Grupo Refinaria Teatral realiza mostra de documentários

Agosto 17, 2020

De 18 a 29 de agosto, sempre às 20h, acontece o REFINARIA.DOC, uma mostra de quatro de documentários do grupo Refinaria Teatral, como parte dos processos criativos em linguagem audiovisual. Os eventos acontecem no Facebook e Youtube da Refinaria Teatral e integram o projeto Teatro, uma pátria habitável.

O grupo escolheu essa linguagem para abrir seus processos em 4 diferentes vertentes através de 4 filmes. Cada filme relata e apresenta um caminho entre tantos outro do grupo Refinaria Teatral.


Crédito: Ana Szcypula

Programação

O encontro – dia 18 de agosto, terça-feira

O lançamento da mostra acontece com o filme O Encontro que apresenta o registro documental do I Encontro Paulista de Teatro de Grupos, na sede da Refinaria Teatral. Aborda a relação da diversidade estética de diferentes grupos, que possuem aprofundamento no universo cênico no modo de produção de teatro de grupo, na região periférica onde está localizado o espaço, impulsionando diferentes referências estéticas.

Ficha técnica: Direção artística: Ana Szcypula/ Roteiro: Daniel Alves Brasil/ Chefe de edição, edição e finalização: Daniel Szcypula/ Captação de imagens: Higor Gargiulo e Ana Szcypula.

Mostra da Vila – dia 22 de agosto, sábado

O segundo documentário, nomeado como Mostra da Vila, retrata um projeto que o grupo desenvolve desde sua primeira sede e a cada ano procura aprimorar para intensificar o processo de formação de público. Esse documentário apresenta a sua última versão da Mostra da Vila Aurora.

Ficha técnica: Direção artística e roteiro: Daniel Alves Brasil/ Chefe de edição, edição e finalização: Daniel Szcypula/ Captação de imagens: Ana Szcypula.

Vida em aldeia – dia 25 de agosto, terça-feira

A terceira vertente, chamada de Vida em aldeia, apresenta uma parte do processo do intercâmbio de que alguns integrantes do grupo participaram em três diferentes aldeias de São Paulo, abrindo um panorama da pesquisa que alimentou o projeto “Teatro, uma pátria habitável”.

Ficha técnica: Direção artística e roteiro: Ana Szcypula e Daniel Szcypula/ Chefe de edição, edição e finalização: Daniel Szcypula/ Captação de imagens: Ana Szcypula, Daniel Alves Brasil, Matheus Ferracioli.

Um diário anacrônico – dia 29 de agosto, sábado

O documentário que fecha a mostra, Um diário anacrônico, retrata resumidamente alguns momentos dos 10 anos de caminhada do grupo através de partes de ensaios, entrevistas, preparações e treinamentos, de 2008 a 2018.

Ficha técnica: Direção artística e roteiro: Ana Szcypula e Daniel Alves Brasil / Chefe de edição, edição e finalização: Daniel Szcypula/ Captação de imagens: Acervo do grupo.

Serviço

Mostra REFINARIA.DOC

Dias 18, 22, 25 e 29 de agosto, às 20hs

Dia 18 de agosto, terça-feira: O Encontro
Dia 22 de agosto, sábado: Mostra da Vila
Dia 25 de agosto, terça-feira: Vida em aldeia
Dia 29 de agosto, sábado: Um diário anacrônico

Onde: Facebook | Youtube