Julho 08, 2020
O IC para Crianças é um conjunto de atividades online desenvolvidas pelo Itaú Cultural para que as crianças e suas famílias tenham boas opções de lazer dentro de casa durante este período de recolhimento. Elas são postadas, sempre às 11h, no site www.itaucultural.org.br e na página do YouTube https://www.youtube.com/user/itaucultural da organização.
Os ilustradores Ziza e Tiago Lacerda, conduzem as aulas respectivamente dos dias 7 (terça-feira) e 9 (quinta-feira). As de dança seguem com a bailarina e coreografa Mônika Bernardes, no dia 8 (quarta-feira), e Gisele Penafieri, co-criadora da Companhia Giz de Cena de dança e música para crianças, que no dia 12 (domingo), se junta ao projeto.
Em sua última aula, Mônika resgata o vídeo anterior, em que fala sobre o locking, um dos estilos originais das danças da cultura hip hop, e se aprofunda, trazendo um estilo derivado deste, o waacking. Ela aponta seus fundamentos e, no final ensina uma sequência coreográfica. Em sua estreia, Gisele propõe que cada participante reconheça no corpo os significados de abrir, fechar expandir e recolher, brincando também com os níveis baixo, médio e alto do espaço.
Nas classes de ilustração, Tiago trabalha com os participantes algumas emoções e expressões de personagens. Ziza, conduz a criação de um stencil, em que cada um cria seu próprio molde vazado para reproduzir o desenho escolhido em diversas superfícies como tecido, papel, madeira e painéis.
Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br:.
Sobre os professores
Gisele Penafieri é mãe, artista e educadora de dança. Co-criadora da Companhia Giz de Cena de dança e música para crianças. Professora do fundamental um, da Escola Alecrim. É formada na primeira turma de Dança da Universidade Anhembi Morumbi. Na Casa 360 recebe crianças de todas as idades para cuidar, brincar e criar.
Mônika Bernardes começou sua carreira de dançarina profissional na Cia. Unidade Móvel Street Dance Company, em 1993. Ganhou o Prêmio Sesc de Teatro em 1996. Em 2000 começou a fazer parte da Cia. Discípulos do Ritmo. Lá, fez turnês internacionais pela França, Holanda, Bélgica e China. Sua carreira como educadora de dança começa também em 1993 na Gisele Bellot Escola de Dança. Já trabalhou na Fundação Casa, além de várias ONGs, situadas nas periferias da cidade de São Paulo, como educadora. Enquanto coreógrafa já esteve com bandas de música, diversos filmes publicitários e recentemente coreografou o filme longa metragem Meu Nome é Bagdá, que já foi premiado em Berlim e tem estreia prevista para 2020 no Brasil.
Regina Elias da Costa, mais conhecida como Ziza, é formada em Design de Moda, com licenciatura em Artes e especialista em Gestão Pública. Trabalhou em algumas instituições como Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural da Espanha, Centro Cultural da Juventude (CCJ) e Fábricas de Cultura. Desde 2006 realiza manifestações visuais na cidade de São Paulo, seus traços são bem característicos, com influências da diáspora africana. Ilustra mulheres recriando novas narrativas junto ao afrofuturismo, visando linhas cheias de detalhes, com estudo de sombra e luz.
Tiago Lacerda nasceu em Volta Redonda, MG, e desistiu dos estudos de Física para se tornar um ilustrador e quadrinista. Em 2005 se formou em design e começou a trabalhar com o cartunista Allan Sieber fazendo animações para televisão e cinema. Hoje, se divide entre o mercado editorial ilustrando para revistas, jornais, livros infantis e histórias em quadrinhos. Também é editor e autor da Revista Beleléu, que começou com uma revista em quadrinhos em 2009 e se tornou um dos importantes selos de quadrinhos da cena independente do Rio de Janeiro.
Serviço
Aulas de ilustração
Com Ziza e Tiago Lacerda
Dia 7 e 9 de julho (terça-feira e quinta-feira), com vídeos postados sempre às 11h
Aulas de dança
Com Mônika Bernardes e Melina Sanchez
Dias 8 e 12 de julho (quarta-feira e domingo), vídeos postados às 11h
Classificação: Livre
IC para crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php
Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php
Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php
Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php