Gilles Lipovetsky participa de ciclo que discute cultura, educação e tecnologias no Sesc.

Abril 17, 2019

O filósofo francês e teórico da hipermodernidade, Gilles Lipovetsky, é um dos convidados do ciclo Cultura, educação e tecnologias em debate, uma parceria entre a PUC SP, o NIC.br/Cetic e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, com abertura no dia 23 de abril no Sesc 24 de maio. Em sua segunda edição, o evento tem por objetivo refletir sobre aspectos estratégicos na interface entre cultura, educação e tecnologias. Com base em dados sobre o atual cenário de conformação da Internet no Brasil, os encontros refletem, sob uma perspectiva ampla, as produções culturais dos ambientes digitais.
Durante a abertura no dia 23 de abril serão apresentados dados inéditos de pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizada pelo Cetic.br/NIC.br que aponta, entre outros destaques, que os equipamentos culturais brasileiros utilizam a Internet sobretudo para a divulgação de suas atividades e programação cultural, mais do que para a disseminação de conteúdos on-line. A oferta de ferramentas de visita virtual, de transmissão de vídeo em tempo real, de formação à distância ou a disponibilização de acervos digitalizados pela Internet são pouco comuns entre todos os tipos de instituições pesquisadas.
Renomados especialistas estarão reunidos no primeiro encontro do ano, que contará ainda com a realização de mesa de debates e conferência com convidado internacional, e com o lançamento da publicação “Cultura, educação e tecnologias em debate”, fruto do primeiro ciclo realizado em 2018. O material sistematiza parte das reflexões trazidas pelos palestrantes acerca do cenário de apropriação das TIC no Brasil, tendo em vista o desenvolvimento de políticas culturais e educacionais.


Mesa de debates e conferência

A primeira atividade do ano do Ciclo de Diálogos terá início com o debate "Cultura, educação e tecnologia na cidadania do século XXI". Danilo Santos de Miranda (diretor regional do Sesc São Paulo), Demi Getschko (diretor-presidente do NIC.br), Maria Amalia Pie Abib Andery (reitora da PUC-SP) e Adriana Couto (jornalista e apresentadora do programa Metrópolis, da TV Cultura) vão refletir a partir de uma perspectiva cidadã sobre as oportunidades e riscos de um mundo conectado.
A programação do encontro também abriga a conferência "A nova sociedade de consumo: somos mais felizes?", ministrada pelo filósofo francês e teórico da hipermodernidade, Gilles Lipovetsky. Com mediação da jornalista Bianca Santana, Lipovetsky tratará dos desafios do hiperconsumo presente na sociedade das muitas opções de escolha. Na avaliação do filósofo, não é o consumo como tal que deve ser denunciado, mas seus excessos, o "mau uso".


Próximos encontros

As próximas atividades do ciclo “Cultura, educação e tecnologias em debate” já têm data para acontecer. Sob o tema "Produção cultural e tecnologia", George Yúdice (professor da Universidade de Miami), Eliane Costa (Coordenadora de MBA na Fundação Getúlio Vargas) e Mauricio Trindade (gerente adjunto do CPF-Sesc) estarão reunidos no dia 9 de maio no CPF Sesc; já a temática "Diversidade e tecnologia" será debatida no dia 18 de junho, também no CPF-Sesc, por Maria Antonieta Antonacci (professora da PUC-SP), Rafael Evangelista (professor da Unicamp) e Fernando Almeida (professor da PUC-SP).


Confira a programação completa:

Dia 23 de abril, das 14h às 17h no Sesc 24 de maio

Mesa 1: Cultura, educação e tecnologia na cidadania do século XXI

A partir do levantamento de indicadores que ilustram como brasileiras e brasileiros de diversas idades e segmentos socioeconômicos se relacionam com a cultura, a educação e a tecnologia, o painel busca refletir, a partir de uma perspectiva cidadã, sobre as oportunidades e riscos de um mundo conectado.

Participantes: Danilo Santos de Miranda, Demi Getschko e Maria Amalia Pie Abib Andery

Mediação: Adriana Couto

Lançamento das publicações:
Cultura, educação e tecnologias em debate – 2018

Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nos equipamentos culturais brasileiros – TIC Cultura 2018

Participantes: Fernando Almeida e Luciana Lima

Conferência: A nova sociedade de consumo: somos mais felizes?
A vida na nova "sociedade de consumo" é marcada pelas lógicas da profusão de "sempre mais" que constroem a sociedade das muitas opções de escolha. Um consumidor hiperindividual realiza sua busca perpétua de experiências sensoriais do bem-estar, engendrando uma "felicidade paradoxal". Quanto mais os prazeres privados se multiplicam, mais as frustrações da vida íntima, as ansiedades e depressões são afirmadas. Não é o consumo como tal que deve ser denunciado, mas seus excessos, o "mau uso". Diante dos desafios do hiperconsumo, a urgência é antes de tudo integrar os requisitos ecológicos à vida econômica.

Participação: Gilles Lipovetsky.

Mediação: Bianca Santana


Dia 9 de maio, das 10h às 13h no CPF-Sesc

Mesa 2: Produção cultural e tecnologia
A produção cultural do século XXI está fortemente influenciada pela disseminação da Internet. Nesse contexto, a criação e a circulação de bens culturais configuram novos mercados, plataformas, mecanismos de legitimação e formas de participação. A mesa de debate visa pensar os modelos históricos e atuais de desenvolvimento e seus efeitos sobre a produção cultural.

Participantes: George Yúdice e Eliane Costa

Mediação: Mauricio Trindade

Dia 18 de junho, das 10h às 13h no CPF-Sesc

Mesa 3: Diversidade e tecnologia
A diversidade se expressa por meio de variadas representações e tecnologias, que ampliam ou restringem o acesso de grupos sociais e indivíduos à produção e difusão de bens culturais, valorativos e educacionais para toda a sociedade – e na Internet de modo marcante. Esta mesa de debate apresenta reflexões que envolvem o universo da diversidade na cultura digital, na política e na educação.

Participantes: Maria Antonieta Antonacci e Rafael Evangelista

Mediação: Fernando Almeida


Serviço:
Ciclo "Cultura, educação e tecnologias em debate"

Abertura: 23 de abril de 2019
Horário: das 14h às 17h
Local: Sesc 24 de maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro - São Paulo

Inscrições: no site do CPF Sesc e nas unidades Sesc

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 22h, e sábados, das 9h30 às 18h30.

Tel: (11) 3254-5600

Fonte: ritasolimeo@cpf.sescsp.org.br