GatoFest oferece programação temática e gratuita no CCSP

Agosto 03, 2026

O GoldeN GatoFest acontece no dia 8 de agosto, Dia Internacional do Gato, sábado, no Centro Cultural São Paulo, a partir das 11 horas. O festival dedicado ao universo felino retorna à capital paulista com uma programação gratuita e especialmente planejada para os gateiros e as gateiras.

Nesta segunda edição, o festival destaca no nome a parceria de patrocínio com GoldeN, marca número 1 em alimentos para cães e gatos no Brasil.

A programação chega ampliada e com novidades, além das atrações consolidadas. Compõem o festival: as exibições de cinema do internacional CatVideoFest e do inédito GatoFestFilme, o CAT Talks com palestras e debates, a feira de expositores ExpoCat, além de oficina infantil, yoga, stand-up comedy e música com DJs convidados e bloco carnavalesco. Destaca-se ainda, a obra "Círculo de Paz", da Cobasi, que é um gato gigante interativo desenvolvido pelo artista Eduardo Baum.

Entidades de auxílio e proteção aos gatos também estarão presentes, apresentando suas atividades, conscientizando sobre cuidados e adoção responsável. O festival promove uma campanha arrecadando doações de ração (seca ou úmida), sachês, granulados higiênicos ou em dinheiro, que podem ser feitas diretamente às ONGs, por meio do Instituto PremieRpet ou no estande oficial do evento. As nove ONGs participantes desta edição: Adote um Gatinho, Ampara, AProGato, CatLand, Confraria Miados e Latidos, Enquanto houver Chance, Gatos do Parque SP, House of Cats e MundoGato.

No Centro Cultural São Paulo, o GoldeN GatoFest ocupará o Jardim Suspenso, Sala Adoniran e seu espaço anexo, a área de convivência e os espaços Missão e Oficinas.

É um convite para quem adora gatos e gosta de uma experiência diferenciada e coletiva.

Programação GoldeN GatoFest
O cinema se mantém como uma das atrações principais do festival, com sessões no Jardim Suspenso exibidas em uma grande tela de cinema ao ar livre, sob as estrelas.

O GatoFestFilme estreia nesta edição (19h30), trazendo vídeos brasileiros enviados pelo público, que poderá assistir aos seus próprios gatinhos na telona do festival. A seleção feita pela curadoria do próprio GatoFest reuniu vídeos de gatos engraçados, surpreendentes e cativantes.

Na sequência, acontece novamente a exibição exclusiva do CatVideoFest, festival internacional que circula pelo mundo, conquistando plateias em países como EUA, Canadá, Europa, Nova Zelândia e Austrália. A seleção 2026 reúne uma compilação de 70 minutos com os melhores e mais recentes vídeos de gatos, além de animações, videoclipes e clássicos da internet. Trailer CatVideoFest 2026.

Outra novidade na programação deste ano, que promete encantar o público, é a obra da Cobasi, assinada pelo artista Eduardo Baum. Intitulada "Círculo de Paz", a escultura retrata um gato gigante, deitado, com cerca de três metros de altura e nove metros de comprimento. Posicionada na área de convivência, a instalação convida o público a interagir: sua cauda funciona como banco, criando um espaço de relaxamento, diversão e contemplação. A marca também levará para o evento um totem de fotos e uma máquina de garra com brindes especiais.

Pela manhã, no Jardim Suspenso, será oferecida uma prática de yoga (11h) com a instrutora Miriam Moreira, aberta para todos os públicos. Para participar, basta levar seu tapete, canga ou toalha. Também acontece a oficina "Gatinhos Felizes de Papelão" (11h30) para a construção de gatinhos em papelão com a arte-educadora Thais Salles, uma atividade artística e criativa voltada para crianças, a partir de 5 anos de idade.

A música estará mais uma vez presente no festival para animar o ambiente e o público, pela discotecagem da DJ Pensa Nuvem e do DJ Pio. A dupla se reveza nas pick-ups, a partir das 14h30, com setlist eclético que vai da música afro-latina até o rock, funk e soul. A novidade será a fanfarra Manada, um bloco de Carnaval com instrumentos de sopro e percussão, que inicia com um "esquenta" na rampa de acesso lateral ao CCSP (13h), depois segue em cortejo até o espaço Missão, trazendo um repertório que vai do frevo ao pop, dança e fantasias, para contagiar pessoas de todas as idades.

A ExpoCat permanece durante o festival, das 11h às 20h, ocupando o espaço anexo da Sala Adoniran, além dos espaços Missão e Oficinas. Uma feira com mais de 50 expositores temáticos: artistas e artesãos, gastronomia, marcas e ONGs. Tem tatuagem, literatura, ilustração, pintura, cerâmica, crochê, papelaria, fotografia, mimos, decoração, acessórios, joias, vestuário, café, matcha, cerveja artesanal, doces, kimbaps, onigiris, entre outros itens. Tudo com 'toque' felino.

Na Sala Adoniran, acontece o CAT Talks, ciclo de palestras e debates com especialistas sobre assuntos de interesse de quem ama gatinhos.

O primeiro CAT Talk abordará comportamento e bem-estar felino, na palestra ministrada pela doutora em psicobiologia, Juliana Damasceno (fundadora da WellFelis), com mediação da médica veterinária Carla Civile, uma das realizadoras do festival. "Desvendando o Universo Felino" (14h30) ajudará os gateiros e gateiras a entender melhor as necessidades dos gatinhos, desvendar mitos e fortalecer a relação entre felinos e tutores.

"Luzes, câmera... Miau! Os gatos no audiovisual" (16h) é o segundo CAT Talk, mesa que debate a presença dos gatinhos no cinema e outras produções audiovisuais, nas redes sociais e o uso da inteligência artificial. Participam como convidadas: Carol Ballan (No Sofá com Gatos), a atriz Jacqueline Sato (House of Cats) e Tathy Cruz (Lupinho), com mediação da empreendedora Ana Arruda (Sétima Cinema).

A doutora Márcia Sonoda, veterinária especializada em dermatologia, certificada pela Fear Free Pets e Cat Friendly, convidada de GoldeN, conduz o último CAT Talk, "Abordagens amigáveis: seu gato merece esse cuidado" (17h30). Uma conversa prática sobre respeito, segurança e uma nova forma de olhar para o cuidado felino, que vai mostrar como pequenas mudanças podem transformar completamente a ida ao veterinário, reconhecendo inclusive os sinais de medo.

Depois do CAT Talks, a comediante Humor Indie apresenta o stand-up "Gateira com Burnout" (19h). Um manual cômico de sobrevivência para quem tem (ou não) gato, com humor ácido e afiado, que vai do "encanto" aos dilemas dessa rotina.

O GoldeN GatoFest promove a cultura pop felina, destacando a importância dos gatinhos para tantas pessoas. Um festival para quem vive e celebra a vida com gatos. Miau!

A 2ª edição do GatoFest, o GoldeN GatoFest, tem patrocínio de GoldeN, apoio da Cobasi, Progato, Sétima Cinema, Centro Cultural São Paulo e Prefeitura de São Paulo, realização da Campo Cultura, M.V. Carla Civile e Brazucah Produções.

👉 @gatofestbr

Serviço:
GoldeN GatoFest
Data: 8 de agosto de 2026 (sábado)
Horário: das 11h às 22h
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Liberdade (próximo ao Metrô Vergueiro)
Classificação: livre
Ingresso: entrada gratuita.
Acessos: livre nas áreas expositivas (espaço anexo, Missão e Oficinas).
CAT Talks (sala Adoniran Barbosa), yoga e oficina (Jardim Suspenso) acesso por ordem de chegada e sujeito à lotação do espaço.
Cinema (Jardim Suspenso) retirada de 1 ingresso por pessoa, a partir das 17h30, na bilheteria do CCSP.
Capacidade: 620 lugares para CAT Talk 1 e 2, 400 lugares para CAT Talk 3 e Humor Indie, 300 lugares para cinema, 30 vagas para oficina, 40 vagas para yoga.

Programação:
11h às 20h | ExpoCAT
11h às 20h | Círculo de Paz de Eduardo Baum (gato gigante)
11h | Prática de Yoga
11h30 às 13h30 | Oficina Gatinhos Felizes de Papelão
13h | Concentração e cortejo da fanfarra Manada
14h30 | DJ Pensa Nuvem
14h30 | CAT Talk 1: "Desvendando o Universo Felino"
16h | CAT Talk 2: "Luzes, câmera... Miau! Os gatos no audiovisual"
17h | DJ Pio
17h30 | CAT Talk 3: "Abordagens amigáveis: seu gato merece esse cuidado"
19h | Humor Indie (stand-up)
19h30 | Cinema: GatoFestFilme (BR) e CatVideoFest (internacional)

Acesse aqui a PROGRAMAÇÃO COM INFORMAÇÕES DETALHADAS

Fonte: CAIS - Comunicação e Cultura!

Outras notícias

Após recuperação de obras, Biblioteca Mário de Andrade recebe a exposição Jazz - o livro de artista de Henri Matisse.
Exposição tem produção e concepção do MAB e da Biblioteca Mário de Andrade e correalização da FAAP e da Prefeitura de São Paulo; mostra fica em cartaz de 12 de setembro a 12 de outubro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/apos+recuperacao+obras+biblioteca+mario+andrade+recebe+exposicao+jazz+livro+artista+henri+matisse.php

Festival Bem-Estar Criativo estreia em São Paulo com programação gratuita que conecta bem-estar, criatividade e arte.
A primeira edição acontece nos dias 12 e 13 de setembro, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, com oficinas, experiências e atividades que convidam o público a desacelerar, criar e ocupar o espaço público.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/festival+bem+estar+criativo+estreia+sao+paulo+com+programacao+gratuita+que+conecta+bem+estar+criatividade+arte.php

Centro Cultural Arte em Construção promove Oficina de Ballet Infantil gratuita na Zona Leste.
Atividade gratuita é voltada para crianças a partir de 4 anos e acontece às quintas-feiras, no extremo da Zona Leste de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/centro+cultural+arte+construcao+promove+oficina+ballet+infantil+gratuita+zona+leste.php

Espetáculo Catadora de Ilusões terá apresentações gratuitas na Zona Sul de São Paulo.
Com atuação de Gabriela Winter e direção de Naomi Silman, do LUME Teatro, o espetáculo revela o universo de uma "recicladora de sonhos" que inventa um reino próprio para continuar existindo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/espetaculo+catadora+ilusoes+tera+apresentacoes+gratuitas+zona+sul+sao+paulo.php

Oboé e piano são destaques no recital de setembro do Centro de Música Brasileira.
O evento é gratuito.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/oboe+piano+sao+destaques+recital+setembro+centro+musica+brasileira.php

Biblioteca Parque Villa-Lobos recebe edição do Viagem Literária com Ryane Leão, exibição de filmes, oficinas e clubes de leitura.
Todas as atividades têm entrada gratuita.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+parque+villa+lobos+recebe+edicao+viagem+literaria+com+ryane+leao+exibicao+filmes+oficinas+clubes+leitura.php

Itaú Cultural promove encontro com a ilustradora Suzy Lee sobre criação e livro-álbum.
Artista sul-coreana, vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen, participa de programação com oficina, leitura e conversa sobre o livro-álbum, ao lado de Renato Moriconi e Dani Gutfreund.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+promove+encontro+com+ilustradora+suzy+lee+sobre+criacao+livro+album.php

Em setembro, Escola em Cena – 3ª edição apresenta 14 espetáculos no Teatro Commune.
Ferramentas do teatro para ampliar as percepções e censo crítico de alunos da rede pública.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/setembro+escola+cena+–+3ª+edicao+apresenta+espetaculos+teatro+commune.php

Itaú Cultural recebe o musical Madame Satã, que revisita a trajetória de um dos personagens mais emblemáticos da boemia carioca.
Inspirada na figura de João Francisco dos Santos, a montagem do Grupo dos Dez combina teatro e música para refletir sobre marginalidade, preconceito, violência e resistência na sociedade brasileira. A direção é de João das Neves e Rodrigo Jerônimo, com direção musical de Bia Nogueira.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+musical+madame+sata+que+revisita+trajetoria+dos+personagens+mais+emblematicos+boemia+carioca.php

Biblioteca de São Paulo recebe escritora Luciany Aparecida pelo programa Viagem Literária.
Espaço oferece ainda exposição "Nas margens do Camburi: da fabulação ao livro", e programação gratuita com exibição de filmes, oficinas e contação de histórias.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/biblioteca+sao+paulo+recebe+escritora+luciany+aparecida+pelo+programa+viagem+literaria.php

O Mundo do Circo SP recebe, nesta semana, apresentações da Orion Circus, Cia do Circo, Cia Pé de Mamão e Laguz Circo e Teatro Itinerante.
A agenda ainda inclui outros espetáculos gratuitos até 30 de setembro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+recebe+nesta+semana+apresentacoes+orion+circus+cia+circo+cia+mamao+laguz+circo+teatro+itinerante.php