Grupo de teatro abre as portas para jovens autistas, com síndrome de down e deficientes físicos e visuais

Abril 06, 2016

O que é ser diferente ou o que é ser normal pode ser interpretado de mil maneiras, mas no mundo da arte, da ilusão, no universo do faz de conta, no palco de um teatro, todos são menestréis, e é esse o conceito que Deto Montenegro apresenta por meio dos projetos Aut, Mix e Up.

Uma atitude ousada e inovadora levou o diretor da Oficina dos Menestréis, produtora de diversos musicais dentre eles Noturno, Raul Fora da Lei, Lendas e Tribos, Filhos do Brasil, dentre outros, a criar espetáculos musicais interpretados por jovens que possuem necessidades especiais. E o projeto que começou com cadeirantes interpretando o famoso musical Noturno, transformou-se em três diferentes musicais, o Aut – interpretado por um grupo de autistas, o Up – com jovens que possuem Síndrome de Down, e o Mix – que apresenta no mesmo espaço um lindo espetáculo com cadeirantes e cegos.

Dentre as particularidades de cada um dos projetos, a adaptação é comum a todos. Quando se trabalha um grupo com síndrome de down, que possui pouca dicção, o projeto aposta na espontaneidade, na ternura e no improviso. Já os autistas são mais pragmáticos, é preciso fazer tudo igual, então se usa mais textos. Com os deficientes visuais, ao ensinar uma coreografia, é necessário guiá-los e com os cadeirantes, é preciso adaptar tudo para o tempo-espaço da roda, que é um tempo-espaço diferente.

Com cenas de arrepiar, os musicais trazem um show de talento, de performances, de sentimentos, de entrega, é o poder transformador que a arte exerce na vida das pessoas. O projeto tem dado tão certo, que muitas vezes é possível ver os jovens saindo dos musicais direcionados e fazendo parte de outros espetáculos, transformados por uma inclusão verdadeira, aquela que aceita as limitações, mas que não impõe limites.

Serviço

Teatro Dias Gomes
R. Domingos de Morais, 348
Vila Mariana
Segunda à sexta das 13h às 19h
(11) 5575-7472