Agosto 04, 2020
O IC para Crianças é um conjunto de atividades online desenvolvidas pelo Itaú Cultural para que as crianças e suas famílias tenham boas opções de divertimento dentro de casa durante este período de restrição das atividades sociais. A partir de 7 de agosto, entra nessa grade, sempre às 11h nas sextas-feiras, o projeto Expedição Brasiliana.

Realizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento da instituição, o projeto se inspira na Coleção Brasiliana, que tem um recorte em exposição permanente, desde 2015, no Espaço Olavo Setúbal. Os itens exibidos retratam o país desde a chegada dos colonizadores e percorrem cinco séculos, mostrando diversas histórias do Brasil, e servem de parâmetro para a viagem da garotada.
Nessa trilha, foi desenvolvida esta expedição virtual, cujo objetivo é acender o espírito aventureiro dos espectadores, sejam eles crianças, adultos ou professores, oferecendo, em cada novo episódio, ferramentas para que possam confeccionar seus próprios apetrechos, redescobrindo a casa onde moram ao explorá-la com olhar investigativo e criativo.
Cada vídeo tem, em média, 15 minutos de duração com acesso pelo site www.itaucultural.org.br e na página da organização no YouTube. Há também transmissão em Libras e com legendas.
Os episódios são acompanhados de um texto complementar para quem quiser se aprofundar no tema apresentado, além de sugerir brincadeiras e apontar links relacionados para ampliar a pesquisa com outras referências. Para estimular a construção de um mapa, por exemplo, a publicação conta como utilizá-lo em forma de jogo de tabuleiro e descreve o trabalho de um cartógrafo.
Na estreia, no dia 7 de agosto, os educadores do Itaú Cultural, responsáveis por conduzir o público por essa jornada, ensinam a fazer uma mala de viagem, utilizando uma caixa de sapatos e outros materiais disponíveis em casa, como papel e cola. A intenção é deixar que cada um customize como quiser seus objetos, soltando a imaginação. Essa mala é a primeira etapa do processo, pois os itens construídos nas semanas seguintes, respectivamente, um diário de bordo, mapa e binóculo, poderão ser colocados dentro dela para a expedição começar para valer.
As atividades do IC para Crianças não param por aí e contemplam também aulas de ilustração, às terças-feiras e quintas-feiras; dança, às quartas-feiras e domingos; e teatro, aos sábados. Todas também podem ser acessadas no site e YouTube.
Sobre a Coleção Brasiliana
No 4º e 5º andares do Itaú Cultural, estão as coleções Brasiliana Itaú e Itaú Numismática, que reúnem um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país desde a chegada dos colonizadores até o início do século XX, mostrando várias facetas da história do país e congregando diversos povos que o formaram.
Com publicações datadas dos séculos XVI ao XX, muitos documentos trazem relatos de viajantes estrangeiros que se aventuraram pelo Brasil em busca de riquezas e glórias, verdadeiras ou imaginárias. Os eixos são: O Brasil Desconhecido, apresentando dos primeiros desenhos que buscaram dar forma aos povos nativos; o Brasil Holandês e O Brasil Secreto, que abarcam a chegada dos colonizadores até o século XVIII; o Brasil dos Naturalistas, que entra no século XIX, e, a partir do quinto módulo, O Brasil da Capital, o visitante mergulha no país construído até o limiar dos anos 2000; depois, há o Brasil da província, O Brasil do império, O Brasil da Escravidão e, por fim, O Brasil dos Brasileiros. Nesse sentido, a Expedição Brasiliana parte de diversos pontos de vista ao se inspirar nessa coleção e busca apresentar esse assunto tão diverso e complexo às crianças de maneira leve e lúdica.
Serviço
IC para crianças - Expedição Brasiliana
Dia 7 de agosto (sexta-feira), às 11h
Disponível em:
https://www.itaucultural.org.br/
https://www.youtube.com/user/itaucultural
Classificação: Livre
Itaú Cultural
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural
Ana Botafogo inspira mostra de dança no Itaú Cultural.
Em sinergia com a exposição da série Ocupação dedicada à artista e um dos maiores nomes do balé clássico do país, a programação apresenta cinco espetáculos com bailarinas de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Elas partem do legado de Ana Botafogo para dar luz a outras camadas da atual produção da dança no país. No palco, o clássico serve de base para um diálogo com o contemporâneo, o popular e a tradição.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ana+botafogo+inspira+mostra+danca+itau+cultural.php
Ocupação Ruth Rocha abre o universo da autora que, há cinco décadas, forma gerações com sua literatura para crianças.
Em mais uma exposição dedicada ao público infantil e aos adultos que beberam da mesma fonte, o Itaú Cultural propõe uma jornada pela vida e obra de uma das maiores autoras da literatura infantojuvenil brasileira. Em 2026, Ruth Rocha comemora 50 anos de trajetória e é celebrada com esta mostra, a reedição de um de seus livros e sendo tema da Mancha Verde no próximo Carnaval.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ocupacao+ruth+rocha+abre+universo+autora+que+cinco+decadas+forma+geracoes+com+sua+literatura+para+criancas.php
Cisne Negro Cia de Dança apresenta o projeto Pluralidades na CAIXA Cultural São Paulo com os espetáculos lnstar e Calunga.
Uma das companhias brasileiras mais referenciadas no país, a Cisne Negro Cia de Dança, sob direção artística de Dany Bittencourt, apresenta programa gratuito e promove bate-papo do elenco e direção com o público após as sessões.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cisne+negro+cia+danca+apresenta+projeto+pluralidades+caixa+cultural+sao+paulo+com+espetaculos+lnstar+calunga.php
Nesta semana, Mundo do Circo SP recebe Irmãs Botero & Amigos, Variedades Urbanas Parte 2, Acrobatas Saltitantes e Pia Fraus.
As atividades são gratuitas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/nesta+semana+mundo+circo+recebe+irmas+botero+amigos+variedades+urbanas+parte+acrobatas+saltitantes+pia+fraus.php