Stencil e hip hop marcam algumas atividades dessa semana no projeto IC para Crianças

Julho 08, 2020

O IC para Crianças é um conjunto de atividades online desenvolvidas pelo Itaú Cultural para que as crianças e suas famílias tenham boas opções de lazer dentro de casa durante este período de recolhimento. Elas são postadas, sempre às 11h, no site www.itaucultural.org.br e na página do YouTube https://www.youtube.com/user/itaucultural da organização.

Os ilustradores Ziza e Tiago Lacerda, conduzem as aulas respectivamente dos dias 7 (terça-feira) e 9 (quinta-feira). As de dança seguem com a bailarina e coreografa Mônika Bernardes, no dia 8 (quarta-feira), e Gisele Penafieri, co-criadora da Companhia Giz de Cena de dança e música para crianças, que no dia 12 (domingo), se junta ao projeto.

Em sua última aula, Mônika resgata o vídeo anterior, em que fala sobre o locking, um dos estilos originais das danças da cultura hip hop, e se aprofunda, trazendo um estilo derivado deste, o waacking. Ela aponta seus fundamentos e, no final ensina uma sequência coreográfica. Em sua estreia, Gisele propõe que cada participante reconheça no corpo os significados de abrir, fechar expandir e recolher, brincando também com os níveis baixo, médio e alto do espaço.

Nas classes de ilustração, Tiago trabalha com os participantes algumas emoções e expressões de personagens. Ziza, conduz a criação de um stencil, em que cada um cria seu próprio molde vazado para reproduzir o desenho escolhido em diversas superfícies como tecido, papel, madeira e painéis.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br:.  

Sobre os professores

Gisele Penafieri é mãe, artista e educadora de dança. Co-criadora da Companhia Giz de Cena de dança e música para crianças. Professora do fundamental um, da Escola Alecrim. É formada na primeira turma de Dança da Universidade Anhembi Morumbi. Na Casa 360 recebe crianças de todas as idades para cuidar, brincar e criar.

Mônika Bernardes começou sua carreira de dançarina profissional na Cia. Unidade Móvel Street Dance Company, em 1993. Ganhou o Prêmio Sesc de Teatro em 1996. Em 2000 começou a fazer parte da Cia. Discípulos do Ritmo. Lá, fez turnês internacionais pela França, Holanda, Bélgica e China. Sua carreira como educadora de dança começa também em 1993 na Gisele Bellot Escola de Dança. Já trabalhou na Fundação Casa, além de várias ONGs, situadas nas periferias da cidade de São Paulo, como educadora. Enquanto coreógrafa já esteve com bandas de música, diversos filmes publicitários e recentemente coreografou o filme longa metragem Meu Nome é Bagdá, que já foi premiado em Berlim e tem estreia prevista para 2020 no Brasil.

Regina Elias da Costa, mais conhecida como Ziza, é formada em Design de Moda, com licenciatura em Artes e especialista em Gestão Pública. Trabalhou em algumas instituições como Instituto Tomie Ohtake, Centro Cultural da Espanha, Centro Cultural da Juventude (CCJ) e Fábricas de Cultura. Desde 2006 realiza manifestações visuais na cidade de São Paulo, seus traços são bem característicos, com influências da diáspora africana. Ilustra mulheres recriando novas narrativas junto ao afrofuturismo, visando linhas cheias de detalhes, com estudo de sombra e luz.

Tiago Lacerda nasceu em Volta Redonda, MG, e desistiu dos estudos de Física para se tornar um ilustrador e quadrinista. Em 2005 se formou em design e começou a trabalhar com o cartunista Allan Sieber fazendo animações para televisão e cinema. Hoje, se divide entre o mercado editorial ilustrando para revistas, jornais, livros infantis e histórias em quadrinhos. Também é editor e autor da Revista Beleléu, que começou com uma revista em quadrinhos em 2009 e se tornou um dos importantes selos de quadrinhos da cena independente do Rio de Janeiro.

Serviço

Aulas de ilustração
Com Ziza e Tiago Lacerda
Dia 7 e 9 de julho (terça-feira e quinta-feira), com vídeos postados sempre às 11h
Aulas de dança
Com Mônika Bernardes e Melina Sanchez
Dias 8 e 12 de julho (quarta-feira e domingo), vídeos postados às 11h
Classificação: Livre
IC para crianças
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural

Itaú Cultural  
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Outras notícias

O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php

Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php

MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php

Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php

Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php