Junho 22, 2020
O premiado projeto 'Grandes Músicos para Pequenos', criado pela produtora Entre Entretenimento, apresenta seu segundo evento: 'Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças', dia 28 de junho, às 16h, data em que o cantor e compositor completaria 75 anos.

Com direção de Diego Morais e roteiro de Pedro Henrique Lopes, o programa reunirá trechos pré-gravados do musical infantil homônimo e quadros inéditos para toda a família. A apresentação faz parte do projeto Diversão em Cena e será exibida em suas redes sociais, Facebook (https://facebook.com/DiversaoEmCena), Instagram (@diversaoemcena) e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCWio-b1D6Sq8aHShfHJed0Q/), com patrocínio da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.
A programação online inédita do Grandes Músicos para Pequenos começou, dia 14 de junho, com a apresentação de 'Luiz e Nazinha – Luiz Nazinha para Crianças' e contará ainda com um terceiro programa, em julho, inspirado no musical 'Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças'. O carismático personagem Mêlo, do espetáculo 'Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças', interpretado por Pedro Henrique Lopes, é o cicerone das três apresentações. A ideia do projeto é despertar a curiosidade das crianças sobre os artistas e sua obra com atividades temáticas e informações sobre os músicos homenageados. Outras atividades estão disponíveis no canal do Youtube do Grandes Músicos para Pequenos (https://YouTube.com/grandesmusicosparapequenos).
"Agora, temos mais um canal de interação com as famílias que acompanham o projeto. Com os teatros fechados, é importante que se criem atividades virtuais atraentes que estimulem as crianças. Nosso objetivo é iniciar uma nova fase, com conteúdos audiovisuais elaborados para unir todas as gerações", explica o diretor Diego Morais.
Contemplado na Categoria Especial no Prêmio CBTIJ de Teatro Infantil 2016 pela sua relevância ao teatro infantil, o projeto Grandes Músicos para Pequenos foi criado com o intuito de apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações. Assistido por quase 200 mil pessoas, seus espetáculos somam juntos 13 prêmios de teatro infantil, entre outras 42 indicações.
No dia 14/06, às 16h, trechos do espetáculo "Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças" foram exibidos e intercalados com atividades que levaram uma típica Festa Junina para a casa dos espectadores. Programa disponível no Youtube do Grandes Músicos para Pequenos (https://www.youtube.com/watch?v=wq5srKtw-WI)
Em 28/06, às 16h, "Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças" vai fazer todo mundo cantar e dançar ao som do maior roqueiro do Brasil. Comemorando os 75 anos do cantor, os pequenos espectadores aprenderão a preparar tudo para uma festa de aniversário.
Em julho, em dia a ser confirmado, no mesmo horário, vai ser a vez de se divertir com as aventuras de Cae e Gil no "Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças". As inovações musicais e artísticas da Tropicália em conteúdo exclusivo para toda família, celebrando os 52 anos de lançamento do álbum que deu origem ao tropicalismo.
Todas as exibições ao vivo serão transmitidas pelas redes sociais, Facebook (https://facebook.com/DiversaoEmCena), Instagram (@diversaoemcena), e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCWio-b1D6Sq8aHShfHJed0Q/) do "Diversão em Cena", projeto que democratiza o acesso ao teatro infantil, criado e mantido pela ArcelorMittal.
Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças
O musical é inspirado na infância de Luiz Gonzaga no interior nordestino e acompanha a descoberta do amor, quando o jovem Luizinho se apaixona por Nazarena, filha de um coronel que não permite o namoro entre eles. A fábula de amor inocente, voltada para toda a família, é embalada por grandes sucessos do músico, como "Asa Branca", "Que Nem Jiló", "Baião", "O Xote das Meninas", "Olha Pro Céu", entre outros.
Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças
O espetáculo se inspira na infância e em grandes sucessos da carreira de Raul Seixas para contar a história de um menino que era criativo demais. Tão criativo que sua falta de atenção ao mundo real começou a atrapalhá-lo na escola. A falta de foco e o excesso de energia de Raulzito trazem à cena questionamentos sobre a rotina e o tratamento de crianças que apresentam traços de hiperatividade e déficit de atenção (TDAH). A peça é embalada por grandes sucessos do artista como "Maluco Beleza", "Gita", "Mosca na Sopa", "Como Vovó Já Dizia (Óculos Escuros)" e "O Carimbador Maluco (Plunct Plact Zuuum)".
Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças
O espetáculo conta a história do Reino de Pindorama, governado por uma rainha autoritária, que toma o poder e baixa decretos proibindo a música e as cores no lugar. Dois amigos, Cae e Gil, se unem para trazer sons e cores de volta ao reino, em alusão ao movimento tropicalista. O musical não é biográfico, mas é inspirado em momentos vividos por Caetano Veloso e Gilberto Gil na juventude. No repertório, estão 43 músicas compostas por eles individualmente ou em parceria, entre elas "Tropicália", "Força estranha", "Alegria, alegria", "Vamos fugir", "Andar com fé", "Divino Maravilhoso", "Expresso 2222" e "Você é linda".
Grandes Músicos Para Pequenos
Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças marcou a estreia do projeto "Grandes Músicos para Pequenos", criado com o intuito de apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações. Foi premiado no CBTIJ 2015 (melhor Atriz), além de outras 5 indicações. Depois, vieram O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças, que estreou em 2016 e foi premiado em três categorias pelo CBTIJ – Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Martina Blink), Direção de Produção (Entre Entretenimento) e Prêmio Especial pela qualidade do projeto (Diego Morais e Pedro Henrique Lopes), além de outras 12 indicações; Bituca – Milton Nascimento para Crianças, de 2017, vencedor do Prêmio CBTIJ de Melhor Ator (Udylê Procópio) e de quatro estatuetas no Prêmio Botequim Cultural: Melhor espetáculo infanto-juvenil, Melhor Direção (Diego Morais), Melhor Roteiro (Pedro Henrique Lopes) e Melhor Atriz Coadjuvante (Aline Carrocino), além de outras 11 indicações; Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças, de 2018, vencedor dos prêmios Brasil Musical 2018 de Melhor espetáculo Infantil, Musical Rio 2018 como Melhor Espetáculo Infantil, e Botequim Cultural de Melhor Direção Infanto Juvenil, além de outras 8 indicações; e Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças, em 2019, vencedor do Musical Rio 2019 como Melhor Espetáculo Infantil, tendo recebido outras 3 indicações.
As cinco peças juntas já foram vistas por mais de 200 mil espectadores. O objetivo do Grandes Músicos para Pequenos é apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações e promover o resgate da cultura brasileira através de espetáculos que envolvam toda a família em experiências inesquecíveis.
"A ideia é trazer o legado de uma cultura quase esquecida para as novas gerações, com um conteúdo atraente para as famílias", descreve Pedro Henrique Lopes, autor das peças do projeto. "Queremos criar experiências de entretenimento inesquecíveis e marcantes, onde o espectador participe de forma ativa", explica o diretor Diego Morais.
Mais sobre os espetáculos e o projeto em https://www.grandesmusicosparapequenos.com.br
Ficha Técnica
Direção Geral: Diego Morais
Direção Musical: Guilherme Borges e Claudia Elizeu
Roteiro: Pedro Henrique Lopes
Cenário e Figurinos: Clivia Cohen
Captação de Imagens e Transmissão: Zoe Filmes
Assessoria de Imprensa: Racca Comunicação (Rachel Almeida)
Produção e realização: Entre Entretenimento
Serviço
Livezinha – Grandes Músicos para Pequenos
Live no Facebook, Instagram e Youtube do projeto Diversão em Cena:
Youtube: bit.ly/diversaoemcena
Facebook: https://www.facebook.com/DiversaoEmCena/
Instagram: @diversaoemcena
Dias e horários 14/06 ('Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças'); 28/06 ("Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças") e data a ser confirmada ('Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças'), às 16h.
Outras atividades disponíveis no Youtube do Grandes Músicos para Pequenos (https://YouTube.com/grandesmusicosparapequenos).
Entre Entretenimento
A Entre é uma empresa de produção cultural e inovação em entretenimento fundada pelo diretor Diego Morais e pelo ator e dramaturgo Pedro Henrique Lopes. O objetivo da dupla é valorizar a cultura do nosso país através da criação e da viabilização de projetos inéditos e de alta qualidade artística que dialoguem com a história e as manifestações culturais do Brasil. Emoção, cultura, educação, história e momentos de extrema diversão estão na pauta dos projetos da empresa, assim como a criação de soluções culturais memoráveis para marcas, companhias e consumidores através de: comprometimento artístico-cultural; inovações em marketing; soluções transmidiáticas e envolvimento social. Saiba mais em https://www.entreentretenimento.com.br.
CAIXA Cultural São Paulo recebe musical infantojuvenil Menino Mandela no mês da Consciência Negra.
Com texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, espetáculo convida a criançada para conhecer a brilhante trajetória de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/caixa+cultural+sao+paulo+recebe+musical+infantojuvenil+menino+mandela+mes+consciencia+negra.php
Aurora - Uma homenagem à obra de Paulo Mendes Campos estreia dia 27 de novembro no Centro Cultural São Paulo.
Mescla de teatro, sarau, happening, festa e até ópera set, e com direção de Rodrigo Penna, o espetáculo é livremente inspirado nas crônicas e na obra do escritor mineiro e passeia por temas como a condição humana, a ternura, a doçura, o amor e a falta desse sentimento
https://www.sampaonline.com.br/noticias/aurora+uma+homenagem+obra+paulo+mendes+campos+estreia+centro+cultural+sao+paulo.php
Sambistas se apresentam em show gratuito na Universidade Zumbi dos Palmares.
A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta no dia 23 de novembro, o show com os 12 sambistas vencedores do concurso de sambas inéditos das comunidades de samba de São Paulo, como parte da programação da Semana da Consciência Negra.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/sambistas+show+gratuito+universidade+zumbi+dos+palmares.php
Musical Dom Casmurro ganha duas apresentações gratuitas no Pavilhão da Bienal de São Paulo.
Espetáculo indicado a cinco categorias no Prêmio Destaque Imprensa Digital integra a programação institucional da Fundação Bienal com sessões nos dias 21 e 22 de novembro
https://www.sampaonline.com.br/noticias/musical+dom+casmurro+ganha+duas+apresentacoes+gratuitas+pavilhao+bienal+sao+paulo.php
No Dia da Consciência Negra, MIS recebe a estreia do documentário "Cabo Verde – um sonho possível", seguido de bate-papo com diretor.
O bate-papo terá como convidado o professor Celso Luiz Prudente, diretor do documentário e curador da MICINE.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/dia+consciencia+negra+mis+documentario+cabo+verde+sonho+possivel+seguido+bate+papo+Celso+Luiz+Prudente.php
Moderno e acessível, o Teatro Pinheiros One abre as cortinas dia 30 na região do Butantã.
A sala de espetáculos reforça o polo de cultura na Marginal Pinheiros. A programação de lançamento tem humor, clássico e infantil. Noite de inauguração tem coquetel e leitura de texto inédito de Elias Andreato
https://www.sampaonline.com.br/noticias/teatro+pinheiros+one+abre+cortinas+regiao+butanta.php
No feriado pelo Dia da Consciência Negra, Sesc Pinheiros tem programação especial .
Apresentações de dança, oficina de quadrinhos, shows e outras modalidades artísticas estão contempladas na programação do mês para evidenciar a contribuição da cultura afro-brasileira para a sociedade
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feriado+dia+consciencia+negra+sesc+pinheiros+programacao+especial.php
Cia. Coisas Nossas estreia o musical O Território do Samba no Teatro Paulo Eiró.
Um elenco de 19 atores e músicos dá vida a uma história costurada por sambas de enredo e composições de grandes nomes do samba da zona norte de São Paulo, como Zeca da Casa Verde, Talismã, Carlão do Peruche e Geraldo Filme.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/cia+coisas+nossas+estreia+musical+territorio+samba+teatro+paulo+eiro.php
Vamos que Venimos Brasil promove festival de teatro adolescente em Santo André e São Paulo.
O festival é a versão brasileira do festival criado em Buenos Aires, Argentina, e que integra uma grande rede de teatro latino-americana. A programação contará com espetáculos de grupos de Mauá, Tatuí, São Paulo, Santo André, Jundiaí e Ribeirão Pires.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/vamos+que+venimos+brasil+promove+festival+teatro+adolescente+santo+andre+sao+paulo.php
Festival gratuito na Cinemateca reúne mais de 150 marcas autorais, atrações culturais e área gastronômica.
O evento reúne mais 150 marcas criativas e uma programação cultural completa com shows de música brasileira e jazz, espaço para as crianças criado pela Muskinha, exibições de filmes, bate-papos sobre empreendedorismo, oficinas criativas, flash tattoo, pintura ao vivo com artistas e uma área gastronômica com várias opções para todos os gostos.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+gratuito+cinemateca+reune+mais+150+marcas+autorais+atracoes+culturais+area+gastronomica.php