Agosto 25, 2026
De 27 de agosto a 10 de setembro, a Itaú Cultural Play (IC Play), plataforma de streaming gratuita dedicada ao cinema brasileiro, apresenta uma seleção de filmes da 49ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. As obras integram a Mostra Competitiva de Curtas-metragens Maranhenses e apresentam narrativas conectadas a diferentes realidades brasileiras, com histórias que transitam por Piauí, Paraíba, Pará, Amazonas, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, além do Maranhão. A programação traz temas como ancestralidade, identidade, memória, relações familiares, questões ambientais e transformações sociais.
Realizado de 20 a 26 de agosto, em formato híbrido, o Festival Guarnicê de Cinema ocupa São Luís com uma programação presencial e oferece atividades virtuais para o público. Um dos mais antigos eventos audiovisuais do Brasil, o festival reúne mostras competitivas e paralelas, homenagens, atividades formativas e ações voltadas à pesquisa e à produção cinematográfica. Ainda, os filmes da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Maranhenses concorrem ao Prêmio Itaú Cultural Play, concedido pela Fundação Itaú.

Os filmes
A seleção reúne diferentes gêneros e perspectivas. Ainda Te Amo (MA, 2026), de Hsu Chien, ficção científica do Maranhão de 2026, acompanha a saga de Mário. Abandonado na infância em uma discoteca LGBTQI+, ele se reinventa como Keitty Mayra, uma das artistas drag mais conhecidas da noite de São Luís, e busca na arte uma forma de lidar com a ausência da mãe. O filme recebeu quatro prêmios em festivais internacionais, incluindo o de Melhor Curta-Metragem com temática LGBTQIAP+ na Itália.
Mercado Central (MA, 2026), de Tássia Dhur, combina mistério e crítica social ao retratar o desaparecimento de pessoas em um importante comércio de uma cidade. O curta recebeu quatro prêmios na 30ª edição do CinePE Festival Audiovisual, incluindo Melhor Filme pela Abraccine e pelo Júri Popular, além de Melhor Direção de Arte e Melhor Direção de Fotografia.
Em A Mulher Sem Chão (PA, 2025), de Auritha Tabajara e Débora McDowell, acompanha a escritora e contadora de histórias indígenas Auritha Tabajara desde sua saída do Ceará até o recomeço em São Paulo, onde enfrenta os efeitos do deslocamento e da invisibilidade na maior cidade do país. Por sua vez, Itacoatiaras (AM, 2025) é um documentário de Sérgio Andrade e Patricia Goùvea. A produção investiga a relação entre ancestralidade, territórios indígenas e emergência climática a partir de dois lugares que compartilham o mesmo nome e histórias marcadas pelo apagamento. O filme também aborda o significado da palavra "itacoatiara", de origem tupi, associada a pedras com inscrições ou marcas.
No documentário Judas é meu avô (MA, 2025), de Dudu Gehlen, um crime ocorrido em 1970 continua repercutindo na família da vítima. Passados 55 anos, o caso chega ao júri pelas mãos de seu neto. Vozes e Vãos (GO, 2025), documentário de Goiás dirigido por Edileuza Penha de Souza e Edymara Diniz, acompanha jovens quilombolas Kalunga que constroem seus caminhos entre a herança de seus ancestrais e as expectativas de futuro, preservando saberes e reinventando tradições.
Filme experimental do Piauí, Boi de Salto (PI, 2025), de Tássia Araújo, traz Abdias que chega a Teresina com os pais após fugirem de uma fazenda e sonha em dançar calçando sapatos de salto alto no grupo de Bumba-Meu-Boi mais tradicional da cidade. Impedido de participar, ele cria uma tradição para si. O drama paraibano Quando Sair Lá Fora Serei Ana (PB, 2025), de Jamila Facury e Edson Lemos Akatoy, acompanha Kelly, jovem que, após sobreviver à violência cometida pelo ex-companheiro, entra no Programa de Proteção a Testemunhas e precisa reconstruir a vida sob uma nova identidade.
Por fim, a ficção científica Banho Maria (RS, 2026), de Gabriel Faccini, do Rio Grande do Sul, conta a história de uma mulher que, diante de um dia de calor extremo, decide faltar ao trabalho e transforma essa interrupção em uma reflexão sobre tempo, trabalho e exaustão.
O acesso à Itaú Cultural Play é gratuito, disponível em itauculturalplay.com.br, nas smart TVs da Samsung, LG, Android TV e Apple TV, nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast. Parte do conteúdo da IC Play também está disponível nas plataformas Claro TV+, SKY+ e Watch Brasil.
FICHAS E SINOPSES DOS FILMES
Judas é meu avô
de Dudu Gehlen (documentário, 19min e 58seg, Maranhão, 2025)
Sinopse: Um crime que aconteceu em 1970 sofre consequências intergeracionais de toda uma família no interior do Maranhão. E o neto da vítima, depois de 55 anos, leva o caso ao júri.
Ainda Te Amo
de Hsu Chien (ficção científica, 15min, Maranhão, 2026)
Sinopse: Abandonado ainda criança numa discoteca LGBTQI+, Mário cresce marcado pela ausência da mãe. Já adulto, reinventa-se como Keitty Mayra, um dos artistas drag mais aclamados da noite de São Luís. Sob os holofotes, procura preencher o vazio deixado pela rejeição e encontrar, através da sua arte, um caminho para se reconectar com a mãe — e consigo mesmo.
Boi de Salto
de Tássia Araújo (experimental, 15min, Piauí, 2025)
Sinopse: Após fugirem da fazenda de seu Amaro, pai Francisco e mãe Catarina chegam à Teresina para começar uma nova jornada. Abdias, filho do casal, sonha em dançar de salto alto, no grupo mais tradicional de Bumba-Meu-Boi da sua cidade. Depois de ser impedido de dançar de salto, Abdias cria uma tradição para si mesmo.
Quando Sair Lá Fora Serei Ana
de Jamila Facury e Edson Lemos Akatoy (drama, 24min e 30seg, Paraíba, 2025)
Sinopse: O que acontece depois da violência? "Quando Sair Lá Fora Serei Ana" acompanha Kelly, uma jovem que, após sobreviver a um crime cometido por seu ex-companheiro, entra no Programa de Proteção a Testemunhas (PROVITA) e precisa abandonar tudo o que conhece para seguir viva. Em uma nova cidade, com uma nova identidade, ela enfrenta o desafio de reconstruir sua vida enquanto lida com a síndrome do pânico.
A Mulher Sem Chão
de Auritha Tabajara e Débora McDowell (documentário, 1h e 19min, Pará, 2025)
Sinopse: A turbulenta cidade de São Paulo reúne a maior população indígena do Brasil. Foi nos seus subúrbios que Auritha decidiu recomeçar a vida. Contadora de histórias, ela parece estar finalmente perto de se erguer e reconstruir uma família - contudo, os tormentos de suas ancestrais permanecem entre suas descendentes.
Itacoatiaras
de Sérgio Andrade e Patricia Goùvea (documentário, 1h e 13min, Amazônia, 2025)
Sinopse: A busca pela ancestralidade em dois lugares distantes e distintos que compartilham do mesmo nome e passados como territórios indígenas em apagamento. Em meio ao marco das emergências climáticas e onde paisagens que sempre foram protagonistas de nossas vidas podem desaparecer, as pedras "itacoatiaras" nos apresentam mundos que criam, emergem e animam histórias universais de resistência.
Vozes e Vãos
de Edileuza Penha de Souza e Edymara Diniz (documentário, 1h e 18min, Goiás, 2025)
Sinopse: No coração do estado de Goiás, jovens quilombolas (Kalunga) traçam seus caminhos entre o passado e o futuro, firmando passos sobre a terra herdada de seus ancestrais. Enquanto enfrentam as incertezas do presente, eles cultivam sonhos, preservam saberes e reinventam tradições. Vozes e Vãos é um retrato sensível e potente da resistência e da esperança de uma juventude que transforma sua herança cultural em força para seguir adiante.
Banho Maria
de Gabriel Faccini (ficção científica, 14min, Rio Grande do Sul, 2026)
Sinopse: Em uma manhã de calor escaldante, uma mulher decide faltar ao trabalho.
Mercado Central
de Tássia Dhur (ficção científica, 17min, Maranhão, 2026)
Sinopse: Em um cenário insalubre de um mercado no centro da cidade, pessoas estão desaparecendo sem deixar rastros. Um clima de mistério ronda o mercado central, até ser revelado o real motivo dos acontecimentos.
SERVIÇO:
Na Itaú Cultural Play
49º Festival Guarnicê de Cinema 2026
27 de agosto a 10 de setembro
www.itauculturalplay.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa - ConteúdoInk
Circo Marambio promove Mostra na Lona, com 16 atrações divididas em quatro dias de programação na Água Branca.
Primeira edição da Mostra traz noite de variedades, espetáculos de circo, teatro e dança, com algumas sessões gratuitas e outras com entrada de R$ 10,00.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/circo+marambio+promove+mostra+lona+com+atracoes+divididas+quatro+dias+programacao+agua+branca.php
Tertulia e o Fantástico Circo de Pulgas chega ao SESC Pompeia para celebrar a imaginação.
Com Fernanda Nunes, espetáculo dirigido por Cláudio Saltini transforma uma pulguinha acrobata em estrela de um circo extraordinário.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/tertulia+fantastico+circo+pulgas+chega+sesc+pompeia+para+celebrar+imaginacao.php
Itaú Cultural recebe apresentação única de Camiseta de Amora, sobre a jornada póstuma de uma criança periférica.
Primeiro espetáculo do coletiva AGÔ – Teatro Popular, o espetáculo reúne memórias, ancestralidades, religiosidade e questões relacionadas à violência do Estado e à falta de infraestrutura básica nas periferias.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+apresentacao+unica+camiseta+amora+sobre+jornada+postuma+uma+crianca+periferica.php