Julho 31, 2025
O Museu de Arte Contemporânea da USP apresenta, a partir de 2 de agosto, a exposição A ARTE DEVE VIVER AO SOL – GASTONE NOVELLI NO BRASIL, com 30 trabalhos do artista italiano que viveu no Brasil entre 1948 e 1954 e aqui amadureceu sua vocação artística. Com curadoria de Ana Magalhães e Marco Rinaldi, a exposição tem a parceria entre o MAC USP e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, com apoio do Archivio Gastone Novelli, Roma.

Gastone Novelli (1925-1968) chegou ao Brasil com 23 anos. Havia estudado ciências sociais e políticas em Florença e recebido uma formação acadêmica em artes visuais em Roma. No Brasil encontrou um momento de efervescência em que dois grandes museus de arte abriam suas portas e eram palco do debate sobre o abstracionismo: o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), com sua exposição inaugural Do figurativismo ao abstracionismo em 1949, e o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que abrigou exposições individuais de Alexander Calder e Max Bill no período. Foi logo acolhido pelo diretor do MASP, Pietro Maria Bardi, que criou o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) do museu e convidou Novelli para lecionar composição e desenho.
A exposição reflete esse contexto, em que Novelli desenvolveu a pintura abstrata pela primeira vez, ao mesmo tempo em que explorava a produção cerâmica e mural. Além disso, Novelli assumiu posição de destaque no engajamento com o ambiente artístico, criando projetos expositivos, lecionando no IAC, participando ativamente da Oficina de Arte (ODA) ou sendo convidado para as Bienais de São Paulo de 1951 e 1953. Para o curador Marco Rinaldi, "uma ocasião para o desenvolvimento teórico dos primeiros germes de uma reflexão sobre a linguagem da arte". De um traço inicial expressionista, Novelli experimentou as diversas manifestações das vanguardas artísticas surgidas no início até meados do século 20.
O título da exposição foi extraído do manifesto publicado em 1952 pela Oficina de Arte, assinado por Novelli: "A arte deve viver ao sol, nas praças, em meio ao povo!". Uma afirmação que expressava o compromisso dele e de seus companheiros em unir a arte ao desenho industrial e à pintura mural, visando democratizar a pesquisa artística: "um valor fundamental para os artistas modernos em um mundo em reconstrução", observa a curadora Ana Magalhães.
A ARTE DEVE VIVER AO SOL – GASTONE NOVELLI NO BRASIL
Curadora: Ana Magalhães e Marco Rinaldi
De 2 de agosto a 12 de outubro de 2025
MAC USP - Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera - 11 2648.0254
Terça a domingo, das 10 às 21 horas
Entrada gratuita
Fonte: MAC Comunicação
O Mundo do Circo SP inicia 2026 com apresentações do Império Cirkus, recepções artísticas da PC Produções e espetáculo do Mágico Kabuto.
A programação é gratuita e vai até 31 de janeiro.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mundo+circo+inicia+2026+com+apresentacoes+imperio+cirkus+recepcoes+artisticas+producoes+espetaculo+magico+kabuto.php
Feira Criativa Mente traz ao MIS dois dias repletos de arte, gastronomia, bem-estar e inovação.
Evento gratuito acontece na área externa do Museu nos dias 20 e 21 de dezembro. Tendo como foco a saúde mental e o bem-estar, Feira dialoga com a exposição em cartaz no MIS, "A alma humana, você e o universo de Jung".
https://www.sampaonline.com.br/noticias/feira+criativa+mente+traz+mis+dois+dias+repletos+arte+gastronomia+bem+estar+inovacao.php
MAB FAAP segue com quatro exposições gratuitas até 2026.
Museu de Arte Brasileira da FAAP apresenta a 55ª Anual de Arte, além de exposição que comemora 20 anos da Residência Artística até dia 01/03. O projeto Mezanino Aberto, com obras de Caru Duprat, é prorrogado até 18/01. No edifício Lutetia, no centro da cidade, é possível ver a exposição "Lance", e conhecer o edifício histórico da Praça do Patriarca, até 29/02.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/mab+faap+segue+com+quatro+exposicoes+gratuitas+ate+2026.php
Ilha do Bororé, localizada no extremo sul de São Paulo, é cenário de nova exposição fotográfica no MIS.
Série do fotógrafo Kaio Quinto é a última mostra do edital Nova Fotografia 2025.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/ilha+borore+localizada+extremo+sul+sao+paulo+cenario+nova+exposicao+fotografica+mis.php
Itaú Cultural recebe o Coral e o Quarteto de Cordas Heliópolis no projeto Natal Iluminado.
Com um repertório de músicas brasileiras e internacionais natalinas, a programação segue nos finais de semana que antecedem a festa de Natal, no Bulevar do Rádio, entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista. O projeto é uma realização da Prefeitura de São Paulo.
https://www.sampaonline.com.br/noticias/itau+cultural+recebe+coral+quarteto+cordas+heliopolis+projeto+natal+iluminado.php