Helena Black em Meu Avô Samantha leva diversão às Bibliotecas Municipais discutindo etarismo e preconceito

Abril 25, 2025

Durante o mês de maio, Helena Black apresenta uma nova história, Meu Avô Samantha, inspirada no livro de Cláudia Naoum, em nove bibliotecas de várias regiões da cidade com acesso gratuito para toda a família: Biblioteca Paulo Duarte (14/5, às 10h), Biblioteca Paulo Setúbal (15/5, às 10h); Biblioteca Raul Bopp (17/5, às 11h); Biblioteca Hans Christian Andersen (21/5, às 14h); Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda (23/5, às 14h); Biblioteca Thales Castanho de Andrade (27/5, às 14h); Biblioteca Brito Broca (28/5, às 10h); Biblioteca José Mauro Vasconcelos (29/5, às 14h); e Biblioteca Monteiro Lobato (30/5, às 14h).

Helena Black é uma caixeira viajante que percorre o mundo colhendo histórias, e de sua mala ela vai retirando histórias que são as memórias dos lugares por onde passou. Vários artifícios colaboram para o encantamento na contação das histórias: objetos, acessórios, bonecos e músicas. Helena Black canta, conta e encanta o público, conduzindo-o para uma viagem ao lúdico e ao imaginário.

Drag Queen Helena Black
Crédito: Andressa Santos

Sinopse Meu Avô Samantha

Era uma vez um avô, sua neta Helena e um gato. O avô e a menina tinham algo em comum, a procura por um objeto perdido: a peruca do avô Samantha. Em uma casa mágica os três descobrem durante a busca o significado de palavras como ‘ajuda’, ‘respeito’ e ‘afeto’. Será que é possível encontrar algo que talvez nem tenhamos perdido, apenas não sabemos aonde está?

O avô precisa encontrar a peruca de sua drag queen Samantha, e a neta o ajuda na busca. Existe um suspeito pelo desaparecimento: o gato. Nessa aventura, Helena Black explora a relação afetiva entre as crianças e seus avós, o respeito às pessoas velhas e às suas escolhas, mostrando que o amor é o que deve prevalecer. Bonecos criados especialmente para esta história representam as três personagens, auxiliando na performance de Helena Black, cativando e envolvendo ainda mais as crianças.

Sobre sua personagem Helena Black, o criador e intérprete Paulo Reis diz que “celebrar a educação é o maior legado de um educador”. Segundo ele, esse trabalho é uma missão que lhe foi incumbida ao desejar se tornar educador, ainda criança, após sofrer homofobia na escola com a conivência da então professora, que não o defendeu e nem mesmo reprendeu os alunos. Então, Paulo disse a si mesmo: “vou me tornar educador para que nenhuma criança ou adolescente sofra o que eu hoje eu sofri”. E veio também o sonho, já realizado, de se tornar ator. “Hoje eu vivo de arte, já comprei minha casa fazendo arte. O teatro mudou minha vida, e a arte drag é a soma dessa transformação”.

Com o projeto Helena Black em Meu Avô Samantha a drag queen contadora de histórias compartilha sua pesquisa estética, incentivando a leitura e criando caminhos afetuosos que integram todas as crianças e demais pessoas presentes em suas apresentações.

Ficha Técnica

Contação de história: Helena Black em Meu Avô Samantha
Inspirado no livro Meu avô Samantha, de Cláudia Naoum e Bárbara Quintino
Interprete/criador: Paulo Reis. Figurino: Dan Maganha. Bonecos e adereços: Jean Toracelli. Produção: Helena Black Produções. Música: Paulo Reis. Fotos: Andressa Santos.
Acesso gratuito. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.
Nas redes: IG - @helenablackoficial | FB - @ helenablack2

Programação

14 de maio - Quarta, às 10h
Biblioteca Paulo Duarte (Centro Cultural do Jabaquara)
Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jardim Oriental (ZS). SP/SP - 04321-030. Tel.: (11) 5011-7445.

15 de maio - Quinta, às 10h
Biblioteca Paulo Setúbal (Centro Cultural Vila Formosa)
Av. Renata, 163 - Vila Formosa (ZL). SP/ SP - 03377-000. Tel.: (11) 2211-1508.

17 de maio - Sábado, às 11h
Biblioteca Raul Bopp
Rua Muniz de Sousa, 1155 - Aclimação (ZS). SP/SP - 01534-001. Tel.: (11) 3208-1895.

21 de maio - Quarta, às 14h
Biblioteca Hans Christian Andersen
Av. Celso Garcia, 4142 - Tatuapé (ZL). SP/SP - 03064-000. Tel.: (11) 2295-3447.

23 de maio - Sexta, às 14h
Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Rua Victório Santim, 44 - Itaquera (ZL). SP/SP - 08290-000. Tel.: (11) 2205-7406.

27 de maio - Terça, às 14h
Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Rua Dr. Artur Fajardo, 447 - Freguesia do Ó (ZN). SP/SP - 02963-000. Tel.: (11) 3975-7439.

28 de maio - Quarta, às 10h
Biblioteca Brito Broca
Avenida Mutinga, 1425 - Vila Pirituba (ZN). SP/SP - 05110-000. Tel.: (11) 3904-1444.

29 de maio - Quinta, às 14h
Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Praça Com. Eduardo de Oliveira, S/N – Pq. Edu Chaves (ZN). SP/SP - 02233-060. Tel.: (11) 2242-8196.

30 de maio – Sexta, às 14h
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque (Centro). SP/SP - 01223-010. Tel.: (11) 3256-4122.

Fonte: Verbena Assessoria

Outras notícias

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculos Memória e Adoniran, do Ballet Stagium.
Montagem une dois trabalhos coreografados por Décio Otero em única apresentação no dia 12 de novembro, com entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+sergio+cardoso+apresenta+espetaculos+memoria+adoniran+ballet+stagium.php

Saia Sambando: evento gratuito no CEU Sapopemba, tem oficina de canto e rodas de samba para mulheres.
As atividades têm participação da sambista Eloisa Marques e da cantora Luiza Abe.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/saia+sambando+evento+gratuito+ceu+sapopemba+tem+oficina+canto+rodas+samba+para+mulheres.php

AMÉM & AMEM celebra 80 anos de Naná Vasconcelos na CAIXA Cultural São Paulo.
Tributo reúne Virgínia Rodrigues, Zé Manoel, Lucas dos Prazeres e Marivaldo dos Santos em homenagem ao percussionista pernambucano que projetou a musicalidade brasileira no mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/amem+amem+celebra+anos+nana+vasconcelos+caixa+cultural+sao+paulo.php

4ª edição Circo Contêiner chega ao fim em novembro com mais seis novos espetáculos gratuitos.
As atrações do mês são Cia. Pé de Mamão, Trupe Lona Preta, A Casa das Lagartixas, Trupe Liuds, Trupe DuNavô e The Pambazos Bros.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/edicao+circo+conteiner+chega+fim+novembro+com+mais+seis+novos+espetaculos+gratuitos.php

O Mundo do Circo SP estreia A Magia do Natal e apresenta programação gratuita do mês.
O espetáculo estreia no dia 15 de novembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+estreia+magia+natal+apresenta+programacao+gratuita+mes.php

Festival Ecos Latinoamericanos estreia em São Paulo com Susana Baca e grandes nomes da música de concerto.
Primeira edição ocupa a Sala São Paulo, SESC Belenzinho, Pinacoteca e o Minhocão entre 19 e 30 de novembro de 2025, reunindo artistas de nove países em uma celebração da arte, da memória e do afeto latino-americanos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+ecos+latinoamericanos+estreia+sao+paulo+com+susana+baca+grandes+nomes+musica+concerto.php

Drama sobre a vida de crianças em campos de refugiados Juego de Niños estreia no Itaú Cultural.
Texto inédito do dramaturgo Newton Moreno reúne em cena Vera Mancini, Genézio de Barros e Luiz Guilherme, atores veteranos que interpretam crianças imigrantes em um campo de detenção. Assim, a trama dirigida por Bernardo Bibancos cria um contraste entre infância e amadurecimento/envelhecimento precoce, causado pelo sofrimento.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/drama+sobre+vida+criancas+campos+refugiados+juego+ninos+estreia+itau+cultural.php

Zona Leste em Movimento: dança, circo e teatro ocupam espaços públicos até o fim de novembro.
De outubro a novembro de 2025, a região recebe uma intensa agenda cultural gratuita, com destaque para o Coletivo Calcâneos, Guilherme Torres, o Coletivo Pedra Rubra e o Bando Golíardis. Em comum, os artistas partem de experiências reais e de uma escuta atenta às suas comunidades para transformar a arte em espelho da cidade e ferramenta de transformação social.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/zona+leste+movimento+danca+circo+teatro+ocupam+espacos+publicos+ate+fim+novembro.php