Setembro 03, 2020
No início do mês de setembro, o grupo Refinaria Teatral lança a websérie A obra que não estreou. Serão onze capítulos que entram no ar toda terça-feira e sexta-feira, com a trajetória da construção da nova obra teatral desse coletivo, a peça Ñandembaraete, que em Guarani significa “Nossa Força”. A série integra o projeto “Teatro, uma Pátria Habitável”.

A obra que não estreou apresenta, desde a concepção da proposta, os primeiros contatos com os parceiros indígenas até a produção da obra e os processos criativos. “A série trará aquilo que o público não vê, o processo de pesquisa e produção para a criação de uma peça teatral”, conta o diretor Daniel Alves Brasil.
Esse trabalho é o primeiro resultado cênico do grupo Refinaria Teatral que investiga a corporeidade e a teatralidade dos povos nativos brasileiros em uma pesquisa denominada “Encontro com o teatro de Pyndorama”.
A obra Ñandembaraete aborda questões culturais dos povos nativos, suas danças, ritos, cantos e filosofia de vida. Também traz o conflito com o ser de mente colonizadora e o espírito dos bandeirantes que caminham entre nós até hoje. A dramaturgia da obra é, em sua grande parte, na língua Guarani e reafirma a força dos povos nativos que vai além de resistir há mais de 500 anos de um processo contínuo de colonização.
Ñandembaraete estava prestes a estrear quando a pandemia chegou no Brasil, uma crise sem precedentes que atingiu diversos países pelo mundo. O isolamento social foi decretado e todas as artes cênicas, que se caracterizam pelo encontro presencial e pela efemeridade, tiveram que ser canceladas.
Ficha Técnica
Websérie A obra que não estreou
Roteiro e direção artística: Daniel Alves Brasil
Chefe de edição, edição e finalização: Daniel Szcypula
Assessoria de imprensa: Miriam Bemelmans
Realização: Grupo Refinaria Teatral
Serviço
Estreia terça-feira dia 8 de setembro e vai até dia 13 outubro
Toda terça-feira e sexta-feira estreia um novo capítulo, às 20h, na página do Facebook do grupo Refinaria Teatral
Youtube do grupo Refinaria Teatral:
https://www.youtube.com/channel/UC7XI3Ke_Np8kZM_rXT9loAw
Wilson Aguiar estreia o solo Concerto para um Corpo Traquejado no Atelier Cênico, dia 7 de março.
Com direção de Luciana Canton, o espetáculo é um autorrelato dançante que celebra mais de quarenta anos de carreira
https://www.sampaonline.com.br/noticias/wilson+aguiar+estreia+solo+concerto+para+corpo+traquejado+atelier+cenico.php
Sesc 24 de Maio apresenta espetáculo gratuito com Impacto Agasias Grupo de Teatro.
Um bolo de Fubá está sendo preparado, mas parece faltar algo na receita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+24+maio+espetaculo+gratuito+impacto+agasias+grupo+teatro.php
Premiado musical Bertoleza ganha nova temporada gratuita no Teatro Alfredo Mesquita.
Com direção de Anderson Claudir, adaptação da Cia. Gargarejo desloca o protagonismo no romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, para quem verdadeiramente o merece
https://www.sampaonline.com.br/noticias/premiado+musical+bertoleza+ganha+nova+temporada+gratuita+teatro+alfredo+mesquita.php
Sesc 24 de Maio apresenta, dias 21 e 22 de fevereiro, espetáculo gratuito para crianças.
A Mazé é uma menina perguntadeira que decide iniciar uma busca para descobrir a origem do seu nome.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sesc+maio+apresenta+fevereiro+maze+espetaculo+gratuito+para+criancas.php
Itaú Cultural realiza programação paralela à exposição Game+ Arte, cultura e comunidade, com seminário, oficinas, desfile e visitas mediadas.
As atividades vão da criação de personagens e desenvolvimento de roteiro para jogos até visitas mediadas por novos personagens e desfile de cosplay com os interessados em levar a criatividade para a passarela. Do lúdico ao teórico, o tema guia, ainda, debates sobre o presente e futuro dos games.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+realiza+programacao+paralela+exposicao+game++arte+cultura+comunidade+com+seminario+oficinas+desfile+visitas+mediadas.php