

O Acabocaria fará intervenções artísticas no espaço. O grupo investe no lirismo da poesia popular, assim como no humor e na ironia típicas das expressões artísticas nordestinas. A DJ Iasmin e o DJ Niguer se apresentarão nos três dias do Festival. Ela trazendo o melhor da música brasileira em vinil e ele com um set voltado para as músicas afro-brasileiras, um som eclético, respeitando também a diversidade cultural do Brasil. Nos dias 14 e 21 as pessoas poderão aproveitar ainda as feiras gastronômica e de artesanato.

Serviço

Dia 1 – Culturas Tradicionais e DJ Niguer
Data: 14/09/19
Local: Espaço Cultural CITA
Endereço: Rua Aroldo de Azevedo, 20 - Jardim Bom Refúgio
Horário: das 14 às 22 horas

Dia 2 – Música Autoral e DJ Iasmin
Data: 21/09/19
Local: Estrella Galícia Estação Rio Verde
Endereço: Rua Belmiro Braga, 119 – Vila Madalena
Horário: das 18 às 23 horas