Grupo Refinaria Teatral apresenta a websérie A obra que não estreou

Setembro 03, 2020

No início do mês de setembro, o grupo Refinaria Teatral lança a websérie A obra que não estreou. Serão onze capítulos que entram no ar toda terça-feira e sexta-feira, com a trajetória da construção da nova obra teatral desse coletivo, a peça Ñandembaraete, que em Guarani significa “Nossa Força”. A série integra o projeto “Teatro, uma Pátria Habitável”.


Crédito: Daniel Alves Brasil

A obra que não estreou apresenta, desde a concepção da proposta, os primeiros contatos com os parceiros indígenas até a produção da obra e os processos criativos. “A série trará aquilo que o público não vê, o processo de pesquisa e produção para a criação de uma peça teatral”, conta o diretor Daniel Alves Brasil.

Esse trabalho é o primeiro resultado cênico do grupo Refinaria Teatral que investiga a corporeidade e a teatralidade dos povos nativos brasileiros em uma pesquisa denominada “Encontro com o teatro de Pyndorama”.

A obra Ñandembaraete aborda questões culturais dos povos nativos, suas danças, ritos, cantos e filosofia de vida. Também traz o conflito com o ser de mente colonizadora e o espírito dos bandeirantes que caminham entre nós até hoje. A dramaturgia da obra é, em sua grande parte, na língua Guarani e reafirma a força dos povos nativos que vai além de resistir há mais de 500 anos de um processo contínuo de colonização.

Ñandembaraete estava prestes a estrear quando a pandemia chegou no Brasil, uma crise sem precedentes que atingiu diversos países pelo mundo. O isolamento social foi decretado e todas as artes cênicas, que se caracterizam pelo encontro presencial e pela efemeridade, tiveram que ser canceladas.

Ficha Técnica

Websérie A obra que não estreou
Roteiro e direção artística: Daniel Alves Brasil
Chefe de edição, edição e finalização: Daniel Szcypula
Assessoria de imprensa: Miriam Bemelmans
Realização: Grupo Refinaria Teatral

Serviço

Estreia terça-feira dia 8 de setembro e vai até dia 13 outubro

Toda terça-feira e sexta-feira estreia um novo capítulo, às 20h, na página do Facebook do grupo Refinaria Teatral

Youtube do grupo Refinaria Teatral:
https://www.youtube.com/channel/UC7XI3Ke_Np8kZM_rXT9loAw