Histórias pessoais inspiram trabalhos manuais no Sesc Vila Mariana

Novembro 07, 2017

No dia 14 de novembro, tem início no Sesc Vila Mariana a oficina "Criando Moda: Entre Cores, Flores e Dores" onde será apresentada a apropriação de trabalhos de artes manuais, contemplando diferentes técnicas, tendo como fio condutor a busca pelo desenvolvimento e reconhecimento de uma identidade visual a partir da história de cada um.

Em tempos onde a moda era ditatorial, a vestimenta significava bons modos, valores morais e aceitação na sociedade. Hoje, este conceito está bem diferente, pois a vestimenta se tornou uma forma de expressar o que somos, se caracterizando num jeito individual de ser, e com isso, revela muito sobre nós. Sendo assim, a roupa não mais se limita a esconder, mas também revela a subjetividade do ser humano, reforçando sua identidade individual no contexto coletivo. Ela tem uma função política, social e sociológica.

A oficina toma como ponto de partida a obra de Frida Kahlo por sua influência no universo da moda e como referência para o reconhecimento de si, das flores, cores, histórias e para expressão e manifestação da criatividade. Para isto, legitima a importância de ofertar diferentes referências artísticas, que carregam em si suas histórias e técnicas visando a promoção de processos criativos. Neste percurso, são ofertadas três técnicas de flores artesanais e a técnica de amarração furoshiki, explorando tecidos, formas e cores e incentivando o processo de criação, finalizando com um ensaio fotográfico "Frida-Se". A atividade será ministrada pelo Coletivo Semear e acontece sempre as terças, na Sala 3, no 6º andar, das 18h às 21h.

Serviço
Oficina Criando Moda: Entre Cores, Flores e Dores
Data: De 14 de novembro a 12 de dezembro
Horário: Terças, às 18h
Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 - São Paulo
Gratuito
Inscrições devem ser feitas na Central de Atendimento da Unidade.

Fonte: imprensa@vilamariana.sescsp.org.br