IC para Crianças estreia a Expedição Brasiliana em sua programação

Agosto 04, 2020

O IC para Crianças é um conjunto de atividades online desenvolvidas pelo Itaú Cultural para que as crianças e suas famílias tenham boas opções de divertimento dentro de casa durante este período de restrição das atividades sociais. A partir de 7 de agosto, entra nessa grade, sempre às 11h nas sextas-feiras, o projeto Expedição Brasiliana.

Realizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da instituição, o projeto se inspira na Coleção Brasiliana, que tem um recorte em exposição permanente, desde 2015, no Espaço Olavo Setúbal. Os itens exibidos retratam o país desde a chegada dos colonizadores e percorrem cinco séculos, mostrando diversas histórias do Brasil, e servem de parâmetro para a viagem da garotada.

Nessa trilha, foi desenvolvida esta expedição virtual, cujo objetivo é acender o espírito aventureiro dos espectadores, sejam eles crianças, adultos ou professores, oferecendo, em cada novo episódio, ferramentas para que possam confeccionar seus próprios apetrechos, redescobrindo a casa onde moram ao explorá-la com olhar investigativo e criativo.

Cada vídeo tem, em média, 15 minutos de duração com acesso pelo site www.itaucultural.org.br e na página da organização no YouTube. Há também transmissão em Libras e com legendas.

Os episódios são acompanhados de um texto complementar para quem quiser se aprofundar no tema apresentado, além de sugerir brincadeiras e apontar links relacionados para ampliar a pesquisa com outras referências. Para estimular a construção de um mapa, por exemplo, a publicação conta como utilizá-lo em forma de jogo de tabuleiro e descreve o trabalho de um cartógrafo.

Na estreia, no dia 7 de agosto, os educadores do Itaú Cultural, responsáveis por conduzir o público por essa jornada, ensinam a fazer uma mala de viagem, utilizando uma caixa de sapatos e outros materiais disponíveis em casa, como papel e cola. A intenção é deixar que cada um customize como quiser seus objetos, soltando a imaginação. Essa mala é a primeira etapa do processo, pois os itens construídos nas semanas seguintes, respectivamente, um diário de bordo, mapa e binóculo, poderão ser colocados dentro dela para a expedição começar para valer.

As atividades do IC para Crianças não param por aí e contemplam também aulas de ilustração, às terças-feiras e quintas-feiras; dança, às quartas-feiras e domingos; e teatro, aos sábados. Todas também podem ser acessadas no site e YouTube.

Sobre a Coleção Brasiliana

No 4º e 5º andares do Itaú Cultural, estão as coleções Brasiliana Itaú e Itaú Numismática, que reúnem um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país desde a chegada dos colonizadores até o início do século XX, mostrando várias facetas da história do país e congregando diversos povos que o formaram.

Com publicações datadas dos séculos XVI ao XX, muitos documentos trazem relatos de viajantes estrangeiros que se aventuraram pelo Brasil em busca de riquezas e glórias, verdadeiras ou imaginárias. Os eixos são: O Brasil Desconhecido, apresentando dos primeiros desenhos que buscaram dar forma aos povos nativos; o Brasil Holandês e O Brasil Secreto, que abarcam a chegada dos colonizadores até o século XVIII; o Brasil dos Naturalistas, que entra no século XIX, e, a partir do quinto módulo, O Brasil da Capital, o visitante mergulha no país construído até o limiar dos anos 2000; depois, há o Brasil da província, O Brasil do império, O Brasil da Escravidão e, por fim, O Brasil dos Brasileiros. Nesse sentido, a Expedição Brasiliana parte de diversos pontos de vista ao se inspirar nessa coleção e busca apresentar esse assunto tão diverso e complexo às crianças de maneira leve e lúdica.

Serviço

IC para crianças - Expedição Brasiliana
Dia 7 de agosto (sexta-feira), às 11h
Disponível em:
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Classificação: Livre

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Outras notícias

MIS realiza bate-papo gratuito com fotógrafa e curadora da exposição Nova Fotografia 2026.
No dia 21, Lucia Lang, junto com a curadora Helena Rios, conversa com o público sobre o processo criativo que deu origem à série "Régis, cadê você?" e todo o processo curatorial implantado.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mis+realiza+bate+papo+gratuito+com+fotografa+curadora+exposicao+nova+fotografia+2026.php

ParadaSP e British Council promovem Cinemão gratuito com curtas LGBTQIA+ em São Paulo.
Sessão do projeto Five Films for Freedom integra o Encontro de Organizações de Paradas LGBT+ do Estado de São Paulo e exibe cinco curtas internacionais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/paradasp+british+council+promovem+cinemao+gratuito+com+curtas+lgbtqia++sao+paulo.php

Grupo Parlapatões celebra 35 anos com o espetáculo infantil gratuito "dito e feito".
O mais novo espetáculo do grupo, feito para as crianças, ganha duas temporadas sequenciais e com entrada gratuita. A partir deste final de semana, no Teatro Paulo Eiró e, em abril e maio, segue para o Espaço Parlapatões.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/grupo+parlapatoes+celebra+anos+com+espetaculo+infantil+gratuito+dito+feito.php

Itaú Cultural recebe lançamentos de livros que abordam mediação cultural e crítica de arte.
Um deles intitula-se Dez perguntas do MAM Educativo para a mediação cultural; o outro se chama A Questão Wesley. O primeiro encontro reúne educadores, pesquisadores e artistas sobre as práticas educativas em museus. O segundo provoca reflexões e debate em torno da obra multifacetada de Wesley Duke Lee, sobre a qual permanecem questões em aberto.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+lancamentos+livros+que+abordam+mediacao+cultural+critica+arte.php

Itaú Cultural recebe Estratagemas Desesperados, espetáculo com histórias de horror e personagens avessas ao arquétipo feminino.
Com direção e dramaturgia de Amanda Lyra e Juuar, a peça é centrada em quatro mulheres que compartilham histórias entre o desejo e o horror, a partir da obra de três autoras latinas contemporâneas. Nelas, as personagens não sofrem ou morrem. Elas respondem à violência com desejos viscerais.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+estratagemas+desesperados+espetaculo+com+historias+horror+personagens+avessas+arquetipo+feminino.php

Cia Lúdicos de Teatro Popular celebra 25 anos com apresentação gratuita do espetáculo infantil ANA.
Com direção de Gira de Oliveira e criação coletiva da dramaturgia e das músicas, a montagem no Teatro Arthur Azevedo propõe uma experiência sensível que valoriza a escuta, o diálogo e o brincar como formas de encontro entre crianças e adultos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+ludicos+teatro+popular+25+anos+espetaculo+infantil+ana.php

DiscoRítmica se apresenta gratuitamente no Centro Cultural neste sábado.
O projeto das DJs Dani Pimenta e Cecyza é dedicado a transformar a pista em uma plataforma ativa de intercâmbio cultural e sonoro entre artistas latino-americanos
https://www.sampaonline.com.br/noticias/discoritmica+centro+cultural+sabado.php

Itaú Cultural recebe Xeina Barros e Tahyná Oliveira em duas edições da programação Sonora Brasiliana de março.
Projeto convida artistas a apresentarem canções e compartilharem processos criativos em diálogo direto com o público. Em tom intimista, o show tem como cenário o Espaço Olavo Setubal, que abriga a exposição permanente Brasiliana Itaú com cerca de mil peças, entre livros, pinturas, gravuras e documentos que percorrem a história do Brasil
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+xeina+barros+tahyna+oliveira+programacao+sonora+brasiliana.php

O Mundo do Circo SP recebe espetáculos circenses e show em homenagem à cultura caipira.
A programação é gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+espetaculos+circenses+show+homenagem+cultura+caipira.php

Projeto Sabores do Tempo promove oficinas gratuitas em Perus sobre Gastronomia dos Afetos.
Encontros na Comunidade Cultural Quilombaque discutem soberania alimentar, racismo alimentar e saberes culinários como ferramenta de fortalecimento comunitário.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/projeto+sabores+tempo+promove+oficinas+gratuitas+perus+sobre+gastronomia+dos+afetos.php

Retratos fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, ganha sessão gratuita seguida de debate no MIS.
Documentário é tema do Doc.MIS de março, que acontece no dia 19, seguido de debate com presença da arquiteta e urbanista Regina Monteiro, autora da Lei Cidade Limpa.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/retratos+fantasmas+kleber+mendonca+filho+ganha+sessao+gratuita+seguida+debate+mis.php

Teatro Sérgio Cardoso recebe o recital dos vencedores da 24ª edição do Festival Callas.
O evento é gratuito, mediante reserva de ingresso.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+recebe+recital+dos+vencedores+edicao+festival+callas.php

Cia. Lumiato apresenta espetáculo 2 Mundos e oficina de teatro de sombras no Espaço Sobrevento em março.
Criada pelos artistas bonequeiros Soledad Garcia e Thiago Bresani na Argentina, a companhia é conhecida por ampliar os limites da sombra em cena em trabalhos cheios de poesia.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+lumiato+apresenta+espetaculo+mundos+oficina+teatro+sombras+espaco+sobrevento+marco.php