IC para Crianças apresenta novos conteúdos para as famílias se divertirem em casa

Outubro 14, 2020

Nesta semana, o IC para Crianças, que desde maio vem envolvendo crianças e famílias em uma programação online, divertida e cheia de aprendizado, segue com sua programação composta de aulas de criação, às terças-feiras, e de dança, às quartas-feiras e domingos, além da Expedição Brasiliana, toda sexta-feira. As Vivências Musicais, já tradicionais às segundas-feiras, tornam-se quinzenais e retornam na próxima semana com novidades. Os vídeos vão ao ar sempre a partir das 11h, tanto no site quanto no Youtube do Itaú Cultural. Segue abaixo a grade de programação entre os dias 16 e 21 de outubro.

Expedição Brasiliana

A segunda temporada do projeto traz, no dia 16 de outubro, sexta-feira, o episódio Navegando e Montando Barcos. Partindo da grande quantidade de imagens de navios, cartas náuticas, mapas e outras referências aos mares e a navegação presentes na Coleção Brasiliana, a proposta do vídeo é explorar esses assuntos e aprofundar a importância deste meio de transporte para as expedições. Os educadores do Itaú Cultural testam materiais encontrados em casa que boiam, para usar como base do barco a vela que será montado, por exemplo, com a casca do côco.

Esta temporada da série explora outro aspecto fortemente presente na Coleção Brasiliana: a natureza. Ela reúne um dos mais completos acervos da produção artística sobre o país, desde a chegada dos colonizadores até o início do século XX, mostrando diferentes histórias do Brasil.

Cada vídeo é acompanhado de material complementar, publicado no site do Itaú Cultural, que aprofunda e expande as temáticas apresentadas, além de três ilustrações que têm a ver com a temática do episódio. Ficam disponíveis, também, páginas para baixar com propostas de jogos para inspirar os participantes a produzirem os seus próprios. Cada vídeo tem em média 15 minutos de duração, com transmissão em Libras e com legendas. Todo o conteúdo é produzido pelos educadores da organização.

Dança

Janette Santiago, no dia 18 de outubro, domingo, se dedica a explorar a coordenação motora, propondo desafios para o pessoal de casa. O educador e dançarino Hugo Oliveira, na quarta-feira, 21, faz os passos Tip Tap Toe, Salsa, Pas deux Bouree e Sidewalk, que compõem o House, estilo que vem desenvolvendo desde sua entrada no projeto. O intuito é perceber, no improviso, como os movimentos acontecem de forma contínua e orgânica.

Criação

A designer Estéfi Machado, no dia 20 de outubro, terça-feira, utiliza duas técnicas diferentes para a criação de passarinhos, um de papelão aproveitando, por exemplo, uma caixa de pizza e o outro com tiras de papel.

Sobre os professores

Estéfi Machado é designer, crafiteira, cenógrafa, fotógrafa e escritora. Há oito anos, criou um blog em que compartilha ideias de brincadeiras entre adultos e crianças para inspirar os pais a se conectarem com seus filhos. É também autora de O Livro da Estéfi, publicado pela Cia das Letrinhas.

Hugo Oliveira, do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, é dançarino, educador, pesquisador, comunicador social e gestor cultural em educação, dança, juventude, favela, desenvolvimento social e sindical. Atua em programas, projetos e instituições públicos, sociais e culturais. Presta consultorias para o desenvolvimento e a implantação de projetos de formação em arte e cultura, intercâmbios e projetos educativos, sociais e culturais, projetos de engajamento social e mapeamentos de práticas culturais e pedagógicas nos territórios de favelas e periféricos. Ministra cursos, palestras e workshops de formação em danças afro-estadunidenses, políticas públicas, práticas pedagógicas e projetos sociais para artistas, educadores, agentes culturais, pesquisadores entre outros.

Janette Santiago é artista da dança, educadora, orientadora corporal e atriz. Sua experiência em dança se deu através de estudos práticos com mestres e professores-pesquisadores de danças tradicionais africanas e afrobrasileira. Foi professora de dança afro no programa de formação em dança e em cursos livres na Escola de Dança de São Paulo e no projeto Fábricas de Cultura. Desde 2010, é professora de dança afro na Sala Crisantempo e ministra vivências de dança pelo Brasil. Como orientadora corporal, trabalhou com Os Crespos, Cia. Arnesto Nos Convidou, Cia. Ludens e a Velha Companhia. Há 19 anos, faz parte da Cia. Infantil Imago, onde atua como manipuladora de bonecos, dubladora e atriz. Atualmente é professora de Corpo, na Escola Livre de Teatro de Santo André.

Itaú Cultural virtual

Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

Serviço

IC para crianças
Site e YouTube
Com vídeos postados sempre às 11h

Dia 16 de outubro (sexta-feira)
Expedição Brasiliana
Com os educadores do Itaú Cultural
Classificação Indicativa: Livre

Dias 18 e 21 de outubro (domingo e quarta-feira)
Aulas de Dança
Com Janette Santiago e Hugo Oliveira, respectivamente
Classificação Indicativa: Livre

Dias 20 de outubro (terça-feira)
Aulas de Criação
Com Estéfi Machado
Classificação Indicativa: Livre

Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural