Projeto Grandes Músicos para Pequenos apresenta "Sonzinho Tropicalinha" dia 22 de agosto

Agosto 17, 2021

A Tropicália, importante movimento que marcou a cultura brasileira na década de 1960, será tema da quarta apresentaçãpo ao vivo que o Grandes Músicos para Pequenos oferece, este ano, em parceria com o projeto "Diversão em Cena". Com direção de Diego Morais e roteiro de Pedro Henrique Lopes, o programa vai exibir o espetáculo digital inédito Sonzinho Tropicalinha, dia 22 de agosto, às 16h, além de música e brincadeiras interativas para toda a família. O evento será transmitido no Facebook e no canal no Youtube da Fundação ArcelorMittal. O patrocínio é da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

O musical "Sonzinho Tropicalinha" acompanha as aventuras dos amigos e vizinhos Gabi (Analu Pimenta) e Tiago (Oscar Fabião). A história começa quando a dupla recebe um alerta em seus tablets. Cae, o morador de um reino muito distante, pede a ajuda deles para devolver a música ao lugar, já que uma rainha tirana proibiu qualquer manifestação artística por ali. Tiago e Gabi traçam um plano, com a ajuda das crianças que assistem de casa, para devolver a música ao tal reino.

A partir de sucessos de diversos artistas tropicalistas, "Sonzinho Tropicalinha" apresenta aos espectadores noções de cidadania, a importância da cultura e de construir uma sociedade mais diversa e justa. Na trilha sonora, estão sucessos como "Domingo no Parque", "Aquele Abraço", "Panis et Circenses", "Leãozinho", entre outras canções marcantes do cancioneiro brasileiro.

"É incrível ver como as músicas de mais de 50 anos atrás seguem sendo inovadoras e empolgando crianças e adultos sempre que tocam. Acho que o grande trunfo do 'Sonzinho Tropicalinha' é trazer uma história que busca o engajamento mais ativo do público e músicas que conquistam a todos desde a primeira vez que ouvimos", descreve Pedro Henrique Lopes.

Os eventos ao vivo apresentam atividades temáticas e informações sobre os músicos homenageados para despertar a curiosidade das crianças sobre os artistas e sua obra. Outras atividades estão disponíveis no canal do Youtube do Grandes Músicos para Pequenos.

Contemplado na Categoria Especial no Prêmio CBTIJ de Teatro Infantil 2016 pela sua relevância ao teatro infantil, o projeto Grandes Músicos para Pequenos foi criado com o intuito de apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações. Assistido por quase 200 mil pessoas, seus espetáculos somam juntos 14 prêmios de teatro infantil, entre outras 42 indicações.

"A ideia é trazer o legado importante da nossa cultura para as crianças, com um conteúdo atraente para as famílias", descreve Pedro Henrique Lopes, autor das peças do projeto. "Queremos criar experiências de entretenimento inesquecíveis e marcantes, das quais o espectador participe de forma ativa", explica o diretor Diego Morais.

Ficha técnica:

Direção: Diego Morais
Roteiro original: Pedro Henrique Lopes
Elenco: Analu Pimenta (Gabi), Oscar Fabião (Tiago), Pedro Henrique Lopes (Cae) e Martina Blink (Rainha)
Assessoria de imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Produção e realização: Entre Entretenimento

Serviço

Sonzinho Tropicalinha – Grandes Músicos para Pequenos
Dia e horário: 22/08, às 16h.
Facebook: https://www.facebook.com/DiversaoEmCena/
Youtube: https://www.youtube.com/FundacaoArcelorMittal
Outras atividades disponíveis no Youtube do Grandes Músicos para Pequenos.

Grandes Músicos para Pequenos

Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças marcou a estreia do projeto "Grandes Músicos para Pequenos", criado com o intuito de apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações. Depois, vieram O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças, que estreou em 2016 e foi premiado em três categorias pelo CBTIJ – Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Martina Blink), Direção de Produção (Entre Entretenimento) e Prêmio Especial pela qualidade do projeto (Diego Morais e Pedro Henrique Lopes), além de outras 12 indicações; Bituca – Milton Nascimento para crianças, de 2017, vencedor do Prêmio CBTIJ de Melhor Ator (Udylê Procópio) e de quatro estatuetas no Prêmio Botequim Cultural: Melhor espetáculo infanto-juvenil, Melhor Direção (Diego Morais), Melhor Roteiro (Pedro Henrique Lopes) e Melhor Atriz Coadjuvante (Aline Carrocino), além de outras 11 indicações; Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças, de 2018, vencedor dos prêmios Brasil Musical 2018 de Melhor espetáculo Infantil, Musical Rio 2018 como Melhor Espetáculo Infantil, e Botequim Cultural de Melhor Direção Infanto Juvenil, além de outras 8 indicações; e Raulzito Beleza – Raul Seixas Para Crianças, de 2019, vencedor do Prêmio Musical Rio de Melhor Espetáculo Infantil. A peça mais nova do projeto, Pimentinha – Elis Regina para Crianças, realizou estreia online e reuniu mais de 5 mil pessoas em sua temporada virtual.

As seis peças juntas já foram vistas por mais de 200 mil espectadores. O objetivo do Grandes Músicos para Pequenos é apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações e promover o resgate da cultura brasileira através de espetáculos que envolvam toda a família em experiências inesquecíveis.

Mais sobre o projeto em http://www.grandesmusicosparapequenos.com.br

Entre Entretenimento

A Entre é uma empresa de produção cultural e inovação em entretenimento fundada pelo diretor Diego Morais e pelo ator e dramaturgo Pedro Henrique Lopes. O objetivo da dupla é valorizar a cultura do nosso país através da criação e da viabilização de projetos inéditos e de alta qualidade artística que dialoguem com a história e as manifestações culturais do Brasil. Emoção, cultura, educação, história e momentos de extrema diversão estão na pauta dos projetos da empresa, assim como a criação de soluções culturais memoráveis para marcas, companhias e consumidores através de: comprometimento artístico-cultural; inovações em marketing; soluções transmidiáticas e envolvimento social. Saiba mais em https://www.entreentretenimento.com.br/.