Helena Black em Meu Avô Samantha leva diversão às Bibliotecas Municipais discutindo etarismo e preconceito

Abril 25, 2025

Durante o mês de maio, Helena Black apresenta uma nova história, Meu Avô Samantha, inspirada no livro de Cláudia Naoum, em nove bibliotecas de várias regiões da cidade com acesso gratuito para toda a família: Biblioteca Paulo Duarte (14/5, às 10h), Biblioteca Paulo Setúbal (15/5, às 10h); Biblioteca Raul Bopp (17/5, às 11h); Biblioteca Hans Christian Andersen (21/5, às 14h); Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda (23/5, às 14h); Biblioteca Thales Castanho de Andrade (27/5, às 14h); Biblioteca Brito Broca (28/5, às 10h); Biblioteca José Mauro Vasconcelos (29/5, às 14h); e Biblioteca Monteiro Lobato (30/5, às 14h).

Helena Black é uma caixeira viajante que percorre o mundo colhendo histórias, e de sua mala ela vai retirando histórias que são as memórias dos lugares por onde passou. Vários artifícios colaboram para o encantamento na contação das histórias: objetos, acessórios, bonecos e músicas. Helena Black canta, conta e encanta o público, conduzindo-o para uma viagem ao lúdico e ao imaginário.

Drag Queen Helena Black
Crédito: Andressa Santos

Sinopse Meu Avô Samantha

Era uma vez um avô, sua neta Helena e um gato. O avô e a menina tinham algo em comum, a procura por um objeto perdido: a peruca do avô Samantha. Em uma casa mágica os três descobrem durante a busca o significado de palavras como ‘ajuda’, ‘respeito’ e ‘afeto’. Será que é possível encontrar algo que talvez nem tenhamos perdido, apenas não sabemos aonde está?

O avô precisa encontrar a peruca de sua drag queen Samantha, e a neta o ajuda na busca. Existe um suspeito pelo desaparecimento: o gato. Nessa aventura, Helena Black explora a relação afetiva entre as crianças e seus avós, o respeito às pessoas velhas e às suas escolhas, mostrando que o amor é o que deve prevalecer. Bonecos criados especialmente para esta história representam as três personagens, auxiliando na performance de Helena Black, cativando e envolvendo ainda mais as crianças.

Sobre sua personagem Helena Black, o criador e intérprete Paulo Reis diz que “celebrar a educação é o maior legado de um educador”. Segundo ele, esse trabalho é uma missão que lhe foi incumbida ao desejar se tornar educador, ainda criança, após sofrer homofobia na escola com a conivência da então professora, que não o defendeu e nem mesmo reprendeu os alunos. Então, Paulo disse a si mesmo: “vou me tornar educador para que nenhuma criança ou adolescente sofra o que eu hoje eu sofri”. E veio também o sonho, já realizado, de se tornar ator. “Hoje eu vivo de arte, já comprei minha casa fazendo arte. O teatro mudou minha vida, e a arte drag é a soma dessa transformação”.

Com o projeto Helena Black em Meu Avô Samantha a drag queen contadora de histórias compartilha sua pesquisa estética, incentivando a leitura e criando caminhos afetuosos que integram todas as crianças e demais pessoas presentes em suas apresentações.

Ficha Técnica

Contação de história: Helena Black em Meu Avô Samantha
Inspirado no livro Meu avô Samantha, de Cláudia Naoum e Bárbara Quintino
Interprete/criador: Paulo Reis. Figurino: Dan Maganha. Bonecos e adereços: Jean Toracelli. Produção: Helena Black Produções. Música: Paulo Reis. Fotos: Andressa Santos.
Acesso gratuito. Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.
Nas redes: IG - @helenablackoficial | FB - @ helenablack2

Programação

14 de maio - Quarta, às 10h
Biblioteca Paulo Duarte (Centro Cultural do Jabaquara)
Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jardim Oriental (ZS). SP/SP - 04321-030. Tel.: (11) 5011-7445.

15 de maio - Quinta, às 10h
Biblioteca Paulo Setúbal (Centro Cultural Vila Formosa)
Av. Renata, 163 - Vila Formosa (ZL). SP/ SP - 03377-000. Tel.: (11) 2211-1508.

17 de maio - Sábado, às 11h
Biblioteca Raul Bopp
Rua Muniz de Sousa, 1155 - Aclimação (ZS). SP/SP - 01534-001. Tel.: (11) 3208-1895.

21 de maio - Quarta, às 14h
Biblioteca Hans Christian Andersen
Av. Celso Garcia, 4142 - Tatuapé (ZL). SP/SP - 03064-000. Tel.: (11) 2295-3447.

23 de maio - Sexta, às 14h
Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Rua Victório Santim, 44 - Itaquera (ZL). SP/SP - 08290-000. Tel.: (11) 2205-7406.

27 de maio - Terça, às 14h
Biblioteca Thales Castanho de Andrade
Rua Dr. Artur Fajardo, 447 - Freguesia do Ó (ZN). SP/SP - 02963-000. Tel.: (11) 3975-7439.

28 de maio - Quarta, às 10h
Biblioteca Brito Broca
Avenida Mutinga, 1425 - Vila Pirituba (ZN). SP/SP - 05110-000. Tel.: (11) 3904-1444.

29 de maio - Quinta, às 14h
Biblioteca José Mauro Vasconcelos
Praça Com. Eduardo de Oliveira, S/N – Pq. Edu Chaves (ZN). SP/SP - 02233-060. Tel.: (11) 2242-8196.

30 de maio – Sexta, às 14h
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua General Jardim, 485 - Vila Buarque (Centro). SP/SP - 01223-010. Tel.: (11) 3256-4122.

Fonte: Verbena Assessoria

Outras notícias

Menu Cultural de julho propõe uma viagem gastronômica pelos sabores da Copa do Mundo.
Próxima edição da feira gastronômica e artesanal que o Itaú Cultural realiza ao ar livre no Bulevar do Rádio, espaço entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, convida o público a percorrer diferentes países e culturas por meio de preparos populares que ocupam ruas, mercados, estádios, festas e encontros familiares ao redor do mundo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/menu+cultural+julho+propuoe+uma+viagem+gastronuemica+pelos+sabores+copa+mundo.php

Durante as férias de julho, O Mundo do Circo SP recebe temporada de espetáculo e exposição Re-Circo, o Maior Espetáculo Sustentável da Terra.
Espectadores são transportados aos anos de 1920 a 1940 com números clássicos em uma roupagem bem moderna.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/durante+rias+julhoa+mundo+circo+recebe+temporada+espetu+culo+exposiuuuoo+reacircoa+maior+espetu+culo+sustentu+vel+terra.php

Em julho, espaço ºAndar, na Santa Cecília, tem teatro, programação de férias e cursos.
Centro cultural recebe diversos espetáculos, oficina de atuação com João Pedro Ribeiro; curso sobre abordagem Meisner, com Ana Paula Dias; e contação de histórias e mágica para crianças.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/julhoa+espauuo+ooandara+santa+cecu+liaa+tem+teatroa+programauuuoo+rias+cursos.php

CINE NA PRAÇA 2026 exibe de graça 11 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo.
Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história do cinema. A partir de 9 de julho às quintas, sextas e sábados às 19 horas.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cine+prauca+2026+exibe+grauua+filmes+jardim+suspenso+centro+cultural+suoo+paulo.php

Férias de Julho no Sesc Consolação reúnem teatro visual, experiências para primeira infância, circo e atividades recreativas para crianças e famílias.
A programação inclui a instalação interativa Assombrinho, o espetáculo Poema
https://www.sampaonline.com.br/noticias/rias+julho+sesc+consolauuuoo+reuonem+teatro+visuala+experiuuncias+para+primeira+infu+nciaa+circo+atividades+recreativas+para+crianuuas+famu+lias.php

Centro Cultural da Penha recebe show gratuito de 10 anos da banda Buena Onda Reggae Club.
Apresentação abre circuito de shows comemorativos da banda, que é um dos nomes de destaque da cena instrumental brasileira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+penha+recebe+show+gratuito+anos+banda+buena+onda+reggae+club.php