Hub Cultural do Ceará, em parceria com o Itaú Cultural, abre o webinário sobre arte, cultura e economia no Brasil contemporâneo

Agosto 11, 2020

No dia 12 de agosto, às 16h, abre o webinário Jornada de Pensamento: Viver de Arte, transmitido pelo Youtube do Porto Dragão, com bate-papo com o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, e o professor e pesquisador do Observatório de Economia Criativa – UFRGS, Leandro Valiati.

Ambos abordam o eixo central do evento: arte, cultura e economia no Brasil contemporâneo. A mediação é de Luisa Cela, Secretária Executiva de Cultura. Realizada pelo Hub Cultural do Ceará, a Jornada conta com a parceria do Itaú Cultural, curadoria e mediação são do Prof. Dr. Alexandre Barbalho e produção executiva da ATO Marketing Cultural.

O webinário é gratuito. Basta se inscrever em bit.ly/JornadadePensamento. Feito isso, o participante recebe via e-mail a programação, informes, conteúdos e acessos necessários. As atividades são semanais. Ao fim da Jornada, o público ganha um certificado, caso tenha atingido presença igual ou superior a 75%.

Nunca se falou tanto sobre a importância da produção cultural e artística, sua circulação e consumo de seus bens e serviços. A capacidade que o setor tem de gerar negócios e a sua relevância para o desenvolvimento da sociedade está em evidência neste momento de pandemia. Isso reforça a importância de se compreender a contribuição da economia da cultura, abrindo espaços para debates sobre estratégias de fortalecimento e profissionalização das artes.

O Ceará exerce um papel importante para Economia Criativa do Nordeste. De acordo com o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, realizado com consultoria de Valiatti, o Ceará é um dos Estados que mais possuem trabalhadores criativos – aproximadamente 178 mil, só no primeiro semestre de 2019 – ficando atrás somente da Bahia, com um pouco mais de 183 mil. No entanto, quando o assunto é o total de empregados contratados pelos setores criativos, assume a liderança com cerca de 28% de toda a região. Os setores que se destacam são os de Moda, Atividades Artesanais e Tecnologia da Informação.

Programação

Para os demais encontros, que envolvem acesso a palestras e debates ao vivo, a programação segue a partir de 17 de agosto – envio das primeiras palestras ao público inscrito –, com o primeiro debate ao vivo no dia 19 de agosto. A programação termina em 7 de outubro.

Durante os próximos três meses, os inscritos no webinário podem acessar e debater, de forma ampla e colaborativa, conteúdos sobre o viver de arte em quatro eixos, além do eixo central, que inspira a abertura do evento. São eles: gestão e modelos de negócios para as artes; fomento, financiamento e captação de recursos; comunicação e relação com o público; e circulação e formação de redes.

Cada um desse eixos conta com trilhas abordadas por palestrantes, cujas falas são orientadas por uma questão-tema com mediação do professor doutor Alexandre Barbalho. A metodologia se dá por meio de palestras gravadas disponibilizadas ao público geral, acesso ao debate entre palestrantes e público, exclusiva para inscritos, além da produção e compartilhamento de conteúdo multimídia no canal do Youtube do Porto Dragão.

Sobre os palestrantes

Fabiano dos Santos Piúba

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História pela PUC/SP e historiador graduado pela UFC, ele foi Diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC) entre 2009 e 2011 e no ano de 2014. No Ministério da Cultura também assumiu a função de Secretário Substituto da Secretaria de Articulação Institucional entre 2008 a 2010 e de Coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura no ano de 2008. No Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC/UNESCO), assumiu no período de 2012 a 2013 a Direção de Leitura, Escrita e Bibliotecas. Foi Coordenador de Políticas de Livros e Acervos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará entre 2005 e 2006, ocasião em que concebeu o projeto Agentes de Leitura e coordenou a Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Leandro Valiati

Economista, PhD em Desenvolvimento Econômico e pós-doutorado em Indústrias Criativas (Sorbonne-Paris 13). Professor Titular de Indústrias Criativas e Economia da Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Professor visitante e pesquisador na Queen Mary University of London (Reino Unido) e na Universidade Paris 13 - Sorbonne (França). Conselheiro em Indústrias Culturais e Criativas para o Ministério da Cultura, Unesco e OEI. Criador do Núcleo de Estudos em Economia Criativa e Cultura (NECCULT), tendo liderado, por 4 anos, 6 acordos internacionais (Brasil- Europa); 20 projetos de pesquisa em larga escala; 7 conferências internacionais; 12 livros e o projeto do Atlas Econômico da Cultura Brasileira. Conferencista internacional na Argentina, Brasil, Colômbia, Holanda, França, Itália, Espanha, Suécia e Reino Unido.

Luisa Cela

É psicóloga com mestrado em Saúde Pública. Desde 2014 atua no campo das políticas culturais, direitos humanos e cidadania. Exerceu a função de Diretora de Direitos Humanos na Rede CUCA – Fortaleza; no Instituto Dragão do Mar, desempenhou a função de Diretora de Cidadania Cultural, dirigindo o Centro Cultural Bom Jardim; assumiu também a presidência do Instituto ECOA (Escola de Comunicação, Cultura, Ofícios e Artes) – Sobral.

Parceria com Itaú Cultural

A primeira edição da Jornada de Pensamento tem o apoio do Itaú Cultural, parceiro do Porto Dragão em ações anteriores. Em 2019, a instituição paulista realizou no equipamento cearense o seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo e a Caminhada Rumos. Agora, em sinergia com o debate sobre o crescimento e o desenvolvimento da Economia da Cultura, o Itaú Cultural fortalece esta discussão no webinário a partir das experiências da série de editais Arte como Respiro e com o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, através da participação da Aninha de Fátima, gerente de Comunicação, e Leandro Valiati, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e parceiro na produção do Painel de Dados, além de Rodrigo Savazoni, que ministrou aulas de Articulação e Mobilização de Recursos: uma perspectiva a partir do comum, nos cursos de produção cultural oferecidos pelo Observatório.

Sobre Porto Dragão + Hub Cultural do Ceará

O Porto Dragão é uma instituição cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, parte integrante do Hub Cultural do Ceará, que configura-se como um conjunto de estratégias de articulação, aceleração e impulsionamento de projetos artísticos-culturais, potencializando a profissionalização, produção e circulação de trabalhos, artistas e trabalhadores da cultura cearense.

Além do webinário Jornada de Pensamento, outras ações do Hub Cultural do Ceará realizadas foram o programa "Porto Dragão Sessions", uma série que apresenta a nova cena musical do Ceará com 15 artistas cearenses em 08 episódios e o programa "Nós no Batente", uma série documental que mostra o panorama das artes cênicas cearenses em 10 episódios apresentando 05 grupos de Dança e 05 grupos de Teatro. Ambos os projetos colaboram na difusão e impulsionamento dos artistas cearenses e estão disponíveis no canal do Youtube do Porto Dragão, assim como outros conteúdos de produção própria do Porto Dragão, como o bate-papo semanal “Conversa Sem Roteiro”, aulas sobre “Feminismos” com Helena Vieira e conteúdos selecionados em editais e convocatórias realizadas, como Cultura Dendicasa e Arte em Rede.

Serviço

Webinário Jornada de Pensamento - 1ª Edição - “Viver de Arte”
Abertura oficial: dia 12 de agosto, às 16h, no Youtube do Porto Dragão
Link do ao vivo da abertura: bit.ly/JornadadePensamentoEixoCentral
Inscrições gratuitas em bit.ly/JornadadePensamento
Mais informações: jornadadepensamento@gmail.com